Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

1

Na próxima sexta-feira o governador Robinson Faria (PSD) alcançará a emblemática marca de 100 dias de governo, já sendo possível, para muitos, fazer uma análise de seu mandato. Eu daria uma nota OITO para o atual chefe do Executivo estadual. Apreciável o modo como ele responde rápido aos problemas que surgem, não se esconde. Também é visível seu interesse em melhorar os rumos da administração pública, com a nomeação de técnicos para os principais cargos, em detrimento à politicagem. Como negativo vejo a área de Saúde. Quase nada foi feito ou anunciado para resolver o problema das superlotações nos grandes hospitais públicos.

*

I – Foi adiada para hoje a votação na Câmara dos Deputados do Projeto de Lei n.º 4330. Agendada para ontem, a votação não ocorreu devido a conflitos entre manifestantes contrários a sua aprovação e a polícia legislativa, inclusive com participação de deputados no meio do fogo cruzado.

*

II – O projeto prevê que empresas privadas e entes públicos possam contratar empresas terceirizadas para a realização de atividades-fim, e não apenas atividades-meio, como ocorre hoje. Como funciona atualmente, um banco, por exemplo, só pode terceirizar os serviços de limpeza, segurança, refeição, eletricista etc (atividades-meio), não podendo terceirizar a função de caixa, gerente etc (atividades-fim). Com a lei aprovada esta limitação irá acabar.

*

III – No serviço público, desde que foi autorizada a terceirização de atividades-meio, nunca mais houve concurso para ASG e segurança. Tais serviços passaram a ser terceirizados. Assim, o mesmo deverá acontecer caso a terceirização de atividades-fim passe a ser possível. Será o fim dos concursos públicos.

*

Se você fica amigo de um macaco por causa do dinheiro dele, amanhã o dinheiro acaba, mas o macaco vai continuar sendo macaco”. (provérbio árabe).

*

Desde o início do mês de março foi reaberta a academia de ginástica da prefeitura municipal, que funciona no Ginásio Pedro Ciarlini. Ainda há vagas disponíveis para os interessados. A mensalidade custa R$ 20,00 para usuários em geral e R$ 10,00 para servidores públicos municipais e dependentes. O valor é simbólico, usado apenas para manutenção e compra de máquinas. Para se matricular é necessário um atestado médico que comprove aptidão física, duas fotos 3×4 e comprovante do pagamento da mensalidade. Uma boa oportunidade para quem quer entrar no mundo fitness.

*

Na divisão do bolo governamental entre os aliados, no início da gestão de Robinson Faria, a pasta de Segurança Pública ficou a cargo do deputado Beto Rosado (PP), ex-Betinho Segundo, que indicou o advogado mossoroense Zaidem Heronildes, o qual se mostrou inapto para a função, acarretando sua saída do cargo, a pedido. O novo nomeado, Edilson França, não é indicação do deputado federal Beto Rosado. O governador priorizou a técnica em detrimento da política (ver nota de abertura), uma decisão louvável. Resta saber se o parlamentar mossoroense ficou satisfeito.

*

A dupla Carlos Cavalcanti e Rosenberg Estevão vem dominando a audiência da rádio mossoroense na faixa entre às 7h e 8h. O programa Cidade em Debate, na rádio Rural de Mossoró, traz opiniões fortes e notícias sem maquiagem. Os entrevistados costumam ser indagados sobre assuntos que lhe são delicados, o que não é comum na imprensa local. De parabéns a dupla.

*

*

Os italianos inventaram o sorvete no Século XVI, quatro séculos antes da invenção da geladeira, que só ocorreu em 1913, nos Estados Unidos. O aparelho só chegou no Brasil na década de 50. Além do sorvete, o leite gelado e a cerveja também já eram consumidos bem antes da geladeira. Outrora, eram usados imensos blocos de gelo, retirados de geleiras e lagos congelados, para refrigerar os alimentos. O Brasil importou muito o produto. O gelo da Noruega era considerado o melhor do mundo.

*

Trazendo o tema “E a vida, o que é?” o colunista social Sérgio Chaves promove a edição 2015 da sua festa Celebration, no dia 09 de maio, no Garbos Recepções. Mais uma vez Sérgio celebra as coisas boas da vida com muita alegria em um momento único, quando reunirá um time de talentos para cantar e encantar os convidados. Em breve estará circulando por Mossoró a campanha publicitária do evento, produzida pela Personal Marketing com fotos de Ricardo Lopes e VT da Canal 2 Produções.

*

Para esta semana a programação musical do Shock Bar do Thermas já está definida. Na quinta-feira (09) a bela e talentosa Kelly Lira será a atração musical no Shock Bar. Na sexta (10) é a vez de Natali Vox animar a noite. Balada Sertaneja vai comandar o sábado (10) com o legítimo sertanejo universitário. Sempre das 21h às 00h.

Compartilhe

Uma resposta

  1. Qual o motivo para uma empresa terceirizar seu quadro de atividade fim? Só um: não ter responsabilidade social sobre os trabalhadores e poder dispensá-los quando quiser. A empresa pagaria mais por isso? Duvido. Por que a pergunta? Porque além de pagar os salários dos funcionários, teria-se que pagar também toda a estrutura empresarial da empresa terceirizadora. Mesmo que a empresa principal continuasse com os mesmo gastos com pessoal, os funcionários receberiam uma porcentagem menor porque também estariam arcando com a manutenção da empresa que de fato o emprega. Além disso, digamos que uma crise como a atual aconteça. A empresa principal simplesmente dispensaria todos os funcionários que não fossem vitais, cortando os ganhos dessas empresas terceirizadoras e consequentemente levando-as à falência. E nem precisa de uma crise geral. Só uma no setor específico.

    Em resumo, essa lei cria empresas terceirizadoras instáveis, que podem quebrar com qualquer redução de gastos das empresas tomadoras de serviço, além de retirar a responsabilidade social das empresas tomadoras da massa de trabalhadores que faz o seu negócio acontecer, coisificando o trabalhador. “Ah, você está exagerando!”. Não. Basta ver, por exemplo, que em empresas terceirizadoras a média dos acidentes de trabalho é mais de 3x maior que em empresas primeiras. A falta de compromisso social é total.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *