Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

Figueirense, Vasco, Fluminense, Santos, São Paulo e Palmeiras avançam na Copa do Brasil. Caíram Atlético-MG, Flamengo, Paysandu, Corinthians, Ceará e Cruzeiro. Dois jogos hoje fecham a fase de oitavas de final. Os confrontos das quartas serão decididos através de sorteio.

*

O STF está na iminência de descriminalizar o uso da maconha em todo o país, no limite de dois cigarros (3g) para cada pessoa. Assim, se o sujeito for pego portando tal quantidade não sofrerá punição alguma. O peso muda de país para país. Em Portugal são 25g e na Espanha, 200g. No Brasil, ainda não há uma quantia específica, o que deixa o portador à mercê do julgamento inicial da autoridade policial. Ele que decide se a pessoa é usuária ou se é traficante.

No julgamento, o ministro Gilmar Mendes, relator do processo, votou pela descriminalização nos moldes acima. O ministro Edson Fachin pediu vistas, suspendendo o trâmite. A tendência, contudo, é que o voto do relator seja mantido. A decisão causará “repercussão geral”, ou seja, todos os juízes do país terão que segui-la.

*

O Partido Progressista (PP) fez uma consulta ao TSE para saber se o prefeito de Mossoró, Francisco José Jr. (PSD), poderá ser candidato à reeleição. Uma corrente, minoritária, defende esta tese.

O deputado federal Beto Rosado integra os quadros do PP.

*

Na semana passada, vi uma cena que mostrou como parcela de nossas crianças se alimenta mal e, ainda por cima, não possui educação ambiental. Eu seguia pela RN-117, sentido Mossoró-Governador, e – a minha frente – um ônibus escolar.

Nos dez minutos que permaneci atrás do ônibus vi uma verdadeira revoada de sacos vazios de batata-frita, de salgadinhos, caixinhas de achocolatado, latinhas de refrigerante e embalagens de bolinhos industrializados. Não foram poucos.

Além de demonstrar a péssima alimentação, o episódio também mostra como parcela das crianças não possui educação social nem ambiental. A pessoa jogar uma lata de refrigerante no meio da rua, na zona urbana, mostra falta de educação social, mas não necessariamente ambiental, vez que o serviço de limpeza urbana tende a recolher aquele objeto.

A pessoa fazer isso numa estrada, na zona rural, entretanto, é uma agressão ao meio ambiente, pois o objeto ficará lá por anos e anos, prejudicando a natureza.

Atenção senhores pais e professores, vamos educar melhor nossas crianças.

*

A FEMURN (Federação dos Municípios do RN) tomou duas decisões que darão o que falar. A primeira foi acabar com a ajuda financeira à Polícia Militar, ajuda esta geralmente dada por meio de oferta de alimentação e aluguéis de imóveis. A segunda é solicitar de volta os servidores cedidos a outros órgãos. No caso, se o servidor permanecer, este deverá ser pago com dinheiro do órgão que ele está servindo. As medidas visam a aplacar a crise financeira que atinge os municípios, com repetidas quedas de receitas e repasses.

*

O auditor fiscal municipal Eudson Lacerda (de preto) esteve na Associação dos Renais Crônicos de Mossoró para acompanhar a doação de um valor arregimentado por um grupo de amigos. Um gesto louvável, que merece muitos encômios. Só quem tem uma pessoa próxima em tratamento de diálise sabe como a rotina de um paciente crônico renal é penosa e sofrida, com três sessões semanais de quatro horas de duração. A associação visa sobretudo a dar assistência aos acompanhantes, que muitas vezes vêm com os pacientes de outras cidades e não possuem dinheiro para alimentação, nem locomoção. O fone da associação é o 3061-7487.

*

O empresário Emílio Odebrecht falou com dois ex-presidentes, FHC e Lula, para que estes usassem suas influências para soltar seu filho, Marcelo Odebrecht, preso na operação Lava-Jato. A resposta que ouviu é que não podiam fazer nada. Tal episódio mostra uma chama de esperança no fim do túnel. A gente percebe quando um país está mudando quando dois ex-presidentes já não são peixes.

*

Nesta data, em 1859, era perfurado o primeiro poço de petróleo. A façanha ocorreu nos Estados Unidos, sob o comando do maquinista Edwin Drake.

*

Hoje tem show de humor no Thermas Hotel e Resort, com o comediante Dion Queiroz. O evento começa com uma apresentação musical, às 19h.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *