Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

3

Com 367 votos, a Câmara dos Deputados aprovou na tarde-noite de ontem o prosseguimento do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Uma derrota fragorosa para o governo.

A votação, antes de tudo, mostrou o baixo nível de grande parte dos nossos deputados. Erros de concordância, discursos vazios e menções à parentes próximos marcaram a votação. Lembrou-me das Olimpíadas do Faustão, quando os participantes, antes de começarem as provas, mandavam alôs para os pais, filhos etc.

No Senado, o nível deverá ser mais avançado, vez que aquela casa, em sua maioria, é formada por decanos da política, como ex-governadores, ex-ministros, líderes nacionais. Espera-se que os debates sejam de alto nível, diferentemente da Câmara dos Deputados, onde as discussões mais pareciam brigas em cortiços.

No Senado, o primeiro passo é formar uma comissão com 21 senadores para dar um parecer sobre a admissibilidade ou não do processo. Em seguida o plenário julgará este parecer. Caso 41 senadores votem pelo processo de impeachment, a presidente Dilma Rousseff será afastada. Esta decisão deverá ser na sessão do dia 11 de maio.

Como 40 senadores já disseram abertamente que votarão pelo impeachment, basta apenas que um dos 21 que não opinaram ou se dizem indecisos também vote pelo impediamento. Por isso o afastamento temporário da presidente é praticamente inevitável.

Com a presidente afastada, o processo deverá durar até seis meses, ficando no comando dos trabalhos o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandovski.

Para o afastamento definitivo são necessários os votos de 54 dos 81 senadores, quando então o vice-presidente, Michel Temer, cumprirá o mandato presidencial até 31 de dezembro de 2018, ficando Dilma Rousseff inelegível por 08 anos.

Tudo isso mostra que no Brasil existe um parlamentarismo travestido de presidencialismo. Nenhum presidente se mantem no cargo se não tiver o apoio de, no mínimo, 1/3 do Congresso Nacional. 

Compartilhe

3 respostas

  1. Digo mais Meu Caro Erasmo, o deprimeten espestáculo de ontem que deu ponto de partida, de fato ao golpe, descarado e cínico golpe ao estado democrático de Direito e, por conseguinte à democracia, notoriamente, mais uma vez, promovidos pela extema direita, tendo como principais coadjuvantes a midia e o judiciário nas cercanias do justicialismo.

    Bem demontra o quanto ainda temos que avançar como sociedade e classe política, que ontem, deveras comprovou sua notável inexperiência, infantilidade e imaturidade para com a salvaguarda das instituições repbulicanas.

    O mais são bazóifas, oportunismo, alienação e má fé, por parte daqueles que não compreendem e (ou), de fato, montados a galope no patrimonialismo colonial e servil, não querem o aprofundamento da democracia e das instituições que a empoderam e lhes dão perenidade.

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  2. Ainda estou de ressaca, com as mãos chamuscadas de tanto soltar fogos e quase surdo por ter passado o domingo ouvindo…..

    https://www.youtube.com/watch?v=1aZfx7MKVXU

    Para desespero total dos PTralha$, a ”Miss Pasadena” já sofreu o primeiro pé na bunda (Aiiiiiiii….doeu!), enquanto que Eduardo ”Corrupto” Cunha permanece ”límpido, Impávido e colosso”.

    Aceitem. Doe menos KKKKKKKK

    TCHAU QUERIDA

    FORA PETRALHA$ LADRÕES.

    EM BREVE A JARARACA PEÇONHENTA PERDERÁ A CABEÇA.

    O rabo já foi decepado pelo XERIFE MORO.

  3. A Jararaca sem Rabo diz:

    – Minha querida, fomos atropelados. Você anotou a placa?

    A ”Miss Pasadena” responde:

    – Só o final. 367

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *