Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

Ontem, a Inter TV Costa Branca promoveu um debate com os candidatos a prefeito de Mossoró. Estiveram presentes os candidatos Gutemberg Dias (PCdoB), Tião Couto (PSDB), Rosalba Ciarlini (PP) e o prefeito Francisco (PSD).

O candidato Josué Moreira (PSDC) não foi convidado pela InterTV para o debate, vez que a legislação eleitoral não obriga a participação de candidatos cujo partido não tem a representação mínima no Congresso Nacional.

Foram quatro blocos de entrevistas, alternando entre perguntas com assuntos previamente sorteados e perguntas livres.

O candidato Gutemberg Dias (PCdoB) foi o que melhor representou o espírito de um debate como este. Aproveitou suas falas para apresentar suas propostas. Não foi para o embate com nenhum oponente. Foi o mais propositivo.

O candidato Tião Couto (PSDB) melhorou muito entre a última sabatina e o debate de ontem, mas continua tendo dificuldades para articular suas frases. Ele demonstrou ter conhecimento dos problemas da cidade, mas tem dificuldade de se expressar.

O candidato Francisco (PSD), que anunciou desistência do pleito, mas que não formalizou o pedido junto ao TRE, compareceu ao debate com o objetivo de divulgar os feitos de sua administração e de bater de frente com a candidata Rosalba Ciarlini (PP). Neste sentido, ele alcançou seu objetivo. Conseguiu desestabilizar a ex-governadora.

A candidata Rosalba Ciarlini (PP) foi a grande perdedora do debate. Foi a única que perdeu a serenidade. Mostrava-se incomodada com as perguntas de Francisco, que estava ao seu lado. Nas respostas, olhava pro oponente, e não para câmara, dando a impressão que sua preocupação era com o candidato, não com o povo. Quanto ao teor de suas falas, ela usou as mesmas expressões que repete há uns trinta anos: “A Rosa fez”, “O povo quer a Rosa”, a Rosa isso, a Rosa aquilo. Não trouxe nenhum dado e não respondeu diretamente as perguntas que foram feitas.

Amanhã (terça-feira) o cidadão mossoroense terá mais uma oportunidade de ver os candidatos debatendo, desta feita o evento será promovido pela TCM canal 10. O prefeito Francisco (PSD) já anunciou via Facebook que estará presente.

OBS. A foto acima circulou ontem nas redes sociais. Desconheço a autoria.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *