Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

A imagem acima foi tirada pelo fotógrafo cearense Fábio Arruda, especialista em captar o que de mais belo nos oferece a natureza. Nos últimos 13 anos ele percorreu mais de 750 cidades, em todos os continentes, sempre registrando paisagens naturais. A foto acima faz parte de um de seus projetos, o “Lapso, o invisível visível”. Sua obra pode ser apreciada pelo canal Impressões de Viagens, no YouTube.

*

Nesta data, em 1888, a princesa Isabel assinava a Lei Áurea, que abolia definitivamente a escravatura em nosso país. Outras leis pretéritas já haviam concedido alguns direitos aos escravos, como a Eusébio de Queiroz, a do Ventre Livre e a Lei dos Sexagenários.

A escravidão no Brasil começou no período colonial, vez que não havia mão-de-obra no país para trabalhar nas lavouras. Inicialmente tentaram os índios, mas estes não se adaptaram ao trabalho forçado, além disso a igreja católica não via com bons olhos a escravidão indígena.

Com o passar dos anos, sobretudo após a revolução industrial, o trabalho humano passou a perder espaço para as máquinas, o que, paulatinamente, tornou a escravidão desnecessária. O Brasil foi um dos últimos países a libertar seus escravos, um ato motivado muito mais por questões econômicas do que por questões humanitárias.

*

Ao ver a equipe ministerial anunciada pelo presidente interino Michel Temer, esmoreci. As mesmas caras que circundam o poder há anos. Não avisto mudanças no horizonte, e nem as esperava. Desde quando o PMDB é mudança, pelo contrário, é o partido mais fisiologista deste Florão da América.

*

Você já sabe me conhece muito bem, eu sou capaz de ir vou muito mais além / Do que você imagina / Eu não desisto assim tão fácil meu amor, das coisas que eu quero fazer / e ainda não fiz / Na vida tudo tem seu preço seu valor e eu só quero dessa vida é ser feliz / Eu não abro mão / Nem por você, nem por ninguém, eu me desfaço dos meus planos / Quero saber bem mais que os meus vinte e poucos anos.

Os versos acima são da primeira parte da música 20 e Poucos Anos, um dos clássicos nacionais, de autoria de Fábio Júnior.

Em entrevista ao programa “Por Trás da Canção”, ele disse que escreveu a música no início da carreira, cheio de sonhos. Relatou que sua primeira esposa, Teresa, por ser possessiva, estava incomodada com o norte que a vida do esposo estava tomando, e o desaconselhava a seguir carreira artística. Ele então fez a música diretamente pra ela. 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *