CURIOSIDADES DO FUTEBOL, POR BRUNO BARRETO, (07fev)

O RN E A COPA DO BRASIL – Na semana que começa hoje teremos a estreia de mais uma edição da Copa do Brasil, a segunda competição futebolística mais importante do Brasil.
O Rio Grande do Norte participa desde a primeira edição, em 1989. Na ocasião, o América foi o representante do Estado na competição. O alvirrubro da capital foi eliminado na primeira fase pelo Atlético Mineiro ao perder por 3×0 em Natal e 7×0 no Mineirão. Na histórica partida no Machadão o Rio Grande do Norte foi representado pela seguinte formação: Eugênio; De León, Lima, Medeiros e Ronald; Baltazar, Baíca e Índio; Demair , Edimilson e Elmo. O técnico era Ferdinando Teixeira .
O primeiro gol do futebol potiguar só foi marcado em 1990 na derrota de 3×1 para o Santa Cruz no Arruda, a honra foi do atacante Marquinhos. Na volta a primeira vitória do Rio Grande do Norte não foi suficiente para a classificação, apenas 1×0, gol de Baíca no Machadão.
O primeiro empate do RN ocorreu apenas em 1991, quando o ABC segurou o Cruzeiro no Machadão em um empate em 1×1. O primeiro empate fora de casa só ocorreu em 1994 quando o ABC, que havia perdido em casa por 2×0, ficou no empate em 1×1 com o Vasco em São Januário.
Em 1996 foi implantado o regulamento de que em jogos no qual o visitante vencesse por dois gols ou mais de diferença nas fases iniciais dispensaria o jogo de volta. Logo de cara o ABC foi apresentado ao regulamento ao perder em pleno Machadão por 4×0 para o Corinthians, num show de Edmundo.
Em 1998 pela primeira vez o Rio Grande do Norte teve dois representantes: ABC e América. O ABC, a exemplo de dois anos antes, foi eliminado na primeira fase com derrota por goleada na estreia em casa, 4×1 para o Fluminense. O América, então na primeira divisão do futebol brasileiro, sucumbiu diante do Linhares (ES) após dois empates (0×0 fora e 1×1 em casa). O América foi o primeiro time potiguar a deixar a competição sem derrotas na bagagem.
A primeira classificação foi conquistada pelo América em 1999. Eliminou o CRB (AL) após empatar por 1×1 em Maceió e vencer por 2×1 em Natal. Na fase seguinte eliminação para o Vasco após duas derrotas.
Em 2000, pela primeira vez dois times do Estado chegaram juntos as oitavas-de-final: ABC e América que acabaram eliminados por Palmeiras e São Paulo respectivamente. Na ocasião foi conquistada a primeira vitória fora de casa quando o ABC bateu o Treze (PB) em Campina Grande por 1×0. Nesse ano também foi registrada a primeira goleada de um time do Rio Grande do Norte: América 6×2 Remo.
O Corintians (sem o “H” mesmo) de Caicó foi o primeiro time do interior do Rio Grande do Norte a conquistar o título estadual (2001) e também o pioneiro em participações na Copa do Brasil (2002), mas o sonho durou pouco ao perder por 2×0 em casa para o Bahia na estreia. No ano seguinte, o Galo do Seridó se tornou o primeiro time do interior a passar de fase ao eliminar os pernambucanos do Santa Cruz (2×0 no Marizão e derrota por 2×1 no Arruda) para em seguida ser abatido pelo Cruzeiro (2×2 e 7×0).
A estreia de Mossoró na Copa do Brasil foi em dose dupla com Potiguar (campeão estadual) e Baraúnas (campeão da Copa RN) e inesquecível. O Príncipe não tem boas lembranças do certame porque perdeu em casa na estreia por 4×0 para o Santa Cruz. Já o Baraúnas fez história a cada pisada em campo. Primeiro ao vencer o América Mineiro, 2×1, na primeira partida realizada pela Copa do Brasil jogada no Nogueirão, o primeiro gol marcado no estádio valendo pelo torneio foi de Cícero Ramalho. Depois por ser o primeiro mossoroense a se classificar na primeira fase. Mas os feitos não pararam por aí: o tricolor foi o primeiro time do Rio Grande do Norte a eliminar um grande do futebol brasileiro ao segurar o empate por 2×2 em casa e vencer o Vasco por inacreditáveis 3×0 em São Januário, na partida que consagrou Cícero Ramalho. De quebra o Baraúnas também é o único time do Rio Grande do Norte a chegar às quartas-de-final quando foi eliminado com duas derrotas para Cruzeiro de Fred (3×7 e 5×0).
No ano seguinte o Potiguar voltou à competição ameaçando repetir o feito do rival ao eliminar o campeão de 2004, o Santo André com duas vitórias (2×0 e 2×1), mas na fase seguinte goleada eliminação em pleno Nogueirão, 4×0 para o Guarani (SP).
Em 2009 pela primeira vez o Estado teve três representantes na competição graças ao convite (repetido em 2010) ao América com base no ranking da CBF. Estiveram na competição: ABC, América e Potiguar de Mossoró. Apenas o ABC passou da primeira fase, mas esbarrou no Atlético Paranaense (2×2 e 3×1).
Em 2010 temos duas estreias: Potyguar de Currais Novos (pega o Paysandu- PA) e ASSU (joga contra o Atlético-GO). O “veterano” América enfrenta o São José (AP).
Números do RN na Copa do Brasil
Jogos: 96
Derrotas: 27
Empates: 25
Derrotas: 44
Gols Marcados: 109
Gols Sofridos: 183
Saldo: -74
Participações:
América: 14
ABC: 11
Baraúnas: 3
Potiguar de Mossoró: 3
Corintians: 2
São Gonçalo: 1

Caro amigo Bruno Barreto. Os números do RN na Copa do Brasil, em relação às derrotas, está repetido. Creio que, pela ordem natural das informações, as vitórias (não mencionada) somam-se 27, com 25 empates e 44 derrotas, totalizando 96 jogos, o que convenhamos, é uma péssima restrospectiva.