Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

3

Ontem, o governo federal, através do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, anunciou as medidas que adotará para equilibrar as contas nos cofres públicos. Entre as medidas estão a suspensão de novos concursos públicos, a suspensão de aumentos para o funcionalismo e a recriação da CPMF. Segundo o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), 75% do sacrifício será feito por terceiros, e não pelo governo federal.

Ao terminar de assistir a matéria, eu senti que o brasileiro é igual aquele sujeito que empurra o carro alegórico no sambódromo. Ele se sacrifica, sua a camisa, enquanto meia dúzia de sortudos se exibe e samba, sem esforço algum.

*

Infectologistas de todo o mundo estão preocupados com a retomada do crescimento de portadores do vírus HIV nos próximos anos. A razão é simples. A atual geração não viveu os anos 80 e 90, quando a AIDS era altamente letal. O medo de contrair a doença fazia as pessoas se precaverem quando transavam com estranhos. Como atualmente não existe mais todo este pavor, a nova geração tende a relaxar e não se prevenir.

A diminuição das campanhas educativas também vem contribuindo para que a doença seja esquecida.

*

Em 15 de abril de 1995, num jogo válido pelo Campeonato Paulista, no Parque Antarctica, o Palmeiras venceu a Portuguesa por 3 – 0. Até aí nada demais, apenas um resultado previsível para um time que jogou bem melhor. Um fato ocorrido no final do jogo, entretanto, prejudicou sobremodo o time alviverde e seu patrocinador, a Parmalat.

Tonhão, zagueiro do Palmeiras, após trocar de camisa com um adversário, usou-a para limpar as chuteiras e depois a jogou no chão e a chutou para longe. O gesto de desrespeito deixou os torcedores da Portuguesa revoltados.

Luís Iaúca, conselheiro da Portuguesa, dono de dez padarias e presidente do Sindicato dos Panificadores do Estado de São Paulo, resolveu boicotar e orientar todos a boicotarem a Parmalat, não comprando seus produtos.

Tal foi o primeiro passo para que a parceria entre a empresa e a equipe paulista acabasse, no ano 2000. Depois deste ano, ambos degringolaram. O Palmeiras foi rebaixado para a série B em 2002 e a Parmalat faliu em dezembro de 2003.

*

A rádio Jovem Pan AM assumiu de vez a voz da direita na radiofonia brasileira, assim como fez a Veja no mundo editorial. Os programas da emissora detonam o governo sem dó. O ápice é o programa “Pingos nos Is”, que vai ao ar todos os dias às 18h. Nele, o jornalista Reinaldo Azevedo ataca de forma contundente e agressiva o governo petista. Azevedo não mede palavras nem ameniza nos adjetivos. Mostra-se irado, tal e qual um repórter policial comentando um estupro de uma criança.

*

PATRONOS DE RUAS – Alcides Paula. Nascido em 18/08/1918. Foi 2º Tenente do Exército Brasileiro, tendo servido durante a Segunda Guerra Mundial. Foi diretor da empresa “Paula Irmãos e Companhia”, criada em 1913. Agropecuarista, sua fazenda, Santa Júlia, na BR-304, foi atualmente transformada em bairro. Morreu em 01º/08/2004.

*

Voltando ao assunto da primeira nota, um dos cortes do governo federal atinge a transposição das águas da Bacia do Rio São Francisco. Cada dia o sonho do nordestino de ter água em abundância fica mais distante.

*

Leio na coluna de Bruno Barreto, n’O Mossoroense, que os autores do blog apócrifo Paulo Doido foram condenados a penas pecuniárias que oscilam entre R$ 5 mil e R$ 10 mil.

Que o caso sirva de exemplo. Valer-se de blogs apócrifos e de fakes não é atitude de pessoas corajosas e de caráter. O mesmo vale para quem solta indiretas nas redes sociais. O sujeito que é homem deve dizer o que pensa de forma clara e objetiva.

Compartilhe

3 respostas

  1. O governo PTralha conseguiu a façanha de quebrar o país e a PTrobras em 13 anos, e agora quer que o povo pague a conta. Pode?????

    A volta da CPMF não vai passar pelo congresso. Até os aliado$ do governo desastroso são contra. E agora, PTralha$??????

    Quanto a transposição das águas do Rio São Francisco, o povo daquela região está dizendo que, com quatro anos de seca, a água está faltando até para eles.

    Quanto ao Reinaldo Azevedo, se você voltar no tempo verá que ele está agindo da mesma forma que os PTralha$ agiam antes de assumir o poder. Os PTralha$ gritavam FORA a torto e a direito, e nunca os governos de direita vieram a publico dizer que o PT estava querendo dar um GOLPE.

    Alem dos gritos, escreviam FORA em faixas e muros de norte a sul do país. Resumindo, hoje eles estão provando do mesmo veneno.

    É pouco? É!!!

    Em breve, o boneco inflável (Pixuleko) do Lula presidiário em Mossoró e Natal.

    FORA Dilma e leve todos PTralha$, simpatizantes e coniventes com a roubalheira, juntos.

    A Venezuela e a Bolivia são os melhores caminho a seguir. Lá, vocês estarão em ”casa”.

    XÔ!!!

  2. Quem realmente deu um GOLPE no povo brasileiro, foi a presidente ao mentir para a população durante a campanha de 2014, dizendo em todos os seus discursos que o Brasil estava as mil maravilhas, quando na realidade já estava quebrado. Só os que votaram nela acreditaram. Tontos, tolos, desinformados, ou idiotas?????? Na minha ótica, tudo junto e misturado.

    Eu, que nunca votei em bandidos para chegarem ao poder, agora vou ter que pagar a conta.

    Ah! Quem deve puxar o comboio dos PTralha$ e seguidores rumo a Bolívia ou a Venezuela (livre escolha), é o ex presidente e chefe dos PTralha$. Aquele mentiroso que enriqueceu e enricou o filho as custas de dinheiro sujo.

    Após os EUA fazerem as pazes com Cuba, aquele país tem tudo para no futuro voltar a ser sério, democratizo, honesto e civilizado. Os PTralhas detestam isso. O bom mesmo é eles viverem em países esculhambados e corruptos ate a medula. Bolívia e Venezuela será o melhor destino para esses bandidos/pulhas e safados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *