Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

Amanhã, às 17h, tem clássico no Nogueirão. O primeiro Potiba do ano deverá levar um bom número de torcedores do Potiguar e do Baraúnas para o estádio. O aquecimento para o jogo começa logo cedo, na confraria do Betinho do Frango, costumeiramente frequentada por amantes do futebol. Em dias de jogo, sobretudo clássico, o número de frequentadores aumenta consideravelmente. Um dos frequentadores levará inclusive um carro-pipa com cascata acoplada para aliviar o calor da galera ou esfriar a cabeça de algum que ficar exaltado. A confraria funciona na Rua Frei Miguelinho, Doze Anos, em frente ao antigo Cameroon.

*

O juiz Luís Alberto Dantas Lira, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal, tornou nula a portaria n.º 35/2015, que dispensou todos os 231 cargos de diretor de secretaria do Judiciário potiguar, assinada pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cláudio Santos. A decisão do juiz foi num processo movido pelo Sindicato dos Servidores do Judiciário do RN (SISJERN). No seu arrazoado, o magistrado sugeriu que faltou bom senso e razoabilidade ao presidente do TJ-RN, e que a falta de diretor nas secretarias traz grandes problemas ao funcionamento do Judiciário, prejudicando a população.

*

I – Em 2014, a indústria nacional perdeu cerca de R$ 45 bilhões em razão dos feriados nacionais e estaduais em dias da semana.

*

II – O calendário brasileiro tem NOVE feriados nacionais e SETE pontos facultativos. É fantasiosa a história de que no Japão não há feriado, muito pelo contrário, o calendário japonês traz 15 dias de folga para o trabalhador. O Brasil está dentro da média mundial.

*

III – O problema no Brasil são os tais “feriadões”, que ocorrem quando os feriados caem ou na terça ou na quinta, mas dois projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional preveem que os feriados que caírem em dias úteis deverão ser adiados para a segunda (conforme PLC 109/2009) ou adiados para a sexta (PLC 296/2009). Algumas datas ficariam fora da regra, como 01º de janeiro, 07 de setembro e 25 de dezembro.

*

Em 1959, o então repórter Maurício de Sousa propôs ao jornal Folha da Manhã que lhe desse um espaço para escrever tirinhas sobre dois personagens que ele havia criado, o Franjinha e seu cão Bidu. Assim começou a história da Turma da Mônica, o maior império de gibis do Brasil.

*

Dias antes de ser assassinado, aos 23 anos, o boxeador Christopher Rivera disse à esposa que queria ser sempre lembrado por sua carreira dentro dos ringues. A esposa fez uma interpretação meio esquisita da frase, e então fez o funeral do marido num ringue, com ele em pé e vestido com um uniforme de luta. Quanta bizarrice. No Google você encontra diversas outras fotos, inclusive uma do finado com a esposa e o filho.

*

Outro funeral atípico foi do porto-riquenho David Morales, 23 anos. Em suma, ele gostava muito de moto. Não preciso escrever mais nada.

*

Nesta data, em 1854, ocorria o primeiro desfile no Rio de Janeiro com carros alegóricos. É o início do carnaval moderno.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *