Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

1

Começa hoje, logo mais ao meio-dia, o Mossoró Cidade Junina. Após a abertura solene, com a presença do prefeito Silveira Jr., no Memorial da Resistência, os trios começarão a circular pela extensão do Corredor Cultural Professor Gonzaga Chimbinho, é o “Pingo da Mei Dia”, evento considerado como patrimônio cultural imaterial de Mossoró (Lei n.º 3.232/2014).

O “Pingo da Mei Dia” é o evento mossoroense que mais reúne pessoas, superando inclusive a procissão de Santa Luzia, em 13 de dezembro. A festa cresce exponencialmente a cada ano. Neste ano, agências de turismo a incluíram em seu portfólio de opções. Resultado disso são hotéis completamente lotados.

É grande a expectativa na cidade. As barracas começaram a ser montadas no último sábado, e já na quarta era difícil encontrar um espaço vazio. Alguns camarotes também foram montados, como o da Brahma e o da Harabello Turismo. Expectativa de um público superior a 100 mil pessoas.

*

Ser idoso no Brasil é um sacrilégio. Aposentadoria baixa, remédios caros, atendimento hospitalar massacrante, acessibilidade insuficiente, poucas opções de lazer e – o pior – a falta de respeito dos mais jovens com os mais velhos. Não sei se vale a pena se cuidar tanto (alimentação e exercícios) e poupar tanto dinheiro para ter uma suposta “velhice tranquila”. No Brasil, a velhice é tudo, menos tranquila. Eu definiria em “velhice sofrida”.

*

PATRONOS DE RUAS – Anatália de Melo Alves. Nascida em Frutuoso Gomes, no dia 09/07/1945, foi uma das vítimas da Ditadura Militar. Morreu durante uma sessão de tortura em 22/01/1973. Era casada com o bancário Luiz Alves Neto. Seu corpo está no cemitério São Sebastião.

*

A polícia militar do Brasil é uma das mais letais do mundo. No ano de 2013, 2.212 cidadãos foram mortos no país por estes agentes da lei, o que dá uma média de seis por dia. A polícia dos EUA mata cinco vezes menos. A maioria dos crimes cometidos no Brasil por policiais militares fica impune. O cidadão é julgado, condenado e morto em poucos segundos, numa “pena de morte” disfarçada, muitas vezes, de legítima defesa e/ou exercício regular da profissão.

*

II – Por outro lado, não devemos olvidar dos profissionais que são assassinados por bandidos. No mesmo ano de 2013, citado na nota anterior, 490 policiais foram assassinados. O curioso é que apenas 25% estavam de serviço, ou seja, a grande maioria é morta nos horários de folga, quando eles estão menos atentos e desguarnecidos.

*

III – O que precisamos ter em mente é que o policial é um profissional a serviço da sociedade, para manter a paz e evitar a ocorrência de crimes; o policial não é um justiceiro, um combatente de guerra. Devemos reconhecer que a impunidade existente em nosso país contribui para que a sociedade vibre sempre que um bandido é morto pela polícia, pois vê ali a única forma de extirpar de vez o mau elemento do convívio social. Mas não podemos aceitar isso de forma natural. Não há pena de morte em nosso país, ao menos legalmente.

*

O Reino Unido é formado por três nações: Escócia, Inglaterra e País de Gales. Já a Grã-Bretanha é o Reino Unido mais a Irlanda do Norte.

*

Ontem foi inaugurado mais um point em Mossoró, o Armazém 43, situado na Avenida Rio Branco, por trás do prédio onde funcionou o fórum. O trecho vem se transformando num ponto de gastronomia e azaração. Na mesma região já funciona uma filial da Subway, a choperia Brahma e a sanduicheria Joes.

*

Hoje, boquinha da noite, sigo para Governador Dix-sept Rosado, aniversário do querido amigo Paulo Sérgio, o Paulinho de Aristeu. Certeza de uma noite regada a muitos sorrisos.

Compartilhe

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *