Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

1

A revista Piauí de outubro trouxe alguns capítulos do recentemente lançado Diários da Presidência (Vol. I). Trata-se de uma obra onde o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso relata o seu cotidiano nos dois primeiros anos de governo, tudo a partir de gravações em áudio que ele fazia após cada expediente.

É uma obra empolgante. Traz detalhes de como funciona o toma-lá-dá-cá entre políticos. Sem dúvida um ato de coragem de FHC, que publicou ainda vivo uma obra que desmascara vários personagens da nação, a maioria ainda no Congresso Nacional.

Tive acesso apenas ao trecho publicado na Piauí. Tal já foi o bastante para descobrir como nossa política continua funcionando da mesma forma. FHC relata as negociações de ministérios em troca de votos no Congresso, a atuação irresponsável da imprensa, os jogos de interesses e, mais especificamente, os casos Sivam e da Pasta Rosa.

Um dos trechos é impactante. FHC fala sobre a exoneração da ministra Dorothea Werneck, por quem ele tinha grande apreço e admiração:

“Enfim, começo a sentir o gosto amargo do poder, no seu aspecto mais podre (…). Se eu não der algum ministério o PPB não vota; se eu não puser o Luiz Carlos Santos o PMDB não cimenta, e muitas vezes – o que Dorothea diz tem razão – fazemos tudo isso e eles ainda não entregam o que prometeram”. Mais atual impossível.

É um livro valioso e empolgante. A cada parágrafo a revelação de quem é quem na política nacional. Outros três volumes deverão ser lançados até o final de 2017.

*

A equipe que está a frente da organização da festa dos ex-alunos e ex-funcionários do Colégio Diocesano Santa Luzia (CDSL) reunirá a imprensa logo mais às 16h, oportunidade em que trará maiores detalhes acerca do evento, que marca ainda os 115 anos da instituição. A festa promete ser uma das mais concorridas de Mossoró nos últimos anos.

*

O Jornal Oficial do Município (JOM) do último dia 30 de outubro veio recheado de exonerações, com algumas nomeações. Destaque para as saídas da cunhada e da esposa do prefeito da administração. Vale também frisar a nomeação do geógrafo Gutemberg Dias (PC do B) para a secretaria de Planejamento, um excelente nome para compor os quadros da administração.

O prefeito já havia anunciado a necessidade dos cortes, ante a crise econômica que assola o país. Uma medida dura de se tomar, mas necessária.

*

Nenhum pai quer ver seu filho de 9, 10 anos, por exemplo, brincando na rua com um desconhecido de 40, 45 anos. Muitas vezes, contudo, é isso que eles estão fazendo no computador.

Inocentemente, os pais pensam que os filhos estão mais seguros quando estão em seus quartos na frente do computador, mas muitas vezes estão correndo o risco de caírem em armadilhas feitas por pessoas malfazejas, que se escondem atrás de um computador para enganar crianças e adolescentes.

Os crimes cibernéticos são cada vez mais comuns.

As ações criminosas feitas a partir da internet ainda possuem um agravante: o criminoso não tem rosto. Ele pode se passar por outra criança etc. Muita atenção com o que os filhos estão fazendo na internet.

*

Foram iniciados os preparativos para o tradicional Réveillon do Hotel Thermas. Como ocorre todos os anos, a festa será realizada no parque aquático do Hotel, contando com buffet diversificado, uísque 12 anos, kids club com instrutores especializados, berçário, entre outras comodidades.

Algumas atrações musicais já foram confirmadas pelos organizadores: Anderson Lima, Banda Rádio AM e Renata Falcão são os artistas locais que vão animar o Réveillon. A noite terá também o grupo anárquico místico carnavalesco “Patusco”, um dos blocos mais tradicionais do carnaval de Olinda. Os acessos para o réveillon do Hotel Thermas serão disponibilizados em breve, com condições especiais para sócios com cartão passaporte.

*

Os juros anuais no cartão de crédito estão na casa dos 414%. Disparadamente o maior das américas, quiçá do mundo. Na Colômbia, por exemplo, é de 62,5%; México, 23,9%; Argentina, 36,5%.

Um absurdo sem tamanho. Fatos como este nos entristece, derrubando na raiz qualquer vontade de ser patriota. Neste Florão da América o povo não tem vez. Apenas somos usados para alimentar os insaciáveis banqueiros e uma máquina pública corroída pela corrupção.

Compartilhe

Uma resposta

  1. ….os pais pensam que os filhos estão mais seguros quando estão em seus quartos na frente do computador, mas muitas vezes estão correndo o risco de caírem em armadilhas …..
    Eu diria que se ficar o bicho come se correr o bicho pegar. Mundo louco esse meu Deus!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *