Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

1

O prefeito de Governador Dix-sept Rosado, Anaximandro Vale (DEM), será candidato à reeleição. A informação me foi repassada por seu irmão, o acadêmico de Medicina Arthur Vale. Apesar das dificuldades pelas quais passa o município, motivados pela diminuição drástica de receitas, Anax vem conseguindo muitas adesões nos últimos meses, inclusive de adversários históricos. “Conclamo aqui em nome de Dr. Adail Vale, homem de luta, garra, glória, vitória e determinação, que se dedicou a população dix-septiense por mais de 40 anos, a nunca baixarem suas cabeças”, escreveu-me Artur.

Pela oposição, o município deverá ter dois candidatos a prefeito. O ex-vereador Antonio Bolota (PHS), e alguém indicado pelo ex-prefeito Gilberto Martins, provavelmente o ex-vereador Sanimarcos Firmino (PMDB).

*

Circula nos corredores do Tribunal de Justiça a informação, ainda não oficializada, que haverá um rearranjo na organização judiciária do Rio Grande do Norte, sobretudo em relação às comarcas. Algumas deixarão de existir, outras mudarão de grau e alguns municípios passarão para outra comarca. Atualmente, os 167 municípios potiguares estão distribuídos em 65 comarcas.

Algumas comarcas chegam a aglutinar sete municípios. Nestes casos, o fórum fica na sede da comarca (a maior cidade), mas com jurisdição nos demais municípios, chamados termos judiciários. A comarca de Areia Branca, por exemplo, possui três cidades; a sede da Comarca, que é Areia Branca, e os termos judiciários de Tibau e Grossos.

Além da divisão territorial, as comarcas ainda são classificadas por grau. Há comarcas de 1ª entrância (Governador Dix-sept Rosado, Baraúna, Janduis…); de 2ª entrância (Apodi, Luiz Gomes, Areia Branca…); e de 3ª entrância (Mossoró, Pau dos Ferros, Natal…).

Há informações de que ocorrerão algumas mudanças de grau. A comarca de Assu, por exemplo, que hoje é de 3ª entrância, passará a ser de 2ª entrância.

Uma das primeiras comarcas a questionar as mudanças é a de Janduis, que, segundo informações, deverá ser extinta. O município passaria assim a ser termo da comarca de Patu ou de Campo Grande.

Um dos vereadores da cidade, Jozenildo Morais, propôs uma audiência pública para debater o assunto, evento que acontecerá no próximo dia 25 de maio, às 9h, no fórum da cidade. Assim, todos os interessados deverão comparecer ao debate, sobretudo advogados que labutam na região.

*

Agentes da Polícia Federal começaram o dia acordando gente em Pernambuco, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Trata-se da 29ª fase da Operação Lava Jato, desta feita o alvo principal é um ex-assessor do ex-deputado José Janene (PP), já falecido. Ao todo, foram expedidos seis mandados de busca e apreensão, dois de prisão preventiva e um de prisão temporária.

*

Os vinis voltaram com tudo. Já tem loja em São Paulo que está vendendo mais os chamados “bolachões” do que CDs, numa proporção de 60% a 40%.

Compartilhe

Uma resposta

  1. So não entendi o pq que vc se referiu ao candidato do PMDB de forma tão pejorativa, o nome dele é Sanimarcos Firmino, ex vereador, ex secretario de agricultura e acadêmico de Direito, dixseptiense de raíz e criação. Um jovem conhecido e respeitado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *