Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO – Ontem, em entrevista a uma rádio local, o ex-prefeito Gilberto Martins (PMDB)(foto) anunciou que o seu partido apoiará a candidatuta a prefeito do ex-vereador Antonio Freire, conhecido como Antonio Bolota (PHS).

O ex-prefeito usou aproximadamente 30 minutos para justificar os motivos que levaram seu partido a tomar esta decisão. Ele trouxe todo o histórico da cisão entre a oposição, que ficou mais acentuada quando o ex-vereador Antonio Bolota, então líder peemedebista, decidiu sair do partido e se filiar ao PHS, o que ocorreu em agosto do ano passado. Com ele, levou outros dissidentes do PMDB, sobretudo da ala jovem.

Após o rompimento, algumas rusgas foram criadas entre um grupo e outro. Do lado do PHS, Antonio Bolota pavimentava sua candidatura; do outro, o PMDB testava a aceitação da população a alguns nomes. Foram colocados à prova os nomes da ex-prefeita Lanice Ferreira, da vereadora Zineuda Macedo, do ex-vereador Zé Emídio e, por último, do também ex-vereador Sanimarcos Firmino. Por razões diversas, nenhum destes nomes se solidificou.

Diante do prazo limite para definição do posicionamento do partido, o ex-prefeito Gilberto Martins chamou para si a responsabilidade e disse o que pouca gente acreditava, ele e seu partido apoiariam a candidatura de Antonio Bolota.

Gilberto Martins disse que a decisão foi racional, não emocionou. As outras opções seriam tentar uma candidatura própria, o que financeiramente seria muito complicado; ou apoiar o prefeito Anax Vale (DEM), o que seria uma decisão ainda mais chocante, vez que há uns 20 anos eles se digladiam na política local.

O momento mais marcante do pronunciamento do ex-prefeito foi justamente quando ele disse que seu partido chegou a ensaiar uma alianção com o prefeito Anax Vale, mas a rivalidade histórica não permitiu que o acordo avançasse.

Assim, diante do quadro atual, o ex-prefeito Gilberto Martins disse que, por questão de sobrevivência, a única saída nessa “travessia” em rio agitado é se atracar a um “tronco de carnaubeira, nem que haja uma serpente em cima”.

Os reflexos desta decisão saberemos nos próximos dias. Os maiores líderes políticos da cidade ainda não se manifestaram, ao menos oficialmente.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *