Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

1

O problema da falta de água tende a se agravar nos próximos anos. Os reservatórios estão secando numa velocidade diretamente proporcional ao crescimento da população. A única dúvida é quando o colapso total ocorrerá. 20 anos, 50 anos?

Em Mossoró, a Caern já começou a tomar medidas para manter ao máximo os reservatórios e conter o consumo. Para manter os reservatórios, a Caern vem sendo bastante rigorosa para aprovar novos empreendimentos residenciais. Recentemente uma construtora deixou de levantar três mil casas pois não recebeu o aval da companhia de águas. Para conter o consumo, a companhia começou a fazer rodízios. Onde havia água 24 horas por dia passará a ter 12 horas a cada 48.

Todos os esforços devem ser feitos para garantir o abastecimento o máximo de anos possíveis. É melhor ter água em menor fluxo do que não ter água nenhuma.

*

O vídeo de uma professora agredindo um aluno no Colégio Sagrado Coração de Maria foi o assunto mais comentado nas redes sociais nos últimos dias. Nas imagens, captadas pelo circuito interno da escola, a educadora Oscarina Gurgel aparece empurrando a cabeça de um aluno de nove anos com a palma da mão, num gesto totalmente inconsequente e revoltante, sobretudo pra quem é pai ou mãe.

Levada ao Judiciário pelos pais da criança agredida, a educadora Oscarina Gurgel fez uma transação penal com o Ministério Público, fazendo-a se livrar do processo ante o pagamento de um salário mínimo.

A instituição de ensino achou por bem manter a professora em seus quadros, apesar da pressão dos pais. Houve a notícia de sua demissão, mas tal não se deu. Ela continua na instituição de ensino.

O que a professora Oscarina fez não se faz. Não é daquele jeito que devemos tratar as crianças. Inadmissível que o gesto tenha partido de uma educadora, pois até as pessoas sem instrução já sabem que o caminho para bem educar não é mais o da agressão.

*

No final do mês chegará às livrarias a obra Só Por Hoje e Para Sempre, apanhado de textos que o cantor e compositor Renato Russo escreveu quando estava internado numa clínica carioca de reabilitação, nos idos de 1993. A produção dos textos fazia parte da terapia proposta pela clínica. Neles, Renato Russo fala de um “amor platônico” por Dado Villa-Lobos, seu companheiro de Legião Urbana; e do caso com Scott, um catador de lixo de Nova York por quem se apaixonou, provavelmente a pessoa que lhe passou AIDS. O livro tem 167 páginas.

*

O governo do Estado de São Paulo está desapropriando um imóvel na Avenida Paulista e neste pretende instalar um Centro de Memória da Diversidade Sexual, ou seja, um Museu da Viadagem.

*

Juízes e técnicos do Tribunal de Justiça estão desde o início da semana realizando correição na comarca de Governador Dix-sept Rosado. Trata-se de uma espécie de inspeção nos processos e nos procedimentos realizados na comarca.

*

Por falar em Governador Dix-sept Rosado, a cidade vem sendo palco de uma verdadeira força tarefa das polícias. A de trânsito vem fazendo blitzen constantes na cidade e a civil deslocou agentes para apurar feitos em andamento. A população de bem e ordeira agradece.

 *

PATRONOS DE RUAS – Felipe Camarão -. Indígena, nasceu no início do Século XVII, nas proximidades de Ceará-Mirim. Lutou em defesa do RN contra os holandeses. Adotou o nome de Felipe em homenagem ao rei Felipe IV, da Espanha. Era casado com Clara Camarão. Não há data precisa de seu falecimento.

Compartilhe

Uma resposta

  1. O que nos entristecem ainda, é que existem professores aqui da cidade de Mossoró numa forma irresponsável de corporativismo defendendo-a e julgando os pais e crianças por o resultado da agressividade da pseudoeducadora.VERGONHA. Meu filho ali não estuda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *