Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

A população prisional do Brasil – quarta maior do mundo – é de 607 mil pessoas, sendo que o sistema só comporta 376 mil vagas. Há, assim, um déficit de 231 mil vagas em presídios, o que dá uma taxa de ocupação de 161%. Na Rússia, terceira população carcerária do mundo, a taxa é de 94%, ou seja, ainda há vagas.

São Paulo lidera o ranking de população prisional, com 219 mil encarcerados, seguido de MG, 61 mil; RJ, 39 mil; PE, 31 mil; e PR, 28 mil.

A culpa pela superlotação em presídios se deve em grande parte às prisões temporárias e preventivas. 250 mil pessoas estão presas sem terem sido sentenciadas, e 2/3 delas serão condenadas à penas não privativas de liberdade. Ou seja, muitas foram mantidas ilegalmente.

O Brasil tem a cultura do encarceramento. Os magistrados relutam em aplicar penas alternativas, como prestação de serviços à comunidade e doações de cestas básicas. Há ainda a banalização da prisão preventiva. Tudo contribui para um sistema falido, sufocante e que não consegue atender ao seu fim, que é a ressocialização.

*

No último dia 29 de junho o time ABC completou 100 anos de fundação. O nome foi inspirado no Tratado do ABC, levado a efeito naquele mesmo ano pelo Barão do Rio Branco, uma aliança entre Argentina, Brasil e Chile. 15 dias depois, em 14 de julho, foi fundado o América, cujo nome foi uma provocação ao ABC, o continente é maior do que apenas três de seus países. A primeira partida entre os dois foi realizada no dia 26 de setembro daquele mesmo ano, com o ABC vencendo por 4 x 1.

*

Nesta data, em 1957, o menino Edson Arantes, o Pelé, então com 16 anos, cumpria sua primeira partida pela Seleção Brasileira, enfrentando logo um dos maiores rivais, a Argentina. Foi dele o único gol do jogo.

*

O projeto Meu Bairro Melhor inicia hoje uma nova etapa, desta feita no bairro Paredões. O lançamento será às 8h na esquina das ruas Marechal Floriano com Afonso Pena.

*

A venda de caminhões caiu 44% de janeiro a maio deste ano; a de ônibus, 27%. A informação é de Phillipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz no Brasil. Ele disse ainda que a crise econômica não é global, mas sim caseira, desmontando assim um dos argumentos de Dilma Rousseff, de que o Brasil está sentindo o reflexo de uma crise mundial.

A crise é apenas no Brasil, e é de gestão. Fruto de uma série de escolhas erradas feitas pela equipe econômica do governo Dilma Rousseff. Juntam-se a isso as medidas tomadas durante a campanha eleitoral, as quais deram um alívio para garantir a reeleição, mas que estouraram nos primeiros meses de governo. Por fim, a corrupção endêmica que assola o país.

Segundo a maioria dos economistas renomados do país, a crise só começará a diminuir em 2018, e que 2016 será o pior ano da história recente do país em termos de índices econômicos.

*

Em 1504 o português Fernão de Loronha recebeu de Dom Manuel I, rei de Portugal, o direito sobre a então Ilha de São João da Quaresma. Foi o primeiro território brasileiro a ser oficialmente doado pelo rei dom Manuel I. Hoje, o local recebe o nome de arquipélago de Fernando de Noronha, e pertence ao estado de Pernambuco.

*

Está correndo o prazo de trinta dias que o Tribunal de Contas da União (TCU) deu à presidente Dilma Rousseff para que ele explique as 13 irregularidades encontradas pelos ministros do órgão na prestação de contas do governo federal do ano passado. Caso a resposta não seja convincente, o parecer reprovando as contas será encaminhado para o Procurador-Geral da República, que poderá iniciar um processo de impeachment. Para piorar a situação da presidente, os ministros do TCU já foram informados que o governo continua cometendo os mesmo erros do ano passado, sobretudo as tais das pedaladas fiscais.

*

PATRONO DE RUAS – Pe. Florêncio – Nasceu no dia 16/12/1813, na comunidade de Monte Alegre, Governador Dix-sept Rosado. Ordenou-se padre em 1838. Muito interessado em geologia, é considerado por alguns o primeiro geógrafo e geólogo mossoroense. Também dá seu nome ao prédio central da Ufersa e a uma Rua em Governador Dix-sept Rosado.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *