Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

Quem acompanha o futebol nacional sabe que um dos pontos fracos do Campeonato Brasileiro é o pouco público que costuma comparecer aos jogos no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda – RJ. Na quarta-feira passada apenas 883 pessoas pagaram ingresso para ver Botafogo x América-MG, o menor público da competição.

Os jogos estão sendo realizados no estádio porque as duas principais arenas do Rio de Janeiro, Maracanã e Engenhão, estão interditadas para as Olimpíadas.

Muitas teorias tentam explicar o pequeno número de torcedores no Raulino de Oliveira. A primeira razão apontada é econômica. A CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), principal polo de riqueza da região, vem demitindo milhares de funcionários desde o ano passado, o que vem contribuindo para a diminuição de dinheiro circulando na cidade e região.

Outra razão apontada é a rotina. A presença de grandes clubes já não é mais novidade. Num intervalo de 20 dias o Flamengo jogou três vezes em Volta Redonda. Situação semelhante ocorre com o Fluminense e o Botafogo.

Por fim, a baixa qualidade do futebol nacional, com poucos craques em campo, também serve para explicar o baixo público.

Apesar de tudo, proporcionalmente, o estádio ainda tem mais público do que estádios das capitais. Em torno de 0,65% da população comparece ao estádio em dias de jogo. Para atingir mesma percentagem, o Maracanã, se aberto, precisaria receber 75 mil pessoas.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *