Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

Após um feriadão de três dias (quatro para servidores públicos), a vida retoma hoje a normalidade. O ponto triste foi o acidente que tirou a vida do jovem Arthur Medeiros Mendes, que contava com 29 anos de idade. Consoante informações colhidas pelo blog, ele estava em Tibau e decidiu voltar para Mossoró na madrugada da sexta para o sábado, após discutir com uma pessoa próxima.

Ele perdeu o controle do carro na rotatória que dá acesso à Aracati (CE), capotando várias vezes no ar. Morreu na hora. Lamentável.

Arthur Medeiros fazia parte de uma família de comerciantes bastante conhecida na cidade, proprietária da Casa do Plástico. Também tinha ligações familiares com Milton Marques de Medeiros, ex-reitor da UERN e proprietário do sistema TCM de comunicação.

Os sentimentos do blog à família enlutada.

*

Na semana passada, o TSE julgou algumas ações envolvendo a campanha eleitoral de 2012 em Mossoró. Diante do que foi julgado, espalhou-se nas redes sociais a notícia de que a ex-governadora Rosalba Ciarlini estava livre para se candidatar a qualquer cargo eletivo.

A situação, contudo, não é tão pacífica, muito pelo contrário. Uma maioria entende que a ex-governadora terá seu registro indeferido caso ele pleiteie algum cargo eletivo, isso porque ele foi condenada a pagar uma multa, o que não deixa de ser uma condenação.

Rosalba “cai” na Lei Complementar nº 64/90, mais precisamente no art. 1º, inciso I, alínea j. A saber: São inelegíveis “os que forem condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado da Justiça Eleitoral, por corrupção eleitoral, por captação ilícita de sufrágio, por doação, captação ou gastos ilícitos de recursos de campanha ou por conduta vedada aos agentes públicos em campanhas eleitorais que impliquem cassação do registro ou do diploma, pelo prazo de 8 (oito) anos a contar da eleição”.

*

Falando nisso, a ex-governadora Rosalba Ciarlini e seu esposo Carlos Augusto foram vistos ontem à noite entrando no condomínio onde reside o prefeito Silveira Jr. Tal pode significar alguma coisa, mas também não pode significar nada, vez que há outros moradores no local.

*

As Organizações das Nações Unidas (ONU) é um órgão meio inócuo. A razão é simples. Cinco dos vinte e cinco países que compõem o Conselho de Segurança possuem poder de veto, ou seja, qualquer decisão só pode ser tomada se houver consenso entre estes cinco países. Caso um deles discorde, a decisão não pode ser levada a cabo.

Os cinco países são os EUA, Rússia, França, China e Reino Unido. Ora, como todos sabem, EUA e Rússia nunca estão do mesmo lado. Assim, o tal do poder de veto está deixando o órgão inócuo, sem sentido.

A ONU também possui a Assembleia Geral, composta por todos os países que a compõe, mas tal órgão não tem poder de decisão, apenas recomendação, assim como o Ministério Público. É mais um espaço para discutir os grandes problemas mundiais.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *