Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

Nada que é bom dura para sempre, assim como nada que é ruim também é eterno. As pessoas tendem a imaginar uma vida de eterna felicidade. “Eu vou ser feliz”, costumam dizer, sem lembrar que a vida é feita de ciclos, e que a felicidade perene não existe, a não ser em algumas postagens em redes sociais. Assim como também não existe o sofrimento eterno.

Todas as coisas no mundo são inconstantes e mutáveis. As oscilações podem ocorrer até mesmo numa fração de minutos. De repente o seu “status” pode mudar de “feliz” para “triste”, e vice-versa.

Apesar de ter consciência de que a vida é feita de momentos tristes e alegres, o ser humano não consegue muito lidar com passagens tormentosas, sobretudo diante de uma crise mais duradoura, como as financeiras e amorosas. Mal sabem que somente um momento desses é capaz de gerar mudanças relevantes em nossas vidas. Algumas vezes precisamos passar por tempestades, para assim nos fortalecermos como pessoa e cidadão.

É preciso ter em mente que nenhuma crise se sustenta eternamente, mas algumas pessoas, ao se depararem com uma, a observam como algo insuportável, interminável. Não deve ser assim. O que se deve ter em mente é que se trata de algo passageiro, que a cada dia que passa a crise fica mais próxima do fim, e em breve um novo ciclo se apresentará no horizonte.

Também não adianta remoer se a crise foi gerada por você, por circunstâncias alheias ou pelo destino. O que precisa é fazer a escolha: se vai ficar sentindo a crise ou se vai focar no seu término, agindo de modo para que ela passe o mais rápido possível. O que causa dor não é o fato em si, mas a forma como o encaramos.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *