Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

Apesar de todos os tropeços do governo de Dilma Rousseff (PT), sou contra o impeachment. O motivo é prosaico. O cidadão brasileiro tem que aprender a votar. Tem que sofrer para sentir na pele o peso do voto.

Caso ocorra o impeachment e novas eleições sejam realizadas, o cidadão ficará com a sensação de que pode errar, de que se não escolher um bom candidato é só substituí-lo nos meses seguintes. Deste modo, ele nunca aprenderá a votar.

O cidadão tem que sofrer os efeitos de um mau governo, de quatro anos de má gestão, para só assim ele pensar trocentas mil vezes antes de votar.

Comecei falando da presidente, mas a regra se aplica a todas as esferas. O Brasil precisa estancar esta tendência de a Justiça Eleitoral dar a palavra final. Ao povo que deve ser dada esta decisão.

*

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ-RN) divulgou ontem o resultado da prova oral para o concurso da magistratura. O edital prevê a convocação de 40 aprovados, com possibilidades reais de serem chamados bem mais do que este número durante a validade do concurso. Mais de cem candidatos foram aprovados nesta última fase eliminatória.

Daqui quero parabenizar o amigo dix-septiense Diogo Altorbelli, aprovado com média 6,86. Mês passado o parabenizei aqui pela aprovação, também em última fase, para o concurso de juiz do TJ-CE.

Agora cabe a ele escolher onde quer ser juiz, no Rio Grande do Norte ou se no Ceará. Uma dúvida que muitos sonham em ter.

*

Muitas matérias na imprensa mostrando a seca torrencial que está atingindo várias regiões do Nordeste. A Inter TV Cabugi mostrou uma série de reportagens de cortar o coração, mostrando situações de extrema calamidade, com escassez desesperadora de água.

O mais triste de tudo é que as previsões para o próximo ano são as piores possíveis. Meteorologistas preveem que o fenômeno El Niño (aquecimento das águas do Pacífico) será tão forte quanto em 1997, quando 20 mil pessoas morreram em decorrência das alterações climáticas promovidas pelo evento.

Por ora, o que cabe aos consumidores é poupar água o máximo possível, e torcer para que as autoridades e cientistas encontrem soluções para amainar os efeitos do fenômeno.

*

Entre 2011 e 2015 aumentou em 67% o número de brasileiros que deixam o país de forma definitiva. No ano passado, 13.288 pessoas foram a Receita Federal pegar a Declaração de Saída Definitiva. Estima-se que um número bem maior saia sem formalizar o ato. Crise econômica, insegurança e desilusão com os políticos são os principais motivos alegados para a debandada. Canadá e Austrália, que recebem muito bem os brasileiros, são os destinos mais comuns. Muitos querem ir para os EUA, mas as exigências são bem maiores.

*

Uma boa pedida para este sábado é reviver os anos 80 no Sélect Nouveau. A partir das 22h os acordes oitentistas começam a soar.

*

As ações em desfavor da ex-prefeita Cláudia Regina e da ex-governadora Rosalba Ciarlini irão para votação nas próximas sessões do TSE. A ministra Thereza Moura, que estava com os 12 processos, os encaminhou para a secretaria responsável por inseri-los na pauta. A expectativa é que todos sejam julgados numa única sentada.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *