Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

3

O secretário estadual de Infraestrutura, Jáder Torres, esteve em Mossoró no último dia 16 para acompanhar as obras do Complexo Viário da Abolição. Na vistoria que realizou estava acompanhado dos engenheiros da E&T, responsáveis pela conclusão da obra, e pelo prefeito da cidade, Francisco José Jr.

Em entrevista à imprensa, o secretário disse que o viaduto V, que fica no Alto de São Manoel, deverá ser liberado em até 15 dias, e que o erro do projeto será contornado com barreiras de velocidade na BR-304 (para quem vem da base da Petrobras) e sinais luminosos para quem vem pelo viaduto, isso para não haver choque entre os veículos que seguem nestes dois trajetos.

A solução, contudo, é paliativa. O objetivo é alargar a BR-304 até um posto de combustíveis que fica próximo, onde então será construída uma rotatória.

Sobre a iluminação e as passarelas, o engenheiro não apontou prazo, mas disse que agirá para que tudo seja feito o mais rápido possível. A iluminação terá um custo de aproximadamente R$ 5 milhões, mas não soube apontar os custos das dez passarelas, apenas que os locais já foram escolhidos.

É inegável que o Complexo Viário trará um benefício enorme para Mossoró, mas é lamentável presenciar uma obra sendo feito de forma tão amadora, inconsequente até. Há anos que os motoristas passam por transtornos quando trafegam na região onde ela está sendo construída. Já são muitos anos assistindo à paralisações, demolições e reconstruções, trechos interditados, vias esburacadas, perigo noturno decorrente da falta de sinalização e iluminação etc.

Todo mossoroense sonha com a conclusão definitiva da obra, com todos os viadutos liberados, passarelas e iluminação.

*

Ontem, a Seleção Brasileira de Futebol perdeu por 1 x 0 para a Seleção Colombiana, em jogo válido pela Copa América, que está sendo realizada no Chile. Após a derrota, muitas pessoas detonaram a seleção nas redes sociais e mesas de bar, sobretudo a atuação de Neymar, que demonstrou um estresse anormal durante a partida.

Não vejo motivo para tanta revolta. A seguir a lógica a Colômbia era a favorita, pois está melhor posicionada no ranking da Fifa do que o Brasil, informação esta que em nenhum momento foi trazida pelo locutor Galvão Bueno e seus auxiliares na transmissão do jogo pela rede Globo.

Costumam citar muito o passado, dizendo sempre que seleção tal não ganha do Brasil desde mil novecentos e cuspe. Ora, o futebol brasileiro tem uma rica história, isso é verdade, mas já faz algum tempo que não estamos com esta bola toda. O futebol europeu já nos ultrapassou em técnica, tática, seriedade e disciplina. Vide os humilhantes 7 x 1.

O brasileiro precisa se adaptar a esta nova realidade, conscientizando-se que já não somos os melhores, e que muito precisa ser mudado, sobretudo nas gestões, para que voltemos a trazer alegria para a torcida. Atletas bons nós temos, o que já é um grande passo. Falta saber trabalhar melhor o futebol.

*

Na edição de terça-feira do programa Cidade em Debate, na rádio Rural AM, o vereador Francisco Carlos participou por telefone para confrontar algumas informações prestadas pela secretária municipal de Saúde, Leodise Cruz. Francisco Carlos usou vários dados colhidos de órgãos oficiais, sobretudo do Ministério da Saúde, para contestar o discurso da secretária municipal Leodise Cruz de que a Saúde em nosso município melhorou.

Não quero aqui entrar no mérito da questão, o meu objetivo é elogiar a forma como o vereador Francisco Carlos faz oposição, a qual deveria ser seguida por todos que estão do mesmo lado dele, sobretudo a imprensa oposicionista. Quem quer questionar deve fazê-lo com base em dados oficiais e informações macro.

Vejo alguns integrantes da oposição, especialmente na imprensa, perdendo tempo com coisas pequenas, como “denunciar” a falta de seringas no posto de saúde tal, uma porta emperrada numa escola da zona rural, entre outras coisas pequenas que ocorrem em qualquer administração, e que não são termômetro para analisar nada.

Dia desses um apresentador de rádio esbravejava que havia seis enfermeiras de plantão em dado posto de saúde e que a secretaria municipal enviou apenas cinco quentinhas para o almoço. “Onde vamos parar?”, “Isso mostra o caos na administração municipal”, foram algumas das frases ditas pelo radialista. Uma “oposição” dessas só causa risos, nada mais do que isso. Ora, dizer que a administração está um caos porque faltou uma quentinha durante uma distribuição. Risível.

*

PATRONO DE RUAS. Silva Jardim – Nascido em Capivary – RJ, no ano de 1860, é considerado o maior propagandista da República. Era advogado e professor. Faleceu em Nápoles, Itália, tragado pelo vulcão Vesúvio, enquanto fazia uma excursão pelos lugares mais perigosos do mundo, em 01º/07/1891.

Compartilhe

3 respostas

  1. Qual é a sua opinião sobre o fato de uma pequena cidade da nossa região não realizar concurso público desde o ano de 2000? Qual a sua impressão a respeito dessa mesma cidade manter 92 contratos temporários, mais de 50 cargos comissionados, tendo apenas 83 servidores efetivos? A cidade se chama Major Sales.

  2. BRASIL 0 COLÔMBIA 1 – A lógica seria a Colômbia perder, ou pelo histórico do encontro, ou pela qualidade individual dos jogadores, ou porque o rânquingue da FIFA é mais desencontrado que bêbado no trânsito. Veja que vinham de derrota para a Venezuela no jogo anterior, há meros quatro dias. Ganharam por detalhes mínimos, sem falar na arbitragem, bem tendenciosa (houve um pênalte em Neymar), mas Firmino perdeu um gol que até Pereba da Silva faria.

  3. Uma solução “brilhante” da engenharia, depois de 4 anos pensando como resolver o problema do viaduto. O motorista sobe acelerando ao descer dá de cara com um semáforo. Colisões traseiras à vista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *