Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

1

I – De uns anos para cá, a percepção da homossexualidade aumentou exponencialmente. Outrora, víamos um homossexual aqui e outro acolá, hoje é comum nos depararmos com gays em todos os lugares, de igrejas a bares, o que, inclusive, ensejou o bordão “o mundo é gay”. Não sei se o número de homossexuais aumentou ou se sempre foi o mesmo. Pode ser que antes as pessoas não se sentissem tão à vontade para exporem suas opções sexuais, como ocorre presentemente.

*

II – O grande impulsionador desta nova ordem social, com homossexuais sendo cada vez mais aceitos e respeitados na sociedade, foi a televisão. Dos anos 90 para cá, muitos novelas e séries mostraram casais gays. Nas décadas de 70 e 80 eles já apareciam, mas de forma bem sutil. O grande divisor de águas foi os anos 90. Eu arrisco dizer que o casal Sandrinho e Jefferson, da novela A Próxima Vítima (1995), foi o primeiro casal homossexual mostrado com naturalidade. Lembro-me bem que na época foi uma revolução. O ator André Gonçalves, que interpretava um dos personagens, chegou a ser agredido na rua.

*

III – De lá pra cá os casais homossexuais passaram a ser uma constante na teledramaturgia nacional, em especial nas novelas de Aguinaldo Silva, um gay assumido. Na novela Por Amor (1996), um homem deixa a esposa para viver com outro. Até o parnasiano e convencional autor Manuel Carlos se rendeu à onda, com Mulheres Apaixonadas (2003), cujo o nome já sugere o enredo.

*

IV – Como a vida imita a arte (Oscar Wilde), a sociedade assimilou essa naturalidade de uma relação homossexual. Os gays se sentiram mais livres e credores de um tratamento igual, exatamente como nas novelas. E vêm conseguindo. Muitos direitos dos casais héteros já foram estendidos para os casais homoafetivos, inclusive o casamento, que recebe na seara homossexual o termo “união civil de pessoas do mesmo sexo”.

*

V – A cada dia uma nova conquista. A última teve repercussão mundial. A decisão, da Suprema Corte Americana de que todos os estados do país tinham que reconhecer o casamento entre pessoas do mesmo sexo. O presidente Barack Obama vibrou com a decisão. A presidente Dilma Rousseff também. Ambos elogiaram os gays pela conquista em suas redes sociais

*

VI – Igualdade de direitos é aceitável e é justo, o que não pode é ter privilégios, como alguns estão querendo. Nenhum estrato social está acima do outro. Nossa Constituição Federal diz que somos todos iguais perante a lei.

*

A Indian, primeira montadora americana de motocicletas, entrará no mercado brasileiro a partir de outubro. A moto mais em conta da Indian é a Scout 1130 cilindradas, que custa US$ 11 mil nos EUA. A montadora foi fundada em 1901, dois anos antes da Harley-Davidson.

*

I – Os jogos Pan Americanos não servem de parâmetro para as Olimpíadas. Dos 141 atletas brasileiros que ganharam medalhas nos jogos Pan Americanos de Guadalajara (2011), apenas 13 repetiram o feito na Olimpíada de Londres (2012). No geral, o Pan não é uma competição atrativa para os melhores atletas.

*

II – Até hoje o basquete brasileiro se orgulha de ter derrotado o dos EUA e levado o ouro na final dos jogos Pan Americanos de Indianápolis, em 1987. O que pouca se divulga é que os EUA não jogou com seu time principal, justamente pela pouca importância dada ao torneio. Nas olimpíadas do ano seguinte, em Seul, a equipe do Brasil ficou apenas em quinto lugar.

Compartilhe

Uma resposta

  1. Os gays realmente estão em toda parte e quase assumindo o poder. Futuramente o casal hétero que não tiver um viado ou um sapatão entre os seus filhos, não fará parte da sociedade moderna. Eu ainda prefiro ter um filho macho, e uma filha ‘feme’. Mesmo que ele seja visto como raparigueiro, e ela dando pra tudo que é macho.

    Quanto a equipe de basquete americana que disputou o ultimo PAN, a mesma foi formada a partir de uma equipe de uma universidade daquele país. Os gringos nunca deram importância ao PAN. Mesmo assim, são os que mais levam medalhas de ouro para casa. Enfim, são os melhores. Indiscutivelmente.

    DIA 16 vá as ruas e diga NÃO ao governo PETRALHA CORRUPTO.

    Ou você diz NÃO, ou o país vai parar no fundo do poço. É apenas uma questão de tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *