Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

I – Um dos grandes alentos das últimas eleições gerais foi a esmagadora vitória de Flávio Dino (PCdoB) para governador do estado do Maranhão, derrotando Lobão Filho (PMDB), candidato do clã Sarney, família que comandava o estado desde 1965, quando José Sarney elegeu-se governador prometendo acabar com a oligarquia dos Vitorino Freire, que durava três décadas. Acabou com uma e instalou outra maior ainda, que durou 50 anos.

*

II – Felizmente o povo maranhense acordou. Uma série de fatores contribuiu para o declínio do clã Sarney, entre estes a pouca afinidade entre a presidente Dilma Rousseff e o senador José Sarney, o que a fez ficar distante da campanha naquele estado, apesar de o candidato a governador ser do PMDB, partido do seu vice, Michel Temer. O grande amigo de Sarney no PT é Lula da Silva, que, sem o poder, não tem a força que tinha em 2010.

*

III – Zequinha Sarney, eleito deputado federal, e Adriano Sarney, eleito deputado estadual, apesar de serem filho e neto de José Sarney, respectivamente, possuem métodos que destoam da oligarquia. Ambos são filiados ao PV e demonstram certa carga ideológica voltada para a defesa do meio ambiente. O neto, que tem 34 anos, é um intelectual, com mestrado em Sorbonne e especialização em Harvard. Seu slogan na campanha foi: “Não sou mais um, sou um a mais”.

*

IV – Fato similar ocorreu no nosso Rio Grande do Norte, que hoje é administrado por uma pessoa que não ostenta os sobrenomes Alves nem Maia, contudo, teve fortes ligações com eles. Daí a diferença. Flávio Dino, no Maranhão, sempre foi oposição.

*

I – Está marcado para hoje o início da greve dos serventuários da Justiça do Rio Grande do Norte. Ontem, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) ajuizou uma ação no Tribunal de Justiça pedindo a declaração de ilegalidade da greve. O pedido foi distribuído para o desembargador Dilermando Mota, que ainda não se manifestou.

*

II – Ainda ontem o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cláudio Santos, entrou em licença médica, por um período mínimo de nove dias, oportunidade em que o órgão ficará sobre o comando do vice-presidente, desembargador Amilcar Maia. Os serventuários analisarão o novo quadro na assembleia extraordinária que se realizará hoje, na praça Sete de Setembro, em frente à sede do Tribunal de Justiça. A ideia geral, contudo, é pela continuidade do movimento grevista.

*

Taxistas de Mossoró e de Tibau estão em pé de guerra. Pelas regras, um taxista credenciado em Tibau pode transportar um passageiro daquela cidade para Mossoró, mas não pode fazer o inverso, levar de Mossoró até Tibau. A mesma regra se aplica para os taxistas de Mossoró. Ocorre que na prática ninguém quer obedecer essa regra. Os taxistas querem ficar no leva-e-traz, e não voltar “batendo”, como costumam dizer. No lado mossoroense os órgãos ligados ao trânsito estão fiscalizando e notificando os taxistas de Tibau que pegam passageiro em nossa cidade, sobretudo no ponto localizado na calçada do Aceu, no Centro da cidade.

*

Alguns prédios comerciais e repartições públicas de Mossoró ainda ostentam suas decorações natalinas. Pelas convenções religiosas os enfeites alusivos ao natal devem ser tirados no dia 06 de janeiro. O supermercado Cidade Alternativo, no Centro, é um dos que mantém suas luzes e adornos natalinos.

*

NAQUELA MESA – Se vivo fosse, meu velho pai, Odemiro Firmino, estaria completando hoje 74 anos. Ele partiu em 12 de abril de 2010. Contava 69 anos. Dedico este post a ele.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *