Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

2

A cada dia ficam mais intensas as conversas sobre eleições nas rodas que se formam em bares, salões de beleza, pátios de universidades etc. Uns defendem que a ex-governadora Rosalba Ciarlini já pode bater nos peitos e dizer que será a próxima prefeita de Mossoró; outros, alicerçados em fatos históricos e números, dizem que nada está ganho, e que, inclusive, o “já ganhou” costuma decepcionar em Mossoró e no estado.

*

Faleceu ontem pela manhã, na UTI do hospital Wilson Rosado, de causas naturais, a ex-cronista social Ivonete de Paula, que há muitos anos escreveu na Gazeta do Oeste. Muito debilitada, ela se afastou das escritas e do meio social, mas sua atuação na imprensa nunca será esquecida. O sepultamento ocorreu hoje pela manhã.

*

Por falar em UTI, um levantamento feito pela OAB-Mossoró no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) constatou que de cada 10 pacientes que entram na UTI, seis vão a óbito. Índice muito alto.

*

E a seleção brasileira, hein? Não adianta culpar apenas o corpo técnico, apesar de este também ter suas limitações. A escalação dos jogadores não segue critérios unicamente técnicos e táticos. E isso vem de longe.

Em 1978, a CBD (antiga CBF) era presidida pelo almirante Heleno Nunes, torcedor apaixonado do Vasco. Naquele ano, os melhores centroavantes do país eram Serginho Chulapa (São Paulo) e Reinaldo (Atlético-MG), no entanto, Chulapa não foi escalado para a Copa do Mundo, mas sim Roberto Dinamite, jogador do time de coração de Heleno.

Hoje em dia, além da influência da CBF, tem também a ação dos empresários e patrocinadores. Ou seja, os escalados não são necessariamente os melhores. Mudar apenas o corpo técnico não adianta.

*

A cachaça, bebida genuinamente brasileira, completa 500 anos de existência em 2016. Não se sabe a data exata em que foi degustada a primeira dose da branquinha, apenas que os primeiros alambiques foram feitos em Pernambuco.

A história de que o produto foi descoberto por acaso, por causa da condensação no teto (pinga) não passa de lenda. Quando os portugueses chegaram por aqui eles já dominavam o processo de destilação. Apenas adaptaram tal processo para a cana-de-açúcar. Tanto é que o nome vem de “cachaza”, um destilado feito a partir de uvas.

A caipirinha, bebida feita à base de cachaça, foi inventada em São Paulo, por volta de 1918, quando a cidade enfrentava um surto de gripe. Para ficarem “protegidos” da doença, os consumidores colocavam limão e mel na bebida.

*

Nesta data, em 1909, morria o político mineiro Afonso Pena. Tinha 61 anos e estava no exercício da função de presidente da República.

*

A Câmara Municipal tem uma boa agenda de audiências públicas, com os mais variados temas. Muita gente diz que audiências públicas não resolvem nada. Podem até não resolver, mas vale para o cidadão tomar conhecimento do assunto debatido. Vale como aula. Quem vai à todas as audiências públicas é por dentro dos problemas da cidade e as possíveis soluções.

Na quinta-feira, 23, por exemplo, haverá uma audiência pública sobre Patrimônio Histórico e Cultural, às 9h. Um assunto muito interessante para se conhecer. Até onde sei, não há nenhum prédio mossoroense tombado pelo patrimônio histórico e cultural. Na audiência deve haver alguém que esclareça os motivos, e também que diga o que deve ser feito para conseguir um tombamento e o que ele representa.

Compartilhe

2 respostas

  1. Tio Colorau, você está errado quanto ao comentário sobre Roberto Dinamite, ele é um dos maiores craques de Futebol do Brasil basta você ver os números dele ,e quanto ao Sergio Chulapa era apenas um Perna de Pau que fazia gols mas não dava pra amarrar as chuteiras de Dinamite, repito veja os Números dos dois, as copas de 82 e 86 ele não foi convocado por Telê Santana mas nesse periodo ele era o maior goleador do Campeonato Brasileiro

  2. ROBERTO DINAMITE – Comparar o maior artilheiro do mais difícil campeonato do mundo com Serginho Chulapa, de quem nos lembramos por ter chutado a cabeça de Leão, goleiro do time contrário na final do Brasileiro de 1981, deve ter sido só uma pilhéria, um chiste!! O cara tem 190 gols, é notabilizado por ser um dos mais destacados batedores de falta do mundo, é referência por ter defendido em quase toda a carreira um único clube, vai ser comparado a alguém como Serginho, que impediu Zico de despachar a Itália na Copa de 82, em jogos em que meramente fazia número em campo? Era jogador de clube, não de Seleção no sentido lato da palavra. Melhor que ele, em minha opinião, era o próprio Jorge Mendonça, que jogou na Argentina. O Roberto Dinamite tinha méritos de sobra para vestir o manto de ouro, e foi lamentável que só como substituto de Careca tenha ido à Espanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *