Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

1

Hoje é feriado na cidade de Governador Dix-sept Rosado, data de louvor ao padroeiro São Sebastião. Pelo mesmo motivo também é feriado em Caraúbas, Ceará Mirim, Encanto, Equador, Parelhas, São Fernando, Florânia, Ruy Barbosa, Caiçara do Rio do Vento e Jucurutu.

*

I – O Fantástico de domingo mostrou uma matéria sobre a onda de calor que atinge todo o Brasil. O foco foi o Rio de Janeiro. Na reportagem é dito que daqui em diante a tendência é ficar sempre mais quente. Foram mostradas as saídas dos cariocas para driblar o calor, uma delas é passear no shopping, aproveitando o clima agradável trazido pelos sistemas de ar refrigerado.

*

II – Em Mossoró não há esta opção, há meses o sistema de ar do shopping não esfria a contento, muito pelo contrário, o calor é grande, sobretudo no horário de almoço.

*

I – Dia desses, assistindo a um documentário no canal History 2, vi muitos detalhes acerca das lutas do imperador Alexandre O Grande. Há registros de dias, locais, roupas, acessórios, número de homens, de armas, e em alguns casos há registros até de chuvas ocorridas durante batalhas, tudo bem documentado. Além, é claro, de toda a trajetória de vida do imperador, de seu nascimento até sua morte.

*

II – O curioso disso é que Alexandre viveu 300 e poucos anos antes de Cristo. Por que há tantas informações precisas sobre Alexandre e muita pouca precisão em relação a Jesus Cristo? Não se sabe, por exemplo, o que o enviado de Deus fez entre a adolescência e sua morte.

*

As transações imobiliárias feitas em Petrópolis-RJ recebem uma taxa de 2,5% a título de laudêmio. O valor é repassado para os herdeiros da Família Real, que era dona daquelas terras.

*

I – O Código Eleitoral Provisório, de 1932, dava às mulheres brasileiras o direito de votar, desde que preenchessem alguns requisitos, entre estes receber autorização do marido para tal. Cinco anos antes, em 1927, o estado do Rio Grande do Norte já havia estendido o direito de voto a todos, homens e mulheres. A primeira mulher a se inscrever no sistema eleitoral foi a mossoroense Celina Guimarães Viana, o que confere a ela o título de primeira eleitora do Brasil, mas não de primeira mulher a votar.

*

II – Além da primeira eleitora do Brasil, o Rio Grande do Norte também tem a primeira prefeita eleita do país, Alzira Soriano, que comandou Lajes a partir de 1928.

*

A Indenização de Transporte (IT) é recebida pelos Oficiais de Justiça pelo uso do veículo e combustível próprios em diligências. Todos os servidores de outros órgãos que trabalham com atividades externas possuem um veículo a disposição para tal. Como exemplo posso citar os auditores fiscais, conselheiros tutelares, policiais, além dos funcionários de empresas privadas como Cosern, Oi, Sky etc. Os Oficiais de Justiça não possuem veículos à disposição, por isso foi criada, por lei, a indenização de transporte, para compensá-los pelo uso do veículo particular nas diligências.

*

A academia Biofit promoverá um dia de desafios amanhã, 21. Todas as aulas, de todas as modalidades, terão duração maior do que o convencional. A aula de spinning, por exemplo, durará 70 minutos, enquanto a convencional é de 45 minutos. Também haverá desafios na musculação.

Compartilhe

Uma resposta

  1. Ora Tio Colorau. Alexandre era a autoridade máxima de sua sociedade. O imperador e, para a cultura da época, quase um deus. Natural, então, que houvessem encarregados em registrar cada instante de sua vida. Já Jesus era um simples plebeu de uma nação ocupada por outra e, como tantos milhares de outros plebeus, natural que não existisse muitos registros de sua existência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *