Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

1

Ao cantar que só utilizamos “10% de nossa cabeça animal”, o mago Raul Seixas não mentiu, mas também não disse a verdade. A música onde ele diz essa frase, Ouro de Tolo, foi lançada em 1973. Na época os neurologistas realmente acreditavam que só usávamos fração de nosso potencial cerebral. Hoje, novos estudos mostram que usamos grande parte deste potencial, e não só uma fração pequena como 10%.

*

Apenas 2% das mortes por afogamento ocorrem em piscinas. Os dados mais recentes são de 2012, ano em que 6.369 brasileiros morreram afogados.

*

O Irã é o único país no mundo que permite a venda de rins. A lei neste sentido foi criada em 1998 e um ano depois já não existia mais fila para transplante deste órgão. Como temos dois rins, e podemos viver com apenas um deles, vender rim se tornou negócio no país. Além de tudo, o governo paga integralmente o valor do órgão caso o paciente não tenha condições.

*

“Alimente um cão por três dias e ele será grato por três anos. Alimente um gato por três anos e ele se esquecerá disso em três dias”. (ditado japonês). A gratidão é um dos maiores pilares da cultura japonesa.

*

A expressão “obrigado” é usada (pelo menos deveria ser) logo após alguém nos prestar um favor. Ocorre que ela não é sinônima de agradecimento. Na sua origem ela quer dizer que, diante do favor prestado, somos OBRIGADOS a retribuir a gentileza. Daí vem a resposta DE NADA, tipo dizendo que a pessoa não tem obrigação de nada, como também o “não há de quê”, “imagina”, todas dispensando a obrigação de retribuir de quem foi beneficiado com o favor.

*

Atualmente a Terra possui 07 bilhões de habitantes, mas, segundo estudiosos, ela só comporta entre 1,5 e 3 bilhões. A análise é feita com base em (01) disponibilidade de comida, água e terra; (02) padrão de consumo e capacidade do planeta de absorver a população; e (03) número de pessoas. A Terra ideal foi a que existiu até 1959, quando alcançamos o limite de 03 bilhões de habitantes. A tendência, contudo, é piorar. Já em 2025 seremos 08 bilhões e em 2083 alcançaremos os dois dígitos.

*

O PAPANICOLAU é um exame que detecta o câncer de colo de útero, terceiro mais comum entre as mulheres. Consiste em abrir as paredes da vagina com um espéculo e fazer umas inspeção visual, complementada por uma raspagem para retirar células e enviar para o laboratório. Deve ser feito a cada três anos. O nome nada tem a ver com algum Papa, é uma homenagem ao médico grego que o criou, Georgios Papanicolau.

*

As semelhanças da semana:

OBS. Contribuíram com este post o advogado Lindemberg Lima e o servidor público e blogueiro Hermes Oliveira.

Compartilhe

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *