Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

1

Dois são-miguelenses trabalham como garçons na tradicional Cantina Gigio, bairro de Pinheiros, em São Paulo. Até aí nada demais, muitos potiguares exercem o mesmo ofício no Sudeste do país. A coincidência reside no fato de os dois trazerem em seus nomes uma homenagem ao ex-líder da banda The Beatles, com uma pequena diferença, um se chama Jonh Lennon (Henrique de Freitas) e o outro, John Lennon (do Rego Barros). No caso do primeiro, o escrivão trocou as posições das últimas duas letras do primeiro nome.

Para não confundir, o gerente do estabelecimento determinou que o mais alto seria chamado de John e o mais baixo de Lennon. “John é nome de gente alta; Lennon é nome de gente baixa”, defendeu com ar de certeza o gerente, como se tivesse prova científica daquilo.

Costumeiramente os dois são alvo de brincadeiras por parte dos clientes, os quais – no mais das vezes – pedem que eles deem uma palinha. Os dois não se incomodam, mas não entendem o espanto por se chamarem John Lennon. Na escola primária que frequentavam, em São Miguel, havia uns dez com esse mesmo nome.

Mas por que há tantas pessoas com o nome do ex-Beatle em São Miguel? A explicação mais corrente é que uma banda foi formada nos anos 80 para homenagear o quarteto inglês, e tal banda animou muitos bailes, que geraram muitos namoros, que geraram casamentos e que geraram filhos…

A Cantina Gigio recebeu recentemente mais um são-miguelense para trabalhar como garçom, mas este não traz no nome uma homenagem ao ex-Beatle, apesar de também se chamar John, só que Kennedy.

OBS. Resumo de um texto publicado na edição 106 da revista Piauí.

Compartilhe

Uma resposta

  1. Qual será o próximo: John Travoltal; John McEnroe; John John Florence?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *