Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

No meio da tarde de ontem, o Ministério Público Eleitoral (MPE), através do promotor de Justiça Daniel Robson, protocolou na 33ª Zona Eleitoral uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral com pedido de liminar em desfavor do candidato Francisco (PSD). O MPE requer que a Justiça Eleitoral impeça o candidato de continuar veiculando propaganda eleitoral gratuita, bem como participando de demais atos de campanha, como sabatinas, entrevistas, debates etc.

O MPE alega que o candidato anunciou sua desistência no último dia 19, através do Facebook, fato amplamente divulgado na imprensa local. Ocorre que Francisco não formalizou seu pedido junto ao TRE, o que tornou a desistência apenas de fato, não de direito. Inclusive ele participou de debate no último domingo, ocasião em que reiterou que não era mais candidato.

O MPE requer que esta situação cesse.

O pedido foi encaminhado ao juiz eleitoral da 33ª Zona, Breno Valério, que está com o processo desde às 15h40 de ontem. A decisão deverá sair antes das 17h de hoje.

*

A decisão tratada na nota acima influenciará o debate de logo mais na TCM Canal 10. Marcado para às 20h40, a participação do candidato Francisco (PSD) depende desta decisão.

*

Ainda sobre o debate de hoje, a TCM começará a cobrir o evento às 19h10, dentro do Cenário Político Especial, com os jornalistas Marcelo Benévolo, Bruno Barreto e Carol Ribeiro. O trio analisará por 1h e 30 minutos a campanha política presente.

*

Na próxima quinta-feira teremos a última descida do Alto São Manoel da campanha política de 2016. Ontem à tarde o TRE decidiu que o candidato Tião Couto (PSDB) poderá fazer a descida.

*

A última descida do Alto costuma ser o termômetro em todas as campanhas eleitorais. Em 2012, quando todas as pesquisas apontavam o favoristimo da candidata Larissa Rosado (PSB), a oponente Cláudia Regina (DEM) fez uma descida histórica, “passando o rodo” e deixando a Dutra na cor laranja. A empolgação foi tanta que três dias depois se elegeu prefeita de Mossoró, contrariando a todos, especialmente os institutos de pesquisa.

*

Voltando ao assunto debate, hoje é dia de novamente vermos a candidata Rosalba Ciarlini (PP) dando um show de “Na Saúde a Rosa fez”, “Na Educação a Rosa sabe fazer”, “Saneamento Básico a Rosa conhece” etc.

Também é dia de vermos o candidato Tião Couto (PSDB) travando uma luta intensa para expressar suas ideias. Por favor o coloquem no modo lock off.

*

O candidato a vereador Betinho Rosado (PP) já teve seu registro de candidatura indeferido duas vezes pela Justiça Eleitoral, no último caso por unanimidade, o que indica que sua situação não é nada fácil. Contrariando o bom senso, entretanto, ele recorreu para o TSE, o que lhe permite continuar fazendo campanha, apesar de saber que suas chances junto ao tribunal são remotíssimas.

A insistência do candidato tem desagradado a muitos, vez que muito provavelmente seus votos serão considerados nulos, o que, de certa forma, prejudicará os demais postulantes da coligação que ele participa, considerada uma das mais “pesadas” da campanha presente.

*

A atual campanha destoa das demais pela quase ausência de lideranças estaduais na cidade. Apenas o deputado federal Rogério Marinho (PSDB) e a senadora Fátima Bezerra (PT) estiveram em Mossoró, para acompanharem Tião Couto (PSDB) e Gutemberg Dias (PCdoB), respectivamente. Os demais não deram as caras por aqui.

*

A situação no Hospital da Mulher está de mal a pior. Caminha a passos largos para cerrar as portas. Funcionários deverão ser realocados em outras unidades hospitalares.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *