Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

1

O prefeito de Governador Dix-sept Rosado, Anaximandro Vale (DEM), sancionou lei de sua própria autoria, aprovada pela Câmara Municipal, que reduz em 15% os vencimentos do prefeito, vice-prefeito, secretários municipais e cargos em comissão. A medida busca atender as regras da Lei de Responsabilidade Fiscal, tendo sido tomada em razão da queda de receitas próprias e das transferências constitucionais.

Não se trata de caso isolado. Vários gestores do país, inclusive a presidente Dilma Rousseff, reduziram os vencimentos próprios e de cargos comissionados. É uma forma de diminuir as constas públicas, que também sofrem em razão da crise financeira que corrói o país.

*

Por falar em crise, o FMI prevê que o PIB brasileiro terá recessão de “– 3%” em 2015. A Índia deverá crescer mais de 6%, e a média mundial será de 3%. A única outra potência que também sofrerá recessão será a Rússia, – 3,6%, país que sofre com guerras e sérios embargos econômicos.

Com o dado, o Brasil passará de sexta para nona potência econômica mundial. Em dezembro de 2011 o então ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que em 2015 já deveríamos ter passado a França e se tornado a quinta economia do mundo. Errou feio, enganou feio.

*

Através do Decreto nº 8.537/2015, publicado ontem no Diário Oficial da União, a presidente Dilma Rousseff regulamentou a meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos em todo o país. 40% de todos os ingressos deverão ser destinados a estudantes, pessoas com deficiência física e jovens de baixa renda, os quais terão direito a um desconto mínimo de 50% no valor da senha.

O decreto entende como jovem de baixa renda aquele que tem entre 15 e 29 anos, cuja a renda mensal da família não ultrapasse dois salários-mínimos.

*

O Verão das Antigas, evento mais esperado do chamado “veraneio” em Tibau, já tem data para acontecer, 08 de janeiro, uma sexta. As atrações ainda não foram divulgadas pelos organizadores.

*

A OAB divulgou ontem a lista dos aprovados, em todo o país, na segunda e última fase do Exame de Ordem. Através do meu amigo Eudes Diego do Vale, quero parabenizar a todos os aprovados na região de Mossoró. O mercado receberá em breve novos profissionais para o exercício desta função tão importante para a consolidação da democracia.

O ex-deputado federal Laíre Rosado também figura na lista de aprovados. Meus parabéns.

De Governador Dix-sept Rosado vi os nomes de Adriana Felipe da Silva (Adriana do cartório) e Francisco Rodrigues (Tantico). Sucesso a ambos.

*

PATRONOS DE RUAS. Geraldo Xavier de Medeiros. Personagem bastante conhecido em Mossoró, dono da funerária São Pedro. Seu Geraldo da Funerária morreu em 2006, aos 62 anos.

Compartilhe

Uma resposta

  1. Agora só falta a Câmara Municipal de Gov. Dix-Sept Rosado seguir o bom exemplo do Prefeito e reduzir os subsídios dos Vereadores. O bom senso recomenda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *