Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

I – Em assembleia realizada ontem à noite na Praça Sete de Setembro, em frente a sede do Tribunal de Justiça, os serventuários decidiram pela deflagração de greve a partir do dia 21 de janeiro. A decisão foi tomada diante das declarações do novo presidente do órgão, desembargador Cláudio Santos, de que iria cortar os vencimentos dos servidores efetivos para diminuir as despesas do Tribunal. Os serventuários alegam que as economias podem ser feitas em outras áreas, e que todas as conquistas salariais foram conseguidas através de leis ou de decisões do STF, após muitas lutas.

*

II – Alega ainda o sindicato que os serventuários do Tribunal de Justiça sempre figuram entre os mais eficientes do Brasil nos rankings divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e que um corte abrupto e inesperado nos vencimentos causará revolta, indignação e desespero, prejudicando sobremaneira o desempenho destes profissionais. (Em destaque na foto o Oficial de Justiça Marcdones Silva de Morais).

*

III – O sindicato da categoria está fazendo de tudo para o desembargador presidente recuar e não efetivar as medidas que anunciou, mostrando-lhe alternativas e as consequências no cotidiano forense se os serventuários tiverem seus vencimentos reduzidos à metade. Muitos juízes e desembargadores estão sensíveis aos apelos dos serventuários.

*

A presidente Dilma Rousseff inicia seu segundo mandato sem o apoio popular que teve quando assumiu a chefia do Executivo nacional pela primeira vez. Nos seus primeiros meses com a posse da caneta, o todo poderoso ministro Antonio Palocci perdeu o cargo após a descoberta de que uma empresa sua lucrou inacreditáveis R$ 20 milhões em um ano.  Em seguida ela exonerou sete ministros, seis destes envolvidos em casos de corrupção. O Brasileiro foi levado a crer que Dilma era “tolerância zero” quando se tratava de “malfeitores”, expressão usada por ela mesma. Com o tempo, contudo, ela passou a jogar o jogo dos ratos, mostrando com o tempo que políticos são todos bananas do mesmo cacho.  A corrupção voltou a devorar a República com força total.

*

 Depois do retorno dos vinis, é a vez da fita cassete voltar aos lares dos saudosistas. A grande responsável pelo retorno deste velho formato de mídia é a gravadora californiana Burger Records. Em 2014 foram mais de 300 lançamentos. A fita K7 está sendo vendida ao preço médio de R$ 10. Para corroborar com o ressurgimento do formato, alguns fabricantes voltaram a incluir o toca-fitas em seus aparelhos.

*

Hoje em dia, quase todo aparelho celular tem uma câmera, e com ela a facilidade de tirar uma foto daquele mulherão que está a sua frente na fila do banco, ou daquela que está sentada com um generoso decote etc. Lembre-se, contudo, que se você for flagrado tirando uma foto sem autorização poderá se complicar perante a sociedade e até mesmo ser levado a uma delegacia. Foto, só com consentimento. O respeito deve continuar norteando o agir do homem de caráter.

*

Na mesma seara do comentário anterior, não é correto usar as redes sociais para xingar e escrever palavrões. Você chega num restaurante gritando que alguém é um tremendo “fela da p*ta”? Pois é, a rede social também é um ambiente público. Assim, só escreva em suas contas aquilo que você também pode dizer em público.

*

Notícias vindas da terra de De Gaulle mostram que não devemos brincar com a fé alheia, que o fanatismo religioso provoca sentimentos vingativos e inconsequentes. Com tanta fonte de inspiração para humoristas, o escracho com a religião alheia deve ser evitado. Ora se temos alguma coisa a ver se o cara quer acreditar no poder de um bule gigante, por exemplo.

*

 O veraneio em Tibau segue de vento em popa. Boa parte dos mossoroenses aterrissa no litoral para relaxar e beber uma cervejinha com a família e amigos. E como ocorre todos os anos, muitas reclamações sobre a precária infraestrutura e os malditos paredões de som. Este ano, contudo, a lista de reclamações ganhou mais um componente: a insegurança. São muitos os relatos de assaltos e até arrastões em casas de veraneio. Apesar do esforço, a polícia não está conseguindo frear a bandidagem. Até que algumas prisões foram feitas, mas os relatos de assalto não cessaram.

*

Ainda sobre Tibau, as conversas de alpendre apostam numa união entre os grupos da ex-governadora Rosalba Ciarlini e da quase ex-deputada Sandra Rosado. Muitos apontam que esta seria a única saída para tirar Francisco José Jr. da cadeira de prefeito. O grupo político do prefeito, por sua vez, acredita que ainda assim ele deverá conseguir se reeleger, pois o povo de Mossoró “cansou” dos Rosados, e quer dar oportunidade para outras famílias administrarem a cidade.

*

 Corre nas redes sociais uma solicitação para assinar um abaixo-assinado a fim de acabar com o benefício do auxílio-reclusão. Muitos criticam incisivamente a existência do benefício sem nem ao mesmo conhecer suas regras. Só tem direito ao auxílio a família do criminoso que é contribuinte do INSS. E, diga-se de passagem, não é comum que um trabalhador com carteira assinada ande por aí cometendo crimes. Geralmente os infratores são vagabundos contumazes, que vivem de praticar delitos. Por tal razão, o número de familiares beneficiados com o auxílio-reclusão é bem pequeno, se comparado ao número total de criminosos.

*

Hoje é dia de parabenizar o professor Anchieta Alves, que completa mais uma curva no jogo da vida. Homem respeitado e admirado nesta cidade. Quem também comemora nova data é o acadêmico de Medicina Marcelo Duarte, homem batalhador e muito bem relacionado.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *