Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

Ontem, a cidade de Governador Dix-sept Rosado viveu momentos de muita tensão. Logo cedo, um grupo de linheiros interditou a entrada da cidade, em protesto contra algumas medidas adotadas pela prefeitura de Mossoró no que tange ao transporte de passageiros entre as duas cidades.

Polícias civil e militar, guarda civil mossoroense e imprensa estiveram presentes na manifestação. No auge do quiproquó três pessoas foram presas, entre estas o vereador dix-septiense Evandro Carlos e o ex-vereador Antonio Bolota.

Muitas imagens e vídeos do episódio foram espalhados nas redes sociais, especialmente em grupos de WhattsApp. O protesto foi destaque nas duas edições do RN TV, o maior telejornal do estado.

Num áudio divulgado pelo WhattsApp, o prefeito de Governador Dix-sept Rosado, Anaximandro Vale (DEM), mostrou um tom conciliatório. Disse que já se reuniu com o prefeito de Mossoró e com os linheiros de sua cidade a fim de buscar uma solução pacífica para a querela, sem ter logrado êxito naquele primeiro momento, mas que uma nova reunião deverá ocorrer semana que vem, com os prefeitos de Mossoró e das demais cidades da região.

Anax não relutou, contudo, em criticar a truculência que foi usada por alguns durante a manifestação. Frisou ainda a importância do trabalho dos linheiros para a população dix-septiense.

O consenso ainda não chegou, mas todos torcem que ele chegue o quanto antes. O clima de tensão prejudica a todos.

*

Nesta data, em 1989, morria um dos maiores expoentes do rock nacional, o cantor e compositor baiano Raul Seixas. Para muitos um gênio, para outros um cantor com algumas músicas boas, para outros um anticristo.

A obra que Raul deixou é venerada e admirada até hoje, 26 anos após a sua morte. Como ele bem profetizou: “Os homens passam, as músicas ficam”. Como ocorre todos os anos, vários eventos pelo Brasil são realizados para relembrar a obra e a vida do mago Raulzito.

No Rio Grande do Norte, o tributo que ocorre na cidade de Alto do Rodrigues leve centenas de raulseixistas à cidade. Neste ano não foi diferente. Muitos fãs se encontraram na primeira semana do mês para “discutir Raul Seixas”, e não Carlos Gardel (quem é fã entende).

Hoje, em Mossoró, haverá uma homenagem ao cantor no restaurante Malagueta, que funciona na Rua Duodécimo Rosado, logo no início, próximo a clínica Alexandre Diógenes.

#TocaRaul

*

Ontem, pela Copa do Brasil, o São Paulo perdeu em casa para o Ceará por 1-2. O bom do futebol é isso. Tal resultado era totalmente inesperado. Enquanto o time paulista está na cabeceira da tabela do Brasileirão Série A, o Ceará é o lanterna da Série B. Ninguém jamais entenderá o futebol.

No Maracanã o Fluminense penou para vencer o Paysandu por 2-1, com o gol da vitória saindo apenas nos acréscimos do segundo tempo. A salvação do tricolor das Laranjeiras foi o goleiro Júlio César, que fez defesas excepcionais. Vale frisar que se trata do terceiro goleiro da equipe, vez que Diego Cavalieiri e o reserva direto, Kléver, estão contundidos.

*

Na segunda metade do Século XVI, período do Brasil-Colônia, uma epidemia de varíola matou muitos índios. Em algumas tribos morreram 09 entre cada 10 integrantes. Tal resultou em muitos indígenas sozinhos, sem pais, filhos, irmãos etc.

A solução que eles encontraram para saciar a fome e poder continuar vivendo foi se oferecer como trabalhador para senhores de engenho. Compadecidos com a situação, alguns os acolhiam, no entanto, não os direcionavam para o trabalho escravo, ante a inaptidão deles.

Os indígenas passaram a morar nas casas dos senhores de engenho, mas não como escravos. A eles eram destinadas outras tarefas mais leves, do cotidiano. Nem eram da família, mas também não eram distantes como os escravos. Surgiu assim a figura do agregado, até hoje existente em alguns lares brasileiros.

*

O prefeito Francisco José Jr., em pronunciamento feito como presidente da Femurn (Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte), mostrou a importância dos municípios para o cidadão e a injustiça que existe na divisão dos tributos nacionais, onde a maior fatia do bolo fica com o governo federal. O prefeito aproveitou para mostrar dados que demonstram a difícil situação financeira pela qual passa as cidades potiguares.

*

Amanhã, dia 22, o Hotel Thermas será palco do “Mossoró Soul Jazz” com a atração internacional Billy Paul, uma lenda da música negra estadunidense e vencedor do Grammy, maior premiação da música mundial. O acontecimento é uma oportunidade única de acompanhar um grande show internacional sem sair de Mossoró, única cidade do Nordeste a receber o artista consagrado.

O público pode escolher entre mesa e camarote para assistir Billy Paul e os sócios com cartão passaporte terão desconto de 30% em ambos. O camarote para o show de Billy Paul terá capacidade para 12 pessoas e open bar com vodka, whisky 12 anos, refrigerantes, água com e sem gás e mesa de frios. As mesas para 04 pessoas são divididas em 3 categorias (ouro, prata e bronze) com valores que variam de acordo com a proximidade com o palco. Outras informações e vendas com o departamento de eventos do Thermas pelo (84) 3422-1200.

*

O deputado federal Eduardo Cunha (PMDB), denunciado ontem por envolvimento no Lava-jato, começou sua carreira como aliado do ex-presidente Fernando Collor, exercendo, durante seu governo, o cargo de presidente da Telerj, uma indicação do então seu amigo PC Farias.

Segundo a imprensa da época, o tesoureiro PC Farias não trabalhava só, comandava uma equipe com mais dez pessoas, e Eduardo Cunhas é apontado como integrante deste grupo, fato que ele sempre negou.

Vê-se que seu histórico explica muita coisa.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *