Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

16

19321234243840

A prefeitura municipal, através dos vários canais de comunição ao seu dispor, tenta – de todas as formas – passar a imagem de que o crescimento da cidade de Mossoró é fruto da ação da prefeita Fafá Rosado (DEM).

A tática pode até enganar alguns, mas jamais funcionará para as pessoas minimamente informadas.

Segundo o IPEA, todas as cidades brasileiras entre 100mil e 500mil habitantes crescem acima da média mundial. Tal crescimento é creditado à iniciativa privada, que vê nestas cidades o ambiente perfeito para multiplicar os lucros e os negócios.

Em nenhuma publicação séria, o crescimento de uma cidade é atribuído à ação de uma prefeitura. Cidades como Itapoá (SC), Itaboraí (RJ) e Palmas (TO) cresceram assustadoramente nestes últimos anos. Todas tiveram um motivo para isso, e nenhum deles está relacionado ao poder público. A regra se aplica a todas as demais cidades que tiveram crescimento vertiginoso nos últimos anos, inclusive Mossoró.

A ação do poder público se limita a uma ajudinha aqui e acolá (infraestrutura, isenção fiscal etc), mas jamais será determinante para que um grupo empresarial se instale numa região.

Em Mossoró, a micropolítica adotada por nossos governantes é até um obstáculo ao nosso crescimento, mas mesmo assim empresários apostam nas nossas riquezas naturais e localização geográfica, sobretudo.

Mossoró cresce, apesar de Fafá.

Compartilhe

16 respostas

  1. Por um momento imaginei que fosse o vereador lairinho o autor desse texto.
    É impressiomamte como voces não reconhecem em Fafá a importante contribuição do seu governo para o crescimento da nossa cidade. Eu diria que Mossoró cresce, apesar de Vilma, Iberê e outros governos estaduais que centralizaram os investimentos apenas na região da grande Natal e da oposição raivosa do grupo da deputada Sandra, do qual o senhor é incapaz de fazer uma singela crítica.

  2. É isso mesmo. O poder público municipal deveria aproveitar o ensejo e garantir um futuro melhor pra os mossoroenses do amanhã.

  3. Por um momento imaginei que fosse o vereador lairinho o autor desse texto.
    É impressiomamte como voces não reconhecem em Fafá a importante contribuição do seu governo para o crescimento da nossa cidade. Eu diria que Mossoró cresce, apesar de Vilma, Iberê e outros governos estaduais que centralizaram os investimentos apenas na região da grande Natal e da oposição raivosa do grupo da deputada Sandra, do qual o senhor é incapaz de fazer uma singela crítica

  4. Realmente o texto parece ter sido escritio pelo vereador chorão. Entretanto, os mossoroenses tem uma certeza absoluta: Em todo o mandato Azul Turqueza, até a presente data não se viu um único escandalo. Apesar de Fafá.
    Quanto a oposição, mais especificamente o vereador Layre Neto, o paizão dele está mergulhado na merda até o pescoso, mesmo o filhão teimando em não acreditar, inclusive, muitos mossoroenses analfas. Claro.

  5. Eu costumo dizer que se Mossoró fosse administrada pelo Paulo Doido, o verdadeiro, ainda assim teria o crescimento que tem. Fafá Rosado e sua “trupe” são meras figuras decorativas no caso do desenvolvimento de Mossoró, sem eles e com gente de pensamento voltado para um futuro ainda mais promissor, teríamos, com certeza, um desenvolvimento a altura do que esta cidade merece para sua gente. Agora com essa gente aí, só nos resta torcer para que os grandes investidores, os verdadeiros incentivadores e geradores de desenvolvimento, continuem a olhar-nos com os olhos de quem enxerga o progresso além da enganação e enrolação de quem só olha para o futuro com olhar míope.
    Felizmente esta cidade é capaz de propiciar, pela sua condição natural, seu próprio desenvolvimento, do contrário, seríamos eternos reféns dessas oligarquias que manipulam consciências e nos fazem pensar que a glória desta terra é pura e tão somente fruto de seus
    supostos esforços.
    Um dia nossa gente abrirá os olhos e enxergará quem verdadeiramente é o “fiel da balança” do nosso bravo e inquestionável desenvolvimento.
    Concordo. Mossoró cresce apesar de… Tudo!!!

  6. Concordo em cada palavras escrito em seu texto,caro tio!Pessosas bem informadas,sabem de tudo isso!!!

  7. Caros,

    Vejam o caso da Itagrês/Porcelantti.

    Na gestão de Rosalba Ciarlinii como Prefeita, se perderam as contas das vezes que ela se dirigia a Santa Catarina para participar de reuniões e mais reuniões no intuito de conseguir trazer esta empresa para Mossoró. A mesma era disputada por outras regiões, inclusive por Natal.

    Um colega-amigo, ex-diretor técnico do Senai/Natal, Jarbas Jácome, até hoje me comenta de suas idas e vindas juntamente com a bancada do RN a estas reuniões em SC. É feliz em dizer que o esforço foi válido apesar das exigências.

    Como também recordo, numa matéria de capa do Jornal O Mossoroense quando o Dr. Laíre informava que a empresa na viria para Mossoró.

    Independente de qual governante, partido etc, o Governo Estaudal e Municipal são peças importantíssima na questão de atração de empresas para sua Região.

    Vejam o caso do vizinho Ceará.
    Vejam o caso da Refinaria da Petrobrás que instalará-se em Recife/PE. (VOCÊ ACHA QUE FOI QUE A EMPRESA QUIZ IR PRA LÁ POR INICIATIVA PRÓPRIA?)

    Finalizando, concordo com a colocação do Sr.Luiz Carlos.

    Obrigado pela atenção.

  8. O desenvolvimento da cidade está focado em parâmetros que naõ depede nada da oligarqui que impera nacidade.Veja o caso da Petrobras, os cursos superiores que a cidade ganhou.Isso sim são fatores positivos, a familia que controla a cidade nada tem haver o seu cresciemnto.

  9. A característica central do patrimonialismo é a não distinção entre a esfera pública e a esfera particular, por parte dos governantes e administradores públicos, dos detentores do poder político-administrativo.

    Não há verdadeiramente como separar e (ou) desvincular de forma absoluta o desenvolvimento de uma cidade – seja ela qual for – das ações do executivo que a governa.

    Inobstante o aspecto mencionado, Mossoró, vem há algumas décadas sendo obstaculizada e impendida em varias demandas desenvolvimentistas, exatamente por causa da monarquia, sua inquestionável decadência e suas divisões.

    Monarquia é consabido, uma forma de governo absolutista, obscurantista e que teve seu auge em periodos da idade média, consequentemente torna-se desepiciendo esclarecer e explicar o quão deletério e nocivo ao desenvolvimento social, econômico e político é, e tem sido a sociedade mossoroense nas últimas décadas.

    Fundamentalmente devemos ter em conta, que, no caso das ações do executivo municipal mossoroense, o que vem ocorrendo a décadas e a forma mais escrachada e vil do chamando patrimonialismo econômico e político. Isso por que, o exercício do poder pelos governantes se caracteriza pelo fato de se apresentar como se fosse propriedade pessoal dos antes referidos, sendo semelhante à autoridade que o chefe patriarcal exerce sobre a família. Isso se carateriza ainda mais, pelo fato de as repartições públicas terem origem na administração doméstica, da casa do governante, sendo os administradores públicos, originariamente, empregados pessoais do detentor do poder.

    Para finalizar, será feita a transcrição de um trecho de “Raízes do Brasil”, de Sérgio Buarque de Holanda, no qual o autor estabelece diferenças importantes entre o Estado patrimonial e o Estado burocrático, ressaltando a extrema dificuldade de se conceber no Brasil e, em especial no país de MOSSORÓ, uma organização política e pública de caráter impessoal:

    “Não era fácil aos detentores das posições públicas de responsabilidade, formadas por tal ambiente, compreenderem a distinção fundamental entre os domínios do privado e do público. Assim, eles se caracterizam justamente pelo que separa o funcionário “patrimonial” do puro burocrata, conforme a definição de Max Weber. Para o funcionário “patrimonial”, a própria gestão política apresenta-se como assunto de seu interesse particular; as funções, os empregos e os benefícios que deles aufere relacionam-se a direitos pessoais do funcionário e não a interesses objetivos, como sucede no verdadeiro Estado burocrático, em que prevalecem a especialização das funções e o esforço para se assegurarem garantias jurídicas aos cidadãos. A escolha dos homens que irão exercer funções públicas faz-se de acordo com a confiança pessoal que mereçam os candidatos, e muito menos de acordo com suas capacidades próprias. Falta a tudo a ordenação impessoal que caracteriza a vida no Estado burocrático ”

    E TENHO DITO….!!!

    ACORDA MOSSORÓ….!!!!

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  10. parágrufu e ábri travessáum

    – eu áxu a préfêita fafá muintxu bôa i muintxu onezta i êu vô votá nú cordáum azú turqueisa ôtra véiz i dôa i queim duê
    pontu finau

    Zé – Alssiliá di Çéuventi di Prêdêru – OACPB 323232 au çêu dizpô

  11. Caro Tio,

    Acredito que quando dizes que “Mossoró cresce apesar de Fafá” você, ou está sendo ingênuo e jogando o jogo da oposição ou está sendo maldoso. É fato que o poder público municipal não é responsável exclusivo pelo desenvolvimento da nossa cidade, no entanto, não podemos deixar de destacar pontos positivos que foram desenvolvidos em benefício desse desenvolvimento que hoje Mossoró atravessa. Dizer que “… apesar de Fafá” é uma puta de uma distorção dos fatos.

    Certo dia um grande empresário em Mossoró disse: “o poder público municipal faz a sua parte se não atrapalha e se além de não atrapalhar ele contribui de alguma forma isso já é louvável”. Não vou citar o nome do empresário mais ele estava se referindo a Fafá. Minha gente eu não sou partidário de ninguém, sou torcedor de Mossoró. Também não concordo com o poderio da oligarquia que se repete, mais acredito que nós, pessoas que pensam podemos ser inteligentes e creditarmos sem distinção de agrupamento político, se Rosado, se Maia e etc, o que realmente for verdadeiro. Não sou mossoroense mais já estou nessa cidade há bastante tempo e vejo o quanto a imprensa local é tendenciosa no sentido de desmerecer a pessoa de Fafá Rosado. Deixo sempre o direito a dúvida para as pessoas que são julgadas. Acompanho seu blog e outros e vejo a forma incisiva em que todos desejam desconstruir tudo que pode ser creditado a adminstração municipal. Vamos ampliar esse debate. Você pode contribuir com isso. Não se venda a nenhuma facção. Você não pode se dizer independente com um discurso desses. Mossoró vem crescendo, e crescendo muito já faz algum tempo e isso não tem mais como negar. A oposição as administrações de Rosalba e Fafá tentaram criar durante muito tempo que a cidade não crescia, lembro-me do “a cidade parou”. Como o desenvolvimento em nossa cidade é gritante o discurso agora é tentar desconectar esse tão vertiginoso crescimento ao poder público. Por acaso você pode me dizer se a avenida João da Escóssia não foi feita pela Prefeitura, se o terreno do Shopping não foi doado pelo Município, a UNP por acaso não recebeu, e recebe através do Pró-superior, incentivos do poder público municipal. Você por acaso sabe por que o Atacadão veio para Mossoró, o Hiper, por acaso você fez o trabalho jornalistico de perguntar a essas empresas (citadas apenas por exemplo) se eles receberam incentivos municipais. Você que sempre critica a Funger, por acaso já fez contato com algum responsável pelos recursos humanos da americanas, marisa, ou qualquer outra empresa do Shopping pra saber quem intermediou os funcionários. Tio, lhe tenho muita estima pois acredito que você pode ser um fiel da balança, no entanto, esse discurso criado pela oposição é querer realmente usar de má fé. Seja claro, como jornalista dê argumentos e explique, se puderes, o que de tão mal Fafá fez por Mossoró. Ninguém é perfeito, repito, mais somente jogar no ar uma informação tendenciosa não é honesto, me desculpe. Até vejo muita coisa errada na administração da prefeitura de Mossoró, mais não sei criticar por criticar. Não concordo com os gastos do Mossoró Cidade Junina, mais tem gente que gosta. Não concordo com as terceirizações, com os apadrinhamentos políticos, não concordo com a omissão quanto ao rio Mossoró e etc. Ou seja tem muita coisa errada, mais também foi feito muita coisa acertada e isso é omitido… vocês sempre tentam esconder, desmerecer, descredenciar e etc. Amigo vamos elevar o nível. Se você quer ser independente seja imparcial, não propague discursos oposicionistas baratos que só beneficiam um grupo que nada mais quer a não ser o poder. Pense nisso. Ou daqui a pouco você também vai dizer que Fafá é responsável pelo fechamento de hospitais particulares. Brincadeira né.

    Obrigado.

    P.S. Espero que publique meu comentário. Que se possível discuta. Critique. Argumente!

  12. Prezado Pedro Ribeiro, inicialmente obrigado pelo comentários e acesso a este blog. Serás sempre bem vindo. Quanto ao assunto em tela, expressei minha opinião como cidadão livre, com base em dezenas de matérias que li – em publicações nacionais – sobre o crescimento espetacular das cidades de pequeno e médio porte. Em nenhuma das matérias, sobre nenhuma cidade, o crescimento foi atribuído ao poder público. Apenas em Mossoró tentam fazer isso, sobretudo as tropas aliadas à prefeitura. Também aproveito para questionar esse maniqueismo de dizer que ou se é da situação ou se é da oposição. Quando critico a prefeitura, aparece um sem-número de pessoas dizendo que sou ligado a oposição e patati-patatá. Não sou. Critico porque sou um cidadão livre, que posso criticar e elogiar (como fiz ontem em relação à coleta de lixo). Que fique bem claro. Por fim, obrigado pelo comentário, e sempre expresse sua opinião para dar dicas, elogiar, criticar etc. Temos aqui uma tribuna livre.

  13. Mossoró cresce, apesar de Fafá e sua equipe administrativa. Mossoró e a UERN crescem e começam a tomar novos rumos, graças aa vigilância e aos questionamentos feitos pela força do quarto poder nessa nova era de recursos midiáticos virtuais e interacionistas sob a égide da “liberdade de expressão”.

    Parabéns a todos vocês repórteres vocacionais!!!!!!!

    OUTRORA, SÓ SE OUVIA UMA VOZ – ERA A ERA DOS MONÓLOGOS. TCHAU!!!!!!!

  14. Falando como pessoa apaixonada pela minha cidade, digo que Mossoró era pra ser uma cidade vitrine mas vejo muito descaso com a população veja as ruas sem condições de trafegar, não são buracos são crateras e não venham me dizer que é por causa das chuvas o ano todo se deparamos com essa situação pavimentos de péssima qualidade que acabam com nossos veículos isso é a ajuda do poder público para que nossa cidade se desenvolva ? e tem outra muitas indústrias deixaram de vir pra Mossoró por conta de autos impostos que é até maior do que muitas capitais nordestina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *