Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

2

Ontem, após empatar em 0 x 0 com o Coritiba, o Vasco foi rebaixado para a série B do Campeonato Brasileiro. É a terceira vez que isso ocorre num intervalo de oito anos. O time teve um excelente desempenho a partir da quarta ou quinta rodada do segundo turno, mas a péssima campanha no primeiro turno o colocou numa situação de difícil reversão.

Para manter a paixão do torcedor acesa, o Vasco precisa ter o melhor desempenho possível nos campeonatos que participar no ano que vem. A torcida está cansada de sofrer, de ser motivo de chacota dos rivais.

 A equipe tem que lutar para ser a campeã da série B, e não conseguir o acesso numa terceira posição, como ocorreu em 2014. Tem ainda que garantir o Carioca e avançar bastante na Copa do Brasil. A torcida precisa de alegrias e argumentos para usar contra os rivais.

*

Ainda sobre futebol cabe aqui reconhecer o profissionalismo dos atletas do Fluminense. Passou-se a semana inteira dizendo que o time faria corpo mole contra o Figueirense, isso para prejudicar o Vasco. Até mesmo a torcida do tricolor pedia para que o time “entregasse” a partida. Nada disso foi feito. Em campo, os atletas jogaram para vencer, se esforçaram, apesar da derrota por 1 x 0. Os comentaristas foram unânimes em dizer que não houve nenhum indício de corpo mole.

*

Mais de sete mil associados elegerão hoje o novo presidente do Flamengo para o triênio 2016/2018. Três chapas concorrem ao pleito. O engenheiro mossoroense Luís Gustavo Azevedo, o Gustavo Bolão, será um dos votantes. Fez questão de ir ao Rio de Janeiro para deflagrar seu voto.

*

A festa de 115 anos do Colégio Diocesano Santa Luzia agradou a gregos e troianos. O ambiente ficou espaçoso e com o som no volume ideal. As atrações não deixaram ninguém parado. O cerimonial fez muita gente se emocionar, com destaque para a apresentação da fanfarra, a banda de música do colégio.

O Requinte, responsável pelo buffet, cumpriu com maestria seu dever. Não deixou faltar nada para os quase mil presentes no evento. Mesa farta do início ao fim.

Vale destacar ainda o espaço Samanaú, que ofertou caipirinhas e caipiroskas as mais diversas para os convidados.

Todos os envolvidos trabalharam com muito zelo para conseguir proporcionar uma noite inesquecível, e conseguiram. Quando o último acorde foi tocado já passava das 6h. Sentia-se no ar o contentamento do público e o sentimento de dever cumprido por parte dos organizadores.

*

Na sexta-feira à noite conversei com o empresário Sebastião Couto, o Tião da Prest. Ele relatou um pouco acerca da formação de uma equipe de empresários em torno das eleições do próximo ano. O empresariado pretende marchar unido nas próximas eleições, diferentemente do que ocorreu nas eleições pretéritas, onde eles estavam espalhados entre os grupos tradicionais.

Não há ainda definição de nomes, há apenas o compromisso de não se unirem mais aos grupos tradicionais. A população está saturada dos políticos. Assim, os empresários se apresentam com novas promessas de gestão, todas advindas de suas histórias de sucesso. Querem aplicar no setor público a gestão empresarial, focado na meritocracia.

A dificuldade será manter a união, pois alguns empresários poderão se encantar com as promessas feitas por candidatos tradicionais. Contudo, se o grupo se mantiver indissolúvel as chances de uma boa votação são enormes, com possibilidade ainda de colocar dois ou três nomes na Câmara Municipal. “Estamos plantando uma semente”, disse Tião.

*

Hoje não haverá expediente nos fóruns estaduais e no Tribunal Regional Eleitoral. Trata-se da antecipação das comemorações pelo Dia da Justiça.

Compartilhe

2 respostas

  1. O VASCO – Na Série B é mais falso que beijo de rapariga. Fomos prejudicados pela arbitragem em várias partidas (não tanto quanto em 2008, mas tiveram seu peso. Ontem mesmo, por exemplo, houve um pênalte claro para o Vasco da Gama (RJ), que não foi assinalado, e, num jogo crucial para suas pretensões, um jogador deveria ter recebido cartão vermelho mas ficou em campo. Foi duplo o prejuízo. Com 0 X 0 no outro jogo, o empenho teria sido maior, mesmo com o campo encharcado como estava). É por isso que eu digo que é falso aceitar que o Vasco da Gama (RJ) está na Série B. Irreal. Que o time vinha mal, disso não posso discordar, mas a ponto de ser rebaixado sem cair, é demais. São ecos do trabalho de Eurico, de quem se tem raiva e o Vasco da Gama (RJ) acaba pagando o pato. A bem da verdade, pelos mesmos motivos, o Vasco da Gama (RJ) nunca caiu, porém sofreu rebaixamentos, e jogou efetivamente em divisão inferior a sua real categoria. Já outros times caíram mesmo, mas por sortilégio não jogaram segunda divisão, tais como Flamengo (que caiu em 1996 e em 2013) ou Fluminense, que subiu direto da Terceira para a Primeira Divisão. É o tal do “foi, sem ter sido” – ou um raio em céu sem nuvem.

  2. O VASCO – O prejuízo maior vai ser que um provável desmanche impeça o Vasco da Gama (RJ) de alcançar o quinto tricampeonato estadual no ano que vem, malgrado dito certame seja reconhecidamente amaldiçoado, porém uma hegemonia sempre conta. Caso vá mesmo participar da Série B 2016, aí é coice além da queda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *