Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

2

Mais de 70 quilômetros separam o extremo leste (sítio Chafariz) do extremo oeste (sítio Bonsucesso) da cidade de Governador Dix-sept Rosado. Sua enorme área territorial a coloca como sexto maior município do Rio Grande do Norte neste quesito.

Ontem, em razão do meu ofício, estive no sítio Chafariz, que fica numa área limítrofe entre Governador, Upanema e Mossoró. Para alguns órgãos, Chafariz faz parte de Mossoró; para outros, Governador; e para outros tantos, Upanema.

Partindo da zona urbana de Governador são quase 40 quilômetros para se chegar à localidade, distância semelhante se partindo de Mossoró e Upanema.

No trajeto que fiz, quase integralmente em estrada de terra, salvo 03 km de asfalto (BR-110), me deparei com um cenário desolador: muita poeira, vegetação seca, animais com costelas à mostra e imóveis abandonados. Os nativos com quem conversei, todos derramaram lamúrias pela falta de chuvas.

O homem campesino está sofrendo.

Só vi água em certa abundância no meu destino, o sítio Chafariz, onde tem uma barragem que recebe água da barragem de Umari e desemboca no rio Mossoró.

Apesar de não existir entendimento pacífico em relação à que cidade pertence a comunidade, Mossoró leva certa vantagem, até porque um líder político com atuação no município tem origem na região, o vereador Manoel Bezerra, que passa seus fins de semana no local, onde possui uma vistosa casa em azul e branco.

Para a Justiça Eleitoral, Chafariz pertence a Mossoró, o que agrada muito ao vereador Manoel Bezerra, vez que lá é seu principal reduto eleitoral.

Cumprida a missão no sítio Chafariz, peguei a estrada de volta, desta feita por uma estrada carroçável que une a BR-110 (Mossoró – Upanema) a RN-117 (Governador – Caraúbas).

No trajeto tive a grata satisfação de conhecer o senhor Osmar Vicente, que outrora incentivou bastante o futebol dix-septiense. Eu nem ao menos sabia que ele ainda era vivo, até porque há um assentamento na região que leva seu nome, e geralmente as homenagens alcançam apenas os falecidos.

Também passei por um poço público construído em 1937 no sítio Pitombeira, quando o governador era Rafael Fernandes. A família Rosado possuía propriedades na região, daí ter usado de sua influência para conseguir a obra, que funciona até hoje.

Foram mais de três horas percorrendo caminhos tortuosos em cima de uma moto. Cansativo é, mas cada diligência realizada em regiões distantes nos traz experiência. Além disso, nos faz ver o quanto o povo que vive na zona rural é sofrido. Vive não, luta. O que vi foram pessoas lutando (pela sobrevivência), não vivendo.

Compartilhe

2 respostas

  1. Caro amigo, se não estou enganado, município de Gov. Dix-Sept Rosado, tem 100kms de extensão no sentido leste/oeste, iniciando no sítio chafariz se estendendo até o rancho do povo, onde o Rn faz fronteira com o vizinho estado do Ceará. Então vai mais além um pouco do que o nobre amigo relatou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *