Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

O Brasil vive hoje um dia histórico. O Senado Federal, sob a presidência do presidente do STF, ministro Ricardo Lewandovski, encerrará o julgamento da presidente eleita Dilma Rousseff (PT). Tudo indica que ela será cassada e perderá os direitos políticos por 08 anos.

A presidente não será afastada e cassada por causa dos tais decretos, usados apenas como “desculpa” para justificar o processo de impeachment. Ela será cassada porque perdeu a governabilidade. Não conseguiu dialogar com o Congresso Nacional. Além disso, tomou decisões que abalaram com a economia do país.

Como ninguém pode ser cassado apenas por má administração, os tais decretos dão o ar de legalidade para o ato.

Apesar de ter votado em Aécio Neves no último pleito, concordo que os defensores de Dilma Rousseff têm certa razão quando dizem que estamos diante de um “golpe”. Apesar de ela ter tido ampla defesa, nada do que ela ou seus advogados disseram foi levado em consideração. Desde o primeiro dia da abertura do processo o Congresso Nacional já estava decidido a cassá-la. Os trâmites foram apenas para passar um ato de legalidade.

Um mau administrador a gente deve tirar no voto, é assim que funciona a democracia. Eu quero ver a direita no poder, até porque a alternância partidária também é um dos pilares da democracia, mas quero ver no voto, atendendo a vontade popular, não da forma que está acontecendo. Esse impeachment é o sinal de que nossa democracia ainda não está consolidada, que neste Florão da América ainda reina o coronelismo, mesmo que sob o manto de um “processo legal” para inglês ver.

*

Na última segunda-feira o juiz Evaldo Segundo assumiu a comarca de Governador Dix-sept Rosado. Havia aproximadamente seis anos que a comarca não tinha um juiz exclusivo. Evaldo Segundo assumirá ainda o comando das eleições municipais. Ele foi aprovado no último concurso para juiz de Direito realizado pelo Tribunal de Justiça. Antes de assumir a comarca ele participou de um curso de formação que durou quatro meses, assim como outros 40 novos magistrados. Todos assumiram suas respectivas comarcas na última segunda-feira.

*

E por falar em eleições municipais em Governador, a disputa segue entre o oposicionista Antonio Bolota (PHS) e o atual prefeito Anaximandro Vale (DEM), que disputa a reeleição. Os maiores eventos de campanha estão ocorrendo aos sábados e domingos, um dia para cada candidatura, atendendo a determinação da juíza anterior, Giulliana Silveira, a fim de evitar encontro de adversários.

*

Na última segunda-feira à noite o radialista Gilson Cardoso reuniu um grande número de amigos e seguidores no lançamento oficial de sua candidatura a vereador. O evento ocorreu no Sport Beer, bairro Aeroporto, com destaque para as presenças do prefeito e candidato a reeleição, Francisco (PSD), do candidato a vice, Micael Melo (PSD), e do presidente do PRB, Fernandinho.

É a terceira vez que o radialista Gilson Cardoso coloca seu nome à disposição da sociedade. Seguindo analistas políticos, desta vez ele tem reais chances de conseguir uma vaga na Câmara Municipal.

A provável eleição de Gilson Cardoso só tem a engrandecer o Legislativo. É um homem que há anos conhece os anseios da população, uma pessoa de opiniões firmes e claras. Ele também tem grande apoio da imprensa e dos desportistas mossoroenses, neste caso por ser vice-presidente do Baraúnas, mas antes de tudo um defensor do futebol local.

*

Termina hoje o mês de agosto, chamado por muitos de mês do desgosto, apesar de pesquisas mostrarem que as tragédias e mortes que ocorrem neste mês estão dentro da média. O mês também é chamado de “mês do cachorro doido”. Neste caso, todavia, há uma certa razão. Este é o período em que as cadelas costumam ficar no cio, o que movimenta bastante o “mundo canino”.

*

Será no próximo dia 02 de setembro, no hotel Villa Oeste, o Workshop de Direito Eleitoral promovido pelo site Novo Eleitoral. O evento começa às 18h com uma palestra sobre “prestação de contas eleitorais”, proferida pelo servidor público Márcio Oliveira. Logo após os juristas Herval Sampaio e Márlon Reis discorrerão sobre “Novo CPP e o processo eleitoral”. As inscrições podem ser feitas pelo site www.novoeleitoral.com. (ADENDO. Este evento foi adiado).

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *