Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

1

Virou febre entre os nutricionistas que possuem contas nas redes sociais incentivar seus seguidores a cumprir 30 dias de atividades físicas e alimentação saudável, é o #Desafio30Dias. Cada nutricionista sugere o que o seguidor deve fazer, mas no geral recomendam para o período a prática diária de exercícios físicos e a eliminação de doces, frituras e alimentos enlatados da dieta.

Quem se submete ao desafio consegue perder entre 05 e 10 kg. Encerrado os 30 dias, e empolgado com o resultado obtido, o paciente tende a continuar com sua vida saudável. Trata-se apenas de uma tática para convencer as pessoas a fazerem uma reeducação alimentar e inserirem a prática de atividades físicas em seus cotidianos.

 

Falando nisso, o sistema municipal de Saúde possui uma unidade voltada exclusivamente para quem está acima do peso. Funciona na Rua Duodécimo Rosado, bairro Nova Betânia. A equipe multifuncional conta com educador físico, psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo, enfermeiro, assistente social, médico e auxiliares administrativos.

Segundo Roberto Faustino, diretor do Centro de Obesidade, não há filas de espera para atendimento. Assim, quem tiver interesse é só se dirigir ao local. As atividades acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h, e das 13h às 17h. O telefone para contato é o 3315-2607.

*

A equipe do Flamengo – RJ está desde segunda-feira na capital do estado, onde enfrenta hoje o Avaí – SC, em jogo válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. É a primeira vez que a Arena das Dunas sediará um jogo de série A do Brasileirão. A equipe carioca joga sem Paolo Guerrero e sem Pará, mas terá a volta do zagueiro-intelectual Wallace. O jogo está marcado para as 21h.

*

Voltando a questão da saúde, o município está promovendo até sexta a semana de atenção à saúde do homem. Faz parte da programação anunciada a realização de exames de sangue, consultas médicas e aferição da pressão arterial. Para ter os benefícios, o homem deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.

*

O quiproquó na Câmara Municipal ontem foi grande. O debate principal girou em torno das altercações envolvendo linheiros de outras cidades e o município de Mossoró.

A prefeitura definiu quatro pontos de embarque e desembarque na cidade, dependendo da região de origem dos passageiros. Os que vêm de Governador Dix-sept Rosado e cidades vizinhas, por exemplo, ficam na conhecida Praça da Pirâmide, no bairro Belo Horizonte.

A prefeitura não proíbe que o passageiro seja deixado no seu destino, mas quer que ele volte para o local de embarque utilizando-se do sistema local de transporte público (coletivos, táxis ou moto-táxis).

Com as novas regras, a prefeitura busca valorizar e promover o transporte público local e desafogar o trânsito no Centro da cidade, onde antes ficavam os pontos de embarque e desembarque de todas as cidades.

Os linheiros reclamam justamente da distância dos pontos para o Centro da cidade, e dizem que muitos passageiros estão deixando de vir para Mossoró porque não tem como arcar com as despesas de volta para a região de embarque.

Pela situação, os vereadores acham a medida acertada, precisando apenas de algumas melhoras; pela oposição a gritaria é geral. Dizem que o comércio de Mossoró quebrará caso as novas regras sejam mantidas.

A questão é tormentosa, sobretudo por atingir a economia local num momento de grande crise, mas é inegável que as novas regras têm suas vantagens, sobretudo por desafogar várias regiões no Centro da cidade as quais anteriormente eram tomadas por carros de outras cidades.

*

Por falar em Câmara Municipal, o circo, como conhecemos hoje, surgiu em 1768, na Inglaterra, pelas mãos do militar Philip Astley. Ele criou um ambiente fechado para apresentações com cavalos, palhaços, acrobatas e equilibristas. Antes, os artistas se apresentavam em feiras livres e outros locais de aglomeração humana, eram os chamados saltimbancos, que existiam desde a Idade Média.

No Brasil, o palhaço passou a ser uma figura cômica, falante e engraçada. Na Europa, o palhaço é mais quieto, chamando a atenção apenas pelas expressões faciais e pelas mímicas. Foi o brasileiro que inventou isso de o palhaço contar piadas, brincar com o público etc.

*

Nesta data, em 1666, começava o maior incêndio da história de Londres, Inglaterra. O fato tétrico destruiu 13 mil edifícios, quase dois terços da cidade.

*

PATRONOS DE RUAS. Nilo Peçanha – Nasceu em Campos/RJ, no ano de 1867. Teve uma longa carreira política em seu estado natal, exercendo os cargos de deputado federal, senador e governador. Foi eleito vice-presidente da República para o período 1906-1910. Assumiu a presidência em 1909, com a morte do presidente Afonso Pena. Durante sua gestão lutou para amainar os efeitos da seca no Nordeste. Foi o criador da Inspetoria de Obras Contra as Secas. Morreu em 31/03/1924.

Compartilhe

Uma resposta

  1. Ora, se durante milhões eu serei apenas osso (pós morte), por que me preocupar agora com o meu peso, com barriga, gordura, etc?

    E viva os gordos. Viva a Picanha com uma senhora capa de gordura. Viva o Mocotó de Boi. Viva o Jabá. Viva o Toucinho. Viva a Feijoada.

    Quanto as Nutricionistas, se essa moda pega, daqui há algum tempo elas não terão mais como ganhar dinheiro. O povo vai estar sadio graças ao tratamento free via redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *