Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

1

Depois de uma sabatina com mais de onze horas de duração, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal aprovou o nome do advogado gaúcho Luiz Edson Fachin para ocupar, no Supremo Tribunal Federal (STF), a vaga aberta com a aposentadoria precoce do ex-ministro Joaquim Barbosa. Nunca uma sabatinha havia durado tanto tempo. Isso mostra que nossa democracia está cada vez mais madura, que o Congresso Nacional não se limita mais a fazer uma cerimônia meramente protocolar, como ocorria outrora.

*

De tanto ouvir elogios, comecei a assistir a série House of Cards, a partir da primeira temporada. Já nos primeiros episódios entendi por que ela é “febre” em Brasília. Trata-se de uma obra que mostra o submundo da política, com todos os jogos sujos que ocorrem nos bastidores, inclusive com o uso da imprensa. Apesar de ser uma série produzida nos EUA, ela guarda uma semelhança incrível com o que acontece no Brasil. Recomendo.

*

O governador Robinson Faria está prestes a enfrentar sua primeira greve. Os servidores da UERN deverão cruzar os braços a partir de segunda-feira. Eles cobram o cumprimento de uma promessa feita ainda na gestão da ex-governadora Rosalba Ciarlini.

*

Pouca gente sabe, mas há plantação de uva em Mossoró. Sempre fomos criados sabendo que frutas como uva, kiwi e morango, por exemplo, não conseguem produzir em climas quentes como o nosso. Nestes anos a tecnologia avançou e hoje em dia, ao menos a uva, já vem sendo plantada, com primeira colheita para fins comerciais prevista para o início de 2017. A uva Isabel, espécie que se adaptou ao nosso clima, é ideal para ser usada na produção de sucos integrais. Tudo está sendo feito com apoio da Ufersa e do Sebrae.

*

“Não existe discussão ideológica na Câmara Municipal de Mossoró”. (Vereador Francisco Carlos, em entrevista ao programa Cidade em Debate, na Rural AM).

*

Promessa de casa cheia hoje no Sélect Nouveau. O evento “Sélect Music Festival” trará as bandas Scracho, Ala Moana, Paranóicos (Engenheiros Cover) e Comumraio. A melhor opção para a noite dessa sexta-feira.

Compartilhe

Uma resposta

  1. Tio Colorau, só a título de complemento de sua postagem sobre plantio de uva: Mossoró produz (ou produziu) uva há muitos anos. Trabalhei oito anos na extinta MAISA (1991/2000) e durante todo esse período a empresa sempre produziu algumas variedades dessa fruta (Rubier, Itália, Red, Thompson, Benitaka) em boa quantidade. Apesar de praticamente quase toda produção, à época, ser comercializada para os grandes centros do país, principalmente o CEAGESP em São Paulo, maior Centro de Distribuição de Hortifrutigranjeiros da América Latina, havia uma pequena parte que era destinada à comercialização na COBAL, aqui em Mossoró, aos domingos.
    Certamente a falência daquela empresa e com os altos custos de produção da fruta, tornou-se inviável aos pequenos produtores, seguir o desafio de continuar investindo no seu plantio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *