Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

3

Quando tem que resolver algo no DETRAN, o mossoroense tem o costume de ir bem cedo para o órgão, não raro antes mesmo de o Sol se apresentar. Não há esta necessidade. Só enfrenta fila no Detran quem se leva pela força desta tradição. O órgão funciona das 7h às 18h. Depois das 15h, salvo exceções, os guichês estão vazios. Vá por mim.

*

Quando o Brasil foi descoberto, em 1500, o papa era Alexandre VI, que é considerado um dos papas mais corruptos da história, acusado inclusive de comprar o mandato. Além disso, desviou dinheiro da igreja pra sua família, vendeu posições eclesiásticas e mandou matar inimigos para ficar com seus bens. Terá começado aí o sincretismo entre o catolicismo e o Brasil?

*

Os servidores públicos federais, aposentados e pensionistas não mais receberão contracheques impressos no final do mês. A medida, anunciada pelo Ministério do Planejamento, implicará numa economia de R$ 40 milhões mensais.

*

O setor de construção civil passa por dificuldades no Estado. A informação pode ser atestada pelo comportamento das vagas de emprego em relação ao ano passado. Em 2014, foram contratados 1.949 trabalhadores na soma de janeiro e fevereiro. Neste ano, no mesmo período, o saldo foi de 596 demissões. A recessão econômica, que inibe lançamentos de novas obras, é apontada como a principal causadora da crise.

*

A duplicação da BR-304, entre Mossoró e Natal, um sonho antigo dos potiguares, parece que não sairá do papel. A obra foi anunciada dentro do PAC 2 do governo federal, orçada em R$ 1,4 bilhão. Até agora quase nada foi feito. Enquanto isso a estrada continua tirando a vida de muita gente, na maioria das vezes em acidentes frontais durante ultrapassagens, justamente em razão de a via não ser duplicada. Nos primeiros três meses do ano doze pessoas já morreram apenas no trecho entre Mossoró e Fernando Pedrosa.

*

 I – Uma das orientações que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) dá aos tribunais de todo o país é que valorizem os servidores e a Justiça de 1º grau. Com base nisso muitos tribunais concederam melhorias salariais aos servidores, além de disponibilizar uma boa estrutura de trabalho. O resultado disso já pode ser sentido positivamente nas últimas pesquisas que mediram a eficiência da Justiça.

*

II – Aqui no Estado, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cláudio Santos, segue o caminho inverso. As ações de contenções de gastos anunciadas e aplicadas por ele prejudicam apenas a justiça de 1ª grau. Alertado disso numa ação com pedido de liminar proposta pela AMARN (Associação dos Magistrados do RN), o CNJ impediu a votação, no pleno do Tribunal de Justiça, de um projeto que diminuía as gratificações dos diretores de Secretaria.

*

Os camelôs de Mossoró, que terão que sair das calçadas do Centro, deverão ir para um shopping popular recentemente inaugurado na cidade. A intenção é desobstruir as calçadas do Centro para o fluxo de pedestre. O curioso é que na calçada do shopping popular há um imenso gerador que obriga o transeunte a descer para a pista de rolamento.  Quanta incongruência.

Compartilhe

3 respostas

  1. Bom dia!
    A empresa ATP Engenharia contratada pra realizar a duplicação da BR304, desistiu da obra.

  2. Eduardo, mas essa empresa foi contratada pra duplicar só o trecho conhecido por reta tabajara. A duplicação da rodovia toda ainda está na fase de elaboração de projeto.

  3. Tio, Rodrigo de Borja da SILVA (observe o sobrenome), era o nome do papa corrupto, Alexandre VI. Segundo pesquisas que fiz na NET, alguns de seus descendentes ainda moram, ou moraram em Garanhuns-PE-Brasil. O descendente mais ilustre do Papa-Lalau, mora em São Bernardo do Campo-SP e já foi presidente do país.

    Decifra-me, ou te devoro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *