Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

4

O Partido dos Trabalhadores (PT) foi o grande derrotado das últimas eleições. Reduziu de 644 para 256 o número de prefeituras, uma redução de 59% em quatro anos. Na lista de partidos que conseguiram mais prefeituras, ocupam uma humilhante 10ª colocação, depois de já terem sido o segundo partido com mais prefeitos. Para piorar, o PSDB, seu maior rival, aumentou de 686 para 793 o número de prefeituras, um acréscimo de 15%.

Será muito difícil o partido se reerguer e ser o que foi na segunda metade dos anos 2000, quando viveu seu auge. A tendência é que passe a ser mais um na sacola partidária brasileira, sem expressão.

Diante disso, resta-nos perguntar: quem assumirá a ideologia esquerdista no Brasil? A tarefa cabia ao PT, mas o partido definha, agoniza, não tem mais condições de luta.

Os dois sempre andaram juntos, ao ponto de muitos confundirem a ideologia de esquerda com o PT, mas, na realidade, são coisas distintas. Um partido pode acabar, uma ideologia não. A esquerda defende sindicatos fortes, fim da desigualdade através de programas sociais, quotas, forte presença do Estado, amparo aos mais pobres etc.

Diante de tudo o que ocorreu, o PT já não tem condições morais de levantar estas bandeiras, vez que seus representantes máximos se mostraram alheios aos fins da esquerda. Agiram apenas de acordo com os próprios interesses.

E agora, quem assumirá a “órfã” ideologia esquerdista? PC do B, Psol, Rede, PSTU, PROS?

Compartilhe

4 respostas

  1. Meu caro ERASMO CARLOS FIRMINO COLLOR DE MELO SARNEY HENIQUE CARDOZO TEMER, acorde…!!!

    O fato do PARTIDO DOS TRABALHADORES ter perdido um sem número de prefeituras em um contexto e amibete eleitoral absolutamnte insólito, não pode ser traduzido como fim do partido e, muito menos dos verdadeiros anseios e vinculações políticas, filosoficas e ideológicas,as quais inquestionavelemnte melhoraram à vida do povo brasieliro.

    A velha, reacionária, excludente, carcomida e golpista direita brasielria, que recentemente golpeou ademocracia e voltou ao poder institucional, jamais implementará qualquer medida em favor da mairoria exlcuida da renda e riqueza produzida em nosso país.

    Nesse contexto, indago a Vossa Insolência e (ou) a qualquer Web-Leitor da extrema coxinha direita…Qual o Partido com nuances humanistas, inclusivas e vinculadas ao vies idológico da esquerda no espectro poltico nacional, que possui os melhores quadros, a melhor estrutura, os maiores lideres polticos partidários…!!!!???

    Infeizmente, o seu comentário, mais vez reflete o a informação desejosa e catastrófica comandad pelo PIG, este sim, que direciona a informação/desinformação em nosso páis, induzindo, inclusive àqueles que supsotamtne possui informação acesso á informação de qualidade, escrever com equilibrio e parcinomia quando vivenciadno momento poltico-eleitoral tão dispare quanto conturbado no atual cenário nacional.

    Afirmo com convicção e sem pestanejar, as atuais e futuras medidas do governo da estrema diretia e golpista na foigura tenebrosa de MICHEL TEMER, com determninada, manifesta e clara exclusão da maioria do povo brasileira quanto aos seus direitos sociais básicos, irão dia-dia se aprofiundar,e, claro fará muita gente acordar, inclusive os coxinhas, incautos, alienados e annaçlfabetos polticos que tanto repetem chavões e mantras disseminados pelo PIG.

    Anotem senhores(as) Web-Leitores(as), a começar por nossa cozinha, pois o PAIS DE MOSSORÓ, será apenas um dos exemplos de que o voto determinado pelo golpe em suas peculiares e sabidas circunstâncias comandado pelo PIG, em pouco tempo, se transmultará em mera lambança, lembrança e poeira no imáginário desejoso da extrema direita.

    OBS. à queles que induzidos pleo nosso ssitema de comunicação social, aquidenominadode imprensa, em breve porvir, terão belas suspresas.

    Pois aguardemos, o enunciado e anunciado FIM DO PARTIDO DOS TRABALHADORES, talhado e planejado sistematicamente pelo PIG, tendo milhões de incentes úteis/inuteis a seguí-lo tal e qual papagaios de aluguel, sob o signo do udenismo, e da incitação ao ódio político ideologico tão manifestamente dissemnado…!!!!

    Um Baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  2. Sem contar que o seu líder maior, o ”São Lula” (na visão dos nortistas e nordestinos), recebeu ontem o titulo de ”Tri Indiciado”.

    Ainda falta colocar na cadeia muitos ”peixes grande” que chefiavam a quadrilha do PT.

    Acredito que, exceto Eduardo Suplicy pelo fato de ter nascido rico e não precisar de dinheiro sujo, toda a cúpula do PT atuou no grande assalto ao país e a Petrobras.

    Passadas as eleições de 2018, fatalmente o partido fechará para balanço.

    Lembrando que, com a decisão do STF em colocar na cadeia os condenados em segunda estância, a coisa ficou mais preta ainda para os membros do bando.

  3. Aceitem o fim do partido mais corrupto do mundo, cujo ultimo pé na bunda acontecerá em outubro de 2017 quando os que ainda estão na ativa não se reelegerão. É o povo que não quer mais. Está com nojo. Está causando náuseas.

    A ladroagem do partido vermelho durou 16 anos, o suficiente para o cidadão, do mais rico ao mais pobre, perceber que o lugar de ladrão é na cadeia, e não, sendo chamado de vossa excelência. Vade de retro, satanás. Escafeda-se, quadrilha de bandidos safados.

    Aceite o fim do PT. Doe menos e não chega nem a sangrar KKKK

    Ah, tudo leva a crer que a Jararaca sem Rabo vai mesmo fugir do país. Ou foge, ou vai a pé de São ”Beinaido” do Campo, em São Paulo, ate a ”Republica dos Meninos”, em Curitiba. Ou se preferir e quiser poupar a sola do sapato, aceitar ir de camburão até o aeroporto, e de lá seguir no jatinho da federal para se encontrar com os ”Meninos”.

    Se ficar por aqui, a pena pode chegar a mais de 50 anos, NA CA-DEI-A, o único e exclusivo local para ”hospedar” bandidos.

  4. Hoje, 13 DE OUTBRO DE 2016, seria dia de equinócio. E, pela lógica, quem sabe, estaria chegando o outono: afinal de contas, como pode, nordeste do cientista poltico João Paulo começar a primavera sem que tenha havido inverno…!!!???

    Ah desculpe, o inverno, no caso em epígrafe, se refere aos maviosos comentários de João Cláudio em suas chuvas, trovoadas e raios de rotundo ódio farsesco e, pretensa santa ira contra corrupção. Ou seja, na dúvida, e, sobretudo na falta de argumentos à “sabedoria política” disseminada diriamente através de multiplos Blogs pelo Douto João Cláudio, preparemos os agasalhos da paciência e do bom senso e, mais ainda a fleuma, para quem sabe, auscutá-lo em sua abissal gênese do conhecimento.

    Ademais, quem dera, no Nordeste, fosse realmente o outono que estivesse chegando… Não que eu desgoste da primavera (térmica e visualmente falando, ela costuma ser agradável a maior parte do tempo): abstraindo o mavioso inverno João Caludino…o problema é saber que um novo verão está, em tese, há três meses de distância, ainda mais que em quase 05 décadas de vida, deveras, nunca sofri tanto com o “calor” do inverno em suas trovoads promovidas pelo Douto João Cláudio.

    O fato é que, mais uma vez, se comprova o quão “generoso” é o cientista político, sociólogo, antropólogo, filósofo, economista e, em fim, o sabe tudo de todas as coisas Dr. JOÃO CLÁÚDIO em mais uma inequívoca demonstração de bizarrice, estupidez, ignorância, alienação e falta de bom senso, inclusive de humor, quando de mais uma eloqüente investida em seu mundo fascista e farsesco tão manifesto, na alma e no corpo do que o próprio entende como comentários.
    O fato me faz lembrar e muito, do Grande escritor e semiólogo UMBERTO ECO. Pilar internacional de toda uma disciplina, a Semiologia, que marcou os estudos de Comunicação no mundo, Eco também legou à humanidade um imenso e singular legado sobre estudos de estética. Eco foi antes de tudo um intelectual brilhante e reconhecido por sua obra sobre a estética medieval e sobre a filosofia da arte. Nascido em Alexandria, nas imediações de Turin, em 1932, diplomou-se em Filosofia em 1954 na Universidade de Turin. Sua formação diz muito: discípulo do grande filósofo antifascista Luigi Pareyson, defendeu uma tese de fim de estudos sobre Thomas de Aquino, que seria publicado dois anos mais tarde sobre o nome O Problema Estético em Tomas de Aquino.

    Quanto aos temas relacionados ao desenvolvimento da comunicação e, sobretudo da comunicação em tempo real facultada e disponibilizada à grande massa e à todos quantos queiram emitir suas opiniões sobre os mais diversos temas e assuntos, o escritor italiano nos deixou uma assertiva por demais contundente acerca de grande parcela dos comentaristas e comentários escritos e emitidos através de redes sociais e da internet, vejamos:

    “As mídias sociais deram o direito à fala a legiões de imbecis que, anteriormente, falavam só no bar, depois de uma taça de vinho, sem causar dano à coletividade. Diziam imediatamente a eles para calar a boca, enquanto agora eles têm o mesmo direito à fala que um ganhador do Prêmio Nobel. O drama da internet é que ela promoveu o idiota da aldeia a portador da verdade”.
    O que automaticamente, também, me faz lembrar outro escritor russo chamado Leon Tolstoi que tão sabiamente afirmava:

    “Se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia.”

    No caso do idiota, midiota e rotundo imbecil de aldeia chamado João Cláudio, deveras, denota-se não saber o mesmo, de forma nenhuma pintar sua aldeia, seja em que sentido for e (ou) se aplique à temática supostamente desenvolvida pelo dito Web-leitor e pretenso comentarista.

    E assim , nossos filhos e netos, com certeza, haverão de construir uma nova, harmônica e includente sociedade, sob os eflúvios do “profundo” conhecimento que grassa da fala intermitente do “mavioso” e retumbante João Cláudio.

    Um baraço
    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *