Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

2

Ontem, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o inquérito que investiga a senadora Gleisi Hoffman ficará sob a relatoria do ministro Dias Toffoli. Algumas vozes defendiam que o responsável deveria ser o ministro Teori Zavascki, que está à frente dos inquéritos relacionados à operação Lava-Jato. O STF, no entanto, entendeu que o caso da senadora não tinha relações com mencionada operação. Assim, por ser um fato novo, deveria ser distribuído por sorteio.

Na mesma sessão o STF entendeu que a Justiça Federal de Curitiba (leia-se juiz Sérgio Moro) não tinha competência para processar e julgar os demais réus deste caso envolvendo a senadora Gleisi Hoffman, vez que os fatos ocorreram em São Paulo. Desta feita, o processamento e julgamento se darão na Justiça Federal de São Paulo.

*

Apesar de o Direito Eleitoral ser presente no dia-a-dia de todos os operadores do Direito e da sociedade em geral, é bom destacar que a cadeira não é obrigatória nos cursos de Direito. Ele entra na lista de cadeiras optativas, ao lado de Direito Agrário, Direito das Minorias, Criminologia, entre outras. Caso queira, o acadêmico de Direito pode terminar o curso sem ver nada de Direito Eleitoral.

*

Nas quatro partidas de ida pelas quartas-de-final da Copa do Brasil, realizadas ontem, o único time que praticamente garantiu sua passagem para a próxima fase foi o São Paulo, que venceu o Vasco por 3-0 no Morumbi, com dois gols de Pato. Fluminense x Grêmio ficaram no 0-0 e vão decidir a vaga no Rio Grande do Sul.

*

Cruzar a ponte nova, que une o Alto da Conceição ao Planalto 13 de Maio, no período noturno, se tornou uma atividade de risco. Bandidos oriundos da favela do Pantanal estão interceptando os veículos quando estes diminuem a velocidade para passar no radar existente no trecho. Há relatos de casais que foram pegos e amordaçados pelos meliantes. O alerta para evitar o local parte dos próprios policiais.

*

O uso de cartões amarelo e vermelho pelos árbitros só surgiu em 1970. Antes, as advertências e expulsões eram verbais ou por gestos. Na Copa do Mundo de 1966, num jogo entre Argentina x Inglaterra, com árbitro alemão, a confusão foi geral devido a difícil interpretação dos comandos. Ao ver toda aquela situação, o árbitro inglês Ken Aston teve a ideia do uso dos cartões. A Fifa adotou a regra na Copa do Mundo de 1970.

*

Ao analisar os aumentos de alíquotas propostas pelo governador Robinson Faria (PSD), vi que ele não está apresentando nenhum despautério. Nossas alíquotas estão entre as menores do Brasil, ele está apenas colocando-as na média dos demais estados do país. Só espero, como contribuinte, que o valor arrecadado – caso as propostas sejam aprovadas – sejam bem usadas em benefício da coletividade.

Compartilhe

2 respostas

  1. Dias Toffoli e Gleisi Hoffman são PTralha$.

    O cidadão brasileiro já sabe perfeitamente que os PTRalh$a são capazes de tudo. Inclusive, defender a quadrilha de bandidos, chamar o ladrão Zé Dir$eu de “herói nacional” KKK, blindar o ”chefe” da quadrilha eh! eh! eh! , e de quebra, quebrar a Petrobras e o Brasil.

    Xô PTralha$. O povo está com nojo de vocês.

  2. A Uern privou-me da cadeira de eleitoral devido a incompatibilidade de horários. Era para estar na grade do curso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *