Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

1

 I – No Brasil não existem super-heróis, mas, se existissem, a tarefa deles de afastar os malfeitores da sociedade, entregando-os às autoridades competentes, seria bem frustrante, isso por causa de nossas leis brandas e repletas de falhas.

*

II – Caso o super-herói flagrasse alguém dizendo que iria tocar fogo numa escola de ensino infantil, colocar uma bomba no parque ou no abrigo de idosos, e – no afã de salvar a sociedade do mal – levasse essa pessoa para as autoridades, elas logo a soltariam, pois ameaçar fazer isso não é crime. O inimigo só poderia ser preso se tivesse colocado um dos seus planos em prática.

*

III – E se, em segunda tentativa, o super-herói levasse para a delegacia um sujeito que no fim de semana tivesse dirigido alcoolizado, assaltado uma velhinha e roubado um conveniência de posto de combustíveis, tudo devidamente registrado num áudio gravado por ele mesmo, contando suas façanhas. Ainda assim o mau-conduto não ficaria preso, pois, pela nossa legislação, as gravações só valem quando são feitas mediante autorização judicial. Outra decepção para o nosso fictício defensor dos fracos e oprimidos.

*

IV – Noutra oportunidade, o super-herói levou para a polícia um arsenal que ele encontrou na casa de um bandido. Tinham muitas armas, munições e acessórios. Desta vez foi até pior, o super-herói ficou enjaulado por invadir propriedade privada. Só não mofou dentro das grades, pois usou seus superpoderes para fugir da cadeia.

*

V – O super-herói também se frustrou quando levou às barbas do delegado uma mulher que estava se prostituindo. No Brasil, prostituição não é crime.

*

 VI – Em sua última tentativa, colocou um trombadinha menor de idade debaixo do braço e levou para a delegacia. Nesta ele se complicou de vez. A vítima do furto não foi localizada, logo o super-herói foi acusado de calúnia, além de responder a todo tipo de processo por ter constrangido um “de menor”. Nunca mais o ConselhoTutelar e o Ministério Público o deixaram em paz.

*

VII – Estes são apenas exemplos de como nossa legislação é falha, e tais falhas geralmente favorecem os inimigos da sociedade. Nem um super-herói podemos ter. Aliás, e temos, os milhares de policiais que estão nas ruas para evitar e coibir a ação do exército do mal, mas, infelizmente, nosso Lex Luthor é a lex (lei).

Compartilhe

Uma resposta

  1. conselho tutelar so serve pra passar a mão na cabeça das menores (tem uns que passam na cabeça das crescidas)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *