Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

10

Pessoas se passando por servidores do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) estão ligando para as prefeituras e oferecendo a escavação de poços a preços bem baixos. Quatro prefeitos, no mínimo, procuraram o DNOCS para confirmar a oferta, mas o órgão informou que desconhece qualquer projeto neste sentido, que tudo indica se tratar de um golpe. A título de prevenção, o departamento enviou ofício a todas as prefeituras do Estado informando que qualquer parceria para a perfuração de poços deve ser feita mediante as formalidades legais. Impossível que tal serviço seja acertado mediante um simples telefonema.

*

A gasolina na cidade de Governador Dix-sept Rosado está custando R$ 3,26 o litro. Nos últimos 15 anos é a primeira vez que o preço é inferior ao aplicado em Mossoró, onde o valor médio é R$ 3,40. Tal se deve à concorrência. Um terceiro posto de combustíveis se instalou na cidade e forçou a briga entre estes pelos clientes. Antes, os dois postos existentes aplicavam preços superiores aos de Mossoró. Com a competição, até sorteio de motocicleta está sendo oferecido. Que bem faz aos consumidores a concorrência. Em Mossoró, um cartel existente há décadas impede que os consumidores paguem preços mais justos pela gasolina. Eles adotam os preços que bem entendem.

*

 Muita hipocrisia essa gritaria em torno da vitória da escola de samba Beija-Flor no carnaval de elite do Rio de Janeiro. Tudo porque a escola de Nilópolis homenageou a Guiné-Equatorial, um país comandado por um ditador. Ora, se for partir desta premissa, ninguém, em nenhum lugar do mundo, poderá elogiar o Brasil, um país dominado pela corrupção, onde políticos contribuem para pessoas morrerem em calçadas de hospitais e crianças passarem fome. A escola, pelo que vi, elogiou o país, não o governo. Além do mais, não há santos naquelas escolas de samba do Rio, redutos de bicheiros e contraventores.

*

 Nunca vi uma pessoa perder a fortuna e os bens tão rapidamente como o empresário Eike Batista. Dia desses ele posava em sua sala com um Lamborghini como decoração. Hoje, a imprensa já anuncia a data em que o carro irá à leilão. A mesma celeridade não é vista quando se trata de políticos e seus asseclas. Alguém aí se lembra se um móvel ou imóvel de político ter ido à hasta pública?

*

Ocorrerá nos dias 01º, 02 e 03 de maio, em Itu-SP, o Tomorrowland, maior evento de música eletrônica do mundo. A primeira edição ocorreu na Bélgica, em 2005. Mais de cem artistas, entre estes o renomado David Guetta, se apresentarão para um público estimado de 60 mil pessoas/dia. Agora pergunto, com tanto alarde sobre falta de água, é mesmo prudente realizar este festival? Terá água suficiente para estas 180 mil pessoas? Curioso que há algumas semanas vi uma matéria na tevê focando a falta de água justamente em Itu, dizendo que moradores das áreas mais altas da cidade já não estavam recebendo água nas torneiras. Sinceramente, não entendo.

Compartilhe

10 respostas

  1. Caro Tio Colrau, pra que efetivamente tenhamos um pouco que seja, de acesso a realidade factual e não, apenas e tão somente o disseminar de versões injuriosas e mentirosas, diversionismos, hopocriisias e sofismas tão afetos à nossa dita grande imprensa, quando em seu udenismo diário de golpismo travestido de informação. Peço vênia pra transcrever acontecimentos, atos e atitudes patrocinadas pela revista In- veja, o chamado detrito de maré baixa, a praticar o que o golpismo chamam de jornalismo, sendo mais uma vez, quando intenta incriminar LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA e seus familiares, observemos atentamente à leitura abaixo:

    Agente da Veja parte para o banditismo com família de Lula. E a mídia cala…
    26 de fevereiro de 2015 | 19:24 Autor: Fernando Brito

    vejista

    Um cidadão a serviço da Veja, de nome Ullisses Campbell, foi pego com a boca na botija tentando forjar a armação que ele próprio havia feito, de envolver a família do ex-presidente Lula numa suntuosa festa infantil.

    O fato está registrado num Boletim de Ocorrência, em São Paulo.

    Desmascarada a farsa que publicou na Veja, Campbell foi a São Paulo com o objetivo de forjar elementos que permitissem sustentar a sua mentira.

    Na segunda-feira, ligou para o irmão de Lula, o ex-sindicalista José Ferreira da Silva, o Frei Chico, passando-se por aluno da USP que pesquisava os nomes dos parentes de Lula.

    No dia seguinte, para a nora dele, dizendo-se funcionário de uma casa de festas e pedindo o endereço.

    Interpelado pelo filho de frei Chico, segundo o registro policial, Ullisses disse “…que necessitava de informações, e se o declarante não as fornecesse ele poderia publicar o que quisesse, tendo Ulisses, inclusive enviado pelo celular, para o declarante, uma fotografia da esposa do declarante em companhia de seu filho, a qual usaria em publicação futura na revista Veja.”

    Ontem, Campbell invadiu o condomínio onde mora a família, se passando por entregador de livros e tentando colher informações sobre o horário de chega dos integrantes da família.

    Fugiu, mas foi detido pela Polícia Militar e identificado como agente da revista Veja.

    Toda a mecânica do ato criminoso está descrita na nota publicada pelo Instituto Lula e que está sendo divulgada pelos blogs.

    Apenas por eles.

    Na grande imprensa, até agora, nem uma linha.

    A Veja, que já tentou entrar à força num quarto de hotel onde se hospedava José Dirceu , desce mais um degrau no crime.

    Agora fuça a intimidade dos parentes de Lula, invade seus locais de moradia e tenta forjar fatos, porque é evidente que endereços e horários serviriam para entregar “brindes” ou documentos da tal festa inventada e, com isso, “provar” que existia.

    Coisa de bandido, de Código Penal, e – ainda pior – patrocinada por uma organização criminosa, porque implicou o deslocamento de um funcionário, hospedagem, deslocamentos na cidade, certamente pagos pela Abril.

    Tudo acobertado por uma imprensa, em geral, cúmplice destas violações, desde que elas sejam feitas para atingir Lula.

    OBS. Quem rotineiramente de alguma forma acessa a internet, já está calejado de se deparar com a manifesta desinformação e manipulação de toda ordem capitaneada pela direitona juntamente com seus alienados e golpistas de plantão, quando por exemplo, colocam a fotografia da ESCOLA DE AGRONOMIA DE PIRACIBA/SP., e afirmam ser a Mansão do Filho de LULA, em uma das muitas fazendas que supostamente possui. Em outra quadra disseminam inverdades e manipulações no desiderato de afirmar suposta prioridade do filho de LULA com relação a EMPRESA FRIBOI, dentre muitas outras “obras de arte” do conjunto da desinformação à que é diariamente submetida sociedade brasileira, que não esqueçamos não possui o salutar e revolucionário hábito da leitura.

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO
    OAB/RN. 7318.

  2. Atenção:

    Todo cuidado é pouco aos interessados em participar do Fora Dilma. Os PTralhas estão disposto a tudo. Inclusive, partir para a porrada. Ninguém gosta de ser chamado de ladrão, mesmo o sendo.

    São ordens do chefe maior da quadrilha PTralha, Lulalau.

    Fora PTralhas corruptos e ladrões profissionais.

    Dia 15 a cobra vai fumar eh eh eh eh

  3. Se o Brasil fosse um país sério, o larapio e pilantra Lula já teria sido preso desde o seu primeiro mandato.

    Como o pais não é serio, muitos idiotas insistem em tratar a besta fera como ídolo e salvador da pátria.

    CAI FORA PETRALHA. Lugar de ladrão é na cadeia.

  4. Durou pouco o preço da gasolina a 3,26 em Gov. Dix-Sept Rosado. Hoje, sábado dia 28 amanheceu o dia a 3,35. Houve rendição ao cartel.

  5. Senhores Web-leitores, por favor, caso consigam, deem férias, um pouco que seja a ignorância, e, procurem raciocinar com base em informações e não em sofismas, tergiversações e mentiras disseminadas diariamente pelo PIG e seus traíras golpistas que intentam de há muito, mais uma vez entregar o patrimônio nacional,no caso a bola da vez é a Petrobras, assim como fizeram a VALE DO RIO DOCE e a CSN vendidas a preço de banana, pra dizer…doadas.

    Ôoo ignorantes, procurem ler e não apenas e tão somente ouvir o PIG, sobretudo a rede Globo, e tal e qual papagaios e ventríloquos, repetirem chavões golpistas.

    LER NÃO TÊM CONTRA-INDICAÇÕES…!!!

    Caro tio Colorau, mais uma vez, peço Vênia, pra transcrever lúcido e conciso artigo do jornalista e articulista político Mauro Santayana.

    Santayana: Ignorantes festejam o conto do vigário da Moody’s

    publicado em 27 de fevereiro de 2015 às 11:51

    Captura de Tela 2015-02-27 às 11.49.58

    25/02 às 17h31 – Atualizada em 25/02 às 17h35

    A “nota” da Petrobras e a “nota” da Moody’s

    De que vive a Moody’s? Basicamente, de “trouxas” e de conversa fiada

    por Mauro Santayana, no Jornal do Brasil, sugerido pelo Julio Cesar Macedo Amorim

    A agência de classificação de “risco” Moody’s acaba de rebaixar a nota de crédito da Petrobras de Baa2 para Ba2, fazendo com que ela passe de “grau de investimento” para “grau especulativo”.

    Com sede nos Estados Unidos, o país mais endividado do mundo, de quem o Brasil é, atualmente, o quarto maior credor individual externo, a Moody’s é daquelas estruturas criadas para vender ao público a ilusão de que a Europa e os EUA ainda são o centro do mundo, e o capitalismo ummodelo perfeito para o desenvolvimento econômico e social da espécie, que distribui, do centro para a “periferia”, formada por estados ineptos e atrasados, recomendações e “notas” essenciais para a solução de seus problemas e a caminhada humana rumo ao futuro.

    O que faz a Petrobras ?

    Produz conhecimento, combustíveis, plásticos, produtos químicos, e, indiretamente, gigantescos navios de carga, plataformas de petróleo, robôs e equipamentos submarinos, gasodutos e refinarias.

    De que vive a Moody’s?

    Basicamente, de “trouxas” e de conversa fiada, assim como suas congêneres ocidentais, que produzem, a exemplo dela, monumentais burradas, quando seus “criteriosos” conselhos seriam mais necessários.

    Conversa fiada que primou pela ausência, por exemplo, quando, às vésperas da Crise do Subprime, que quase quebrou o mundo em 2008, devido à fragilidade, imprevisão e irresponsabilidade especulativa do mercado financeiro dos EUA, a Moody’s, e outras agências de classificação de “risco” ocidentais, longe de alertar para o que estava acontecendo, atribuíram “grau de investimento”, um dos mais altos que existem, ao Lehman Brothers, pouco antes que esse banco pedisse concordata.

    Conversa fiada que também primou pela incompetência e imprevisibilidade, quando, às vésperas da falência da Islândia — no bojo da profunda crise europeia, que, como se vê pela Grécia, parece não ter fim — alguns bancos islandeses chegaram a receber da Moody’s o Triple A, o mais alto patamar de avaliação, também poucos dias antes de quebrar.

    Afinal, as agências de classificação europeias e norte-americanas, agem, antes de tudo, com solidariedade de “classe”. Quando se trata de empresas e nações “ocidentais”, e teoricamente desenvolvidas — apesar de apresentarem indicadores macro-econômicos piores do que muitos países do antigo Terceiro Mundo — as agências “erram” em suas previsões e só vêem a catástrofe quando as circunstâncias, se impõem, inapelavelmente, seguindo depois o seu caminho na maior cara dura, como se nada tivesse acontecido.

    Quando se trata, no entanto, de países e empresas de nações emergentes, com indicadores econômicos como um crescimento de 400% do PIB, em dólares, em cerca de 12 anos, reservas monetárias de centenas de bilhões de dólares, e uma dívida pública líquida de menos de 35%, como o Brasil, o relho desce sem dó, principalmente quando se trata de um esforço coordenado, com outros tipos de abutres, como o Wall Street Journal, e o Financial Times, para desqualificar a nação que estiver ocupando o lugar da “bola da vez”.

    Não é por outra razão que vários países e instituições multilaterais, como o BRICS, já discutem a criação de suas próprias agências de classificação de risco.

    Não apenas porque estão cansados de ser constantemente caluniados, sabotados e chantageados por “analistas” de aluguel — como, aliás, também ocorre dentro de certos países, como o Brasil — mas também porque não se pode, absolutamente, confiar em suas informações.

    Se houvesse uma agência de classificação de risco para as agências de “classificação” de risco ocidentais, razoavelmente isenta — caso isso fosse possível no ambiente de podridão especulativa e manipuladora dos “mercados” — a nota da Moody’s, e de outras agências semelhantes deveria se situar, se isso fosse permitido pelas Leis da Termodinâmica, abaixo do zero absoluto.

    Em um mundo normal, nenhum investidor acreditaria mais na Moody’s, ou investiria umcent em suas ações, para deixar de apostar e aplicar seu dinheiro em uma empresa da economia real, que, com quase três milhões de barris por dia, é a maior produtora de petróleo do mundo, entre as petrolíferas de capital aberto, produz bilhões de metros cúbicos de gás e de etanol por ano, é a mais premiada empresa do planeta – receberá no mês que vem mais um “oscar” do Petróleo da OTC — Offshore Technologies Conferences — em tecnologia de exploração em águas profundas, emprega quase 90.000 pessoas em 17 países, e lucrou mais de 10 bilhões de dólares em 2013, por causa da opinião de um bando de espertalhões influenciados e teleguiados por interesses que vão dos governos dos países em que estão sediados aos de “investidores” e especuladores que têm muito a ganhar sempre que a velha manada de analfabetos políticos acredita em suas “previsões”.

    Neste mundo absurdo que vivemos, que não é o da China, por exemplo, que – do alto da segunda economia do mundo e de mais de 4 trilhões de dólares em ouro e reservas monetárias — está se lixando olimpicamente para as agências de “classificação” ocidentais, o rebaixamento da “nota” da Petrobras pela Moody’s, absolutamente aleatória do ponto de vista das condições de produção e mercado da empresa, adquire, infelizmente, a dimensão de um oráculo, e ocupa as primeiras páginas dos jornais.

    E o pior é que, entre nós, de forma ridícula e patética, ainda tem gente que, por júbilo ou ignorância, festeja e comemora mais esse conto do vigário — destinado a enfraquecer a maior empresa do país — que não passa de um absurdo e premeditado esbulho.

    OBS. Não esqueçamos que a AGENCIA MOOBYSSS e outras assemelhadas, foram as mesmas que antes da crise de 2008/2009 que ainda trazem sequelas sociais e econômicas em todo mundo, sobretudo aos USA e a EUROPA (VIDE GRÉCIA, ESPANHA ITÁLIA, FRANÇA ETC) AS SOBREDITAS AGENCIAS AFIRMAVAM EM ALTO E BOM SOM, CATEGORICAMENTE QUE TUDO IA MUITÍSSIMO BEM NA ECONOMIA DESSE PAÍSES, E AÍ ECLODIU A CRISE/BOLHA IMOBILIÁRIA (MORMENTE DE FABRICAÇÃO DE DINHEIRO E FINANCIAMENTOS SEM LASTRO).

    E o que se comprovou depois, foi a quebradeiras de muitos Bancos Empresas tanto na Europa como Nos USA, sedno que neste últimos o caixa do tesouro teve que arcar com alguns trilhões de dólares no repetido e malfado socorro aos banqueiros gringos, repetindo o que FHC tinha realizado no Brasil, alguém Lembra…!!!???

    Infelizmente, muito provavelmente, não, mesmo porque grande parcela da sociedade brasileira, infelizmente, não ler por quem não possui salutar habito, e quando sabe e, talvez interpretar um texto, ler só ler paginas policiais de jornais sensacionalistas, e a maioria, infelizmente só assiste Televisa…rede Globo e fica a repetir o que houve, tal e qual papagaio..

    Um baraço

    RANSUÊLDO VIEIIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  6. O PT é o partido mais corrupto da historia do Brasil, cujo líder é o Lurarapio da Silva.

    Esse cego de guia que aqui comenta(???), não percebe isso.

    Alienado???? Conivente???? Ou farinha do mesmo saco???

    Acorda petralha.

  7. Esse ai, alem de cego, é surdo.

    Nem na peia cura ele desse fanatismo pelos ladrões petralhas.

    Seria o caso de internamento?

  8. Tio, se o Lula Pilantra precisar de sangue, esse comentarista doa o dele todinho. Alguém tem duvidas?

    Homi, va gostar ladrão assim, la na baixa da egua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *