Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

Serão realizados hoje os jogos de volta da semifinal da Copa do Brasil. O Palmeiras recebe o Fluminense e o Santos recebe o São Paulo. Nos jogos de ida o Fluminense venceu o Palmeiras por 2-1 e o Santos venceu o São Paulo por 1-3.

*

Hoje é comemorado o Dia do Servidor Público, mas a maioria dos órgãos adiou o feriado para a próxima sexta-feira, dia 30.

É difícil falar do servidor público em geral, até porque há muitas classes e categorias, desde as funções mais básicas (limpeza, vigilância, almoxarifado), até as mais complexas (julgar pessoas, atestar segurança de grandes obras, salvar vidas).

No geral, é uma pessoa que se submeteu a um concurso público aberto a todos e que conseguiu a aprovação e nomeação. Alguém que optou pela ESTABILIDADE ao invés de tentar arriscar-se na iniciativa privada, onde teria possibilidade de ganhar um salário sem teto.

Uma boa comparação é na Justiça. Alguns optam pela carreira de magistrado ou promotor de Justiça, que tem estabilidade e um salário que lhes garante uma vida digna; outros, todavia, escolhem a advocacia, onde podem ter um grande sucesso e viver nababescamente, com carros importados, iates e apartamentos de luxo, ou não.

Entre a estabilidade de um cargo público e o risco de uma atividade privada, muitos arriscam esta última, e se dão muito bem, já outros não.

*

Ontem, em conversa com o prefeito Anaximandro Vale (DEM), de Governador Dix-sept Rosado, este se mostrou deveras preocupado com o momento de crise econômica em que vivemos, agravado, no Nordeste, pela estiagem. Contou-nos que os recursos de Royalties de petróleo diminuíram em torno de 40%, com meses em que a diminuição foi de 50%. Assim como também diminuiu a arrecadação própria e os repasses legais.

Disse que seu maior esforço, no momento, está sendo pagar o funcionalismo em dia. Lutará para que não haja atrasos nem parcelamento do pagamento, pois reconhece a importância dos salários para os servidores e para a economia local.

Sobre concorrer à reeleição, ele evitou tratar diretamente do assunto, mas o achei sem muita empolgação, sobretudo pelos grandes desafios que vêm enfrentando, sem uma luz no fim do túnel, muito pelo contrário. A crise econômica e a seca deverão ser ainda piores no ano que vem.

*

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em entrevista ao programa Roda Viva de segunda, sugeriu à presidente Dilma Rousseff que renunciasse com grandeza, ou seja, que trocasse seu mandato por aprovação, pelo Congresso Nacional, de reformas importantes para a sociedade e que dormitam há anos naquelas Casas, como reforma tributária, política, previdenciária etc. “Seria uma forma de ela deixar o cargo deixando um legado para o país”, defendeu FHC.

O difícil é acreditar no Congresso Nacional. São “300 picaretas com anel de doutor”.

*

A mossoroense Thábata Mendes vem sendo anunciada como a nova vocalista da banda paraense Calypso. Espero que a contratação se concretize. Um talento mossoroense ganhando o Brasil.

*

Atenção a vocês que contratam buffets para a realização de festas e eventos, cuidado com o golpe do uísque virado. Ao final, na contagem dos uísques consumidos, é mostrada uma caixa com os uísques virados (de cabeça pra baixo), sugerindo que foram consumidos. Muitos deles, contudo, estão cheios ou então foram consumidos apenas parcialmente.

Numa evento recente ocorrido em Mossoró, o contratante foi “desvirar” os uísques e então encontrou um cheio e dois com mais de meio litro por consumir. Liguem-se.

Cumpre esclarecer que a ação partiu da equipe contratada. A gerência do buffet nada teve a ver com o episódio. Inclusive reuniu a equipe depois para cobrar satisfação.

*

A semelhança do dia:


Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *