Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

O juiz de Direito Herval Sampaio Junior defendeu recentemente o afastamento do deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara dos Deputados, antes as comprovações de que ele possui contas na Suíça, não declaradas à Receita Federal.

Em seu arrazoado, o magistrado disse respeitar a pessoa de Eduardo Cunha, mas que seu afastamento se põe em respeito às instituições públicas, e que a Câmara dos Deputados precisa voltar a trabalhar com normalidade, o que só acontecerá com a saída do mencionado deputado da presidência.

O discurso do juiz Herval Sampaio girou em torno da diferença entre a pessoa física e as instituições públicas. Para ver o vídeo onde o magistrado explicita sua opinião clique aqui.

*

O governo federal adotou uma medida para punir os alunos que se inscrevem e faltam injustificadamente ao exame do Enem. Quem tiver isenção e faltar sem justificar, terá que pagar a taxa no ano seguinte, caso queira fazer a prova. Neste ano, mais de 25% dos inscritos faltaram.

 *

Eu tinha oito anos, mas me recordo bem de todo o reboliço causado pela passagem do Cometa Halley na órbita da Terra. Foi em 09 de fevereiro de 1986. Uns mais exaltados defendiam que o cometa destruiria a terra, traria doenças etc.

Na realidade, o cometa Halley passa pela terra a cada 75-76 anos. O primeiro registro de sua passagem ocorreu em 240 a.C. Em algumas ocasiões ele aparece bastante brilhante e visível, mas noutras ele é quase imperceptível a olho nu.

Ele dará as caras novamente no dia 28 de julho de 2061. Caso eu esteja vivo – o que é muito difícil – contarei com 84 anos. Terei a grata satisfação de vê-lo pela segunda vez.

*

Bancários de 18 estados decidiram acabar com a greve após 21 dias de paralisação. No início, bancários pediam 16% de reajuste e os banqueiros ofereciam 5,5%, chegaram a um consenso nos 10% de aumento. O estado do Rio Grande do Norte não aparece na lista dos estados que decidiram paralisar a greve.

*

O ex-jogador Zico não conseguiu as cinco assinaturas necessárias para poder concorrer ao cargo de presidente da FIFA. A instituição tem 204 filiados (mais do que a ONU, que tem 191). Nem o Brasil apoiou a candidatura do Galinho de Quintino Bocaiúva.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *