Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

O LIGRE Hércules, que vive num zoológico da Carolina do Sul, EUA, é considerado o maior felino do mundo. Mede 3,3m de comprimento e pesa 418,2 kg. O ligre é um híbrido resultante do cruzamento entre um leão e uma tigresa, fato que só acontece em cativeiro, por intervenção humana. Não há registros de ligres na natureza. Existem no mundo entre 70 e 100 ligres.

*

O Congresso Nacional viveu esta semana um dos momentos mais produtivos de sua história, com várias votações importantes, muitas delas emperradas há anos e até décadas. Eu destacaria a votação (e aprovação) na Câmara dos Deputados, em primeiro turno, do fim da reeleição para os cargos de prefeito, governador e presidente.

O instituto da reeleição, criado durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, se mostrou nocivo à população, pois acostumou os governantes a concentrarem forças apenas no primeiro mandato, levando o segundo mandato com a barriga.

No primeiro mandato, o governante age para manter a simpatia dos eleitores, assim como o apoio das lideranças políticas. No segundo mandato, sem a preocupação de se reeleger, o mandatário não concentra tantos esforços para fazer uma boa administração, e, muitas vezes, passa todo o segundo mandato cumprindo os compromissos assumidos durante a campanha de reeleição.

Com um mandato único, o governante se preocupará com seu nome, fazendo uma administração positiva, que lhe afiance disputar outros cargos eletivos posteriormente. Além disso tem a questão histórica. Ninguém quer ir para os livros como um péssimo exemplo de gestor.

*

Em termos de grandiosidade, a Festa da Independência, em Salvador, só perde para o Carnaval. É um evento que reúne milhares de pessoas nas principais ruas da capital baiana. Curiosamente, ela não é celebrada no dia sete de setembro, como em todo o Brasil, mas sim no dia DOIS DE JULHO, data em que as tropas portuguesas deixaram Salvador, em 1823.

Outrora, o aeroporto de Salvador se chamava “Dois de Julho”, mas desde 1998 ganhou uma nova denominação: Luís Eduardo Magalhães.

*

No estado do Alasca, EUA, parte do lucro do petróleo é dividida entre seus moradores, em parcela única e anual. Em 2014, cada habitante do estado recebeu US$ 1.884,00 aproximadamente R$ 6 mil.

*

É possível que a marca VARIG volte a ser usada. Apesar de a companhia aérea ter falido, seu nome desperta um sentimento positivo na população, de saudosismo, glamour etc. Muita gente iria querer voar num avião com a logomarca da Varig. Hoje a marca pertence à Gol Linhas Aéreas, que estuda esta possibilidade.

O mesmo não pode ocorrer com a VASP, cujo processo de falência proibiu até mesmo o uso da marca.

*

Amanhã é dia de Flamengo x Fluminense, o clássico mais charmoso do país.

*

Todos sabemos que frio e exposição ao Sol racham os lábios, isso porque eles não possuem queratina, substância que protege contra o ressecamento. Passar a língua agrava a situação, pois a saliva é ácida. A solução é usar protetores labiais ou então beber água.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *