Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

2

I – Ontem, a Assembleia Legislativa, em sessão extraordinária, aprovou projeto de lei que autoriza o governo do Estado a fazer empréstimo de até R$ 850 milhões junto ao Banco do Brasil. Da quantia, 10% será rateado entre o Tribunal de Justiça, o Ministério Público, o Tribunal de Contas do Estado e a Assembleia Legislativa, seguindo a proporção legal já aplicada.

*

II – Com o grosso do valor o governo pretende retomar várias obras que hoje estão paralisadas, além de investir nas principais áreas da administração, como educação, saúde e segurança.

*

III – Os deputados estaduais apresentaram ainda diversas indicações de obras, a maioria recuperação de estradas, em seus municípios base. Vale lembrar que a composição da Assembleia Legislativa ainda não mudou, o que só deverá ocorrer a partir de 01º de fevereiro. Desde modo, os deputados Leonardo Rosado e Larissa Rosado estavam na sessão.

*

IV – O crédito informado traz real possibilidade de melhorias na infraestrutura do estado. O governador Robinson Faria, que até agora vem se mostrando bem intencionado, está muito satisfeito com a autorização da Assembleia para a contratação do empréstimo. Ele disse que investirá o dinheiro em obras fundamentais para o desenvolvimento do estado e na melhoria da qualidade de vida da população.

*

I – Depois de São Paulo é a vez de Minas Gerais se preocupar com a falta de água. O governador eleito, Fernando Pimentel (PT), anunciará hoje medidas para reduzir o consumo de água, pois, segundo sua assessoria técnica, se nada for feito é bem possível que haja necessidade de racionamento já a partir de julho. Os reservatórios estão com um nível bem abaixo da média histórica.

*

II – Desde sempre o Nordeste sofreu com a falta de água, mas agora, com o problema atingindo os grandes centros, é bem capaz que o governo tome medidas mais técnicas e inovadoras para garantir o líquido precioso aos brasileiros, afinal, a água é um elemento abundante na natureza. Nos lugares mais desérticos do Chile, por exemplo, há máquinas que extraem água do ar.

*

III – Há também exemplos no mundo de usinas de dessalinização, sistemas de reúso, extração de água de geleiras, entre outros. Dos sistemas alternativos o único que o Brasil ainda usa é o aproveitamento das águas das chuvas, com projetos do Governo Federal que ofertam cisternas aos moradores do semiárido.

*

Ontem o Vasco sofreu mais uma derrota para seu arquirrival, o Flamengo. O time cruz-maltino perdeu por 1 x 0 em partida válida pelo Torneio de Manaus. Impressionante como ultimamente o Vasco não consegue vencer o Flamengo. Já há uma sequência de nove jogos com empates e derrotas. Os rubro-negros têm toda a razão de chamarem os vascaínos de fregueses.

*

The Strain estreou terça-feira, 20 de Janeiro, às 23h15, no canal FX e no FOX Play. A série acompanha os trabalhos de Ephraim Goodweather (Corey Stoll), um agente do Centro de Controle de Doenças chamado para investigar um avião que pousa no aeroporto de Nova Iorque com todos seus ocupantes aparentemente mortos. Assisti ao primeiro episódio e já estou ansioso pelo segundo. Informo, contudo, que a série tem muita ficção científica, criaturas estranhas e cenas fortes.

Compartilhe

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *