Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

4

I – PAÍS DIVIDIDO – O resultado das eleições de ontem mostrou que o país está dividido. A vitória de Dilma Rousseff não foi consagradora. A diferença foi de 03 milhões de votos, num universo de 112 milhões de eleitores, em termos percentuais: 51% a 48%.

*

II – 1,9 milhão de eleitores votaram em branco, 5,2 milhões votaram nulo, além de uma abstenção de 30,1 milhões de eleitores. Caso estes eleitores tivessem tomado partido o resultado das eleições poderia ter sido diferente, ou não. Mas, como é sabido, quem não vota delega a quem vota a escolha do representante.

*

III – A presidente eleita deverá ouvir o recado das urnas e fazer as reformas necessárias, sobretudo na economia. Os economistas do mercado fazem duras críticas à condução do setor pelo governo federal. Apontam muitas falhas. O presidente da FIESP, Benjamim Steinbruch, chegou a dizer recentemente que “só um louco investe no país”, opinião compartilhada por outros expoentes da indústria.

*

IV – Dilma Rousseff também encontrará forte oposição no Senado Federal, com as atuações de José Serra, Romário, Álvaro Dias, Tasso Jereissati e o próprio Aécio Neves.

*

V – Não será fácil a presidente driblar tudo isso, até porque ela tem pouco traquejo político, mas – como brasileiro – torço que ela consiga fazer nosso Florão da América voltar a crescer, a indústria parar de demitir, a inflação ser controlada e, o mais importante, a corrupção ser combatida de forma séria e veemente.

*

Nas redes sociais, muitos eleitores de Aécio Neves criticando os beneficiários do programa Bolsa Família, atribuindo a eles a vitória da candidata petista, chamando-os de vagabundos etc. É por isso que a camada mais pobre da população insiste em dizer que o Bolsa Família acabará se o PSDB assumir o poder. Os candidatos defendem que o manterão, mas os correligionários chamam os beneficiários de vagabundos etc. Assim fica difícil reverter estes votos.

*

O exercício da cidadania não se resume ao dia da eleição. O cidadão deve fiscalizar de perto a atuação dos eleitos, além de criticar, dar ideias etc. Vamos exercer nossa cidadania cotidianamente, e não apenas de 02 em 02 anos.

*

O grande acordo político que pretendia eleger Henrique Alves (PMDB) governador e Vilma de Faria (PSB) senadora naufragou, afogando também os Rosados de Mossoró, que perderam espaço na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa. Pelos números e apoios, o grande acordo tinha tudo para dar certo, mas como estão dizendo a larga, faltou combinar com o povo.

*

Em Governador Dix-sept Rosado, Robinson faria (PSD) teve 4.653 votos, contra 3.247 de Henrique Alves, maioria de 1.406 votos. No primeiro turno a maioria girou em torno de 800 votos. O resultado foi muito comemorado pelo prefeito Anax Vale e seus correligionários. Apesar de ser do DEM, Anax apoiou Robinson Faria. Conseguiu que um “desconhecido” derrotasse um peemedebista, numa cidade onde a tradição “bacurau” é muito forte.

*

A cidade de Alto Santo (CE), distante 230 quilômetros de Fortaleza, está construindo um estádio de futebol com a mesma fachada do Coliseu Romano. A obra custará R$ 1,3 milhão, que será pago pelo Ministério do Esporte. Alto Santo não possui nenhum time profissional. Mossoró (RN), que possui dois times profissionais, vê o risco de seu futebol afundar pois o único estádio da cidade está em ruínas, como o Coliseu Romano original. Nossa classe política é mais fraca que caldo de bila, como diria o outro.

Compartilhe

4 respostas

  1. Prezado Erasmo,

    A discriminação levada a efeito por eleitores do PSDB e de Aécio, a partir das regiões Sudeste e Sul do País, repete, com maior grosseria, a discriminação que emana de líderes da chamada direita brasileira. Nesse sentido, vale lembrar que Fernando Henrique Cardoso, quando era presidente da República, disse que os trabalhadores que queriam se aposentar mais cedo são vagabundos (esquecendo o próprio FHC que ele próprio se aposentou muito jovem).
    O próprio FHC, recentemente, em plena campanha eleitoral de 2014, disse que o eleitorado de Dilma é formado por desinformados, numa clara alusão ao Nordeste brasileiro e aos mais pobres que são beneficiados pelos programas de inclusão social do Governo Federal.
    Um dos grandes aliados de FHC e coordenador nacional da campanha de Aécio, o senador José Agripino Maia (presidente nacional do DEM, partido aliado do PSDB há décadas), disse no curso da votação desta campanha que o eleitor de Dilma iria errar o voto, por ser desinformado.
    E, conhecido o resultado das urnas, Agripino Maia (que conseguiu a proeza de reduzir o DEM a um partido nanico) disse que Aécio Neves venceu nos Estados desenvolvidos.
    O vereador Coronel Telhada, de São Paulo, tão logo conheceu o resultado das urnas defendeu que o Brasil se separe do Nordeste e do Norte do País.
    Como se vê, o preconceito começa pelos líderes.
    Depois da apuração, uma onda de preconceito étnico-social se expandiu pela internet, com opiniões e xingamentos postados a partir de internautas do Sudeste e do Sul do País. É lamentável.
    Pensando assim, esses riquinhos ou metidos a rico que xingam os nordestinos e nortistas, não deveriam visitar as duas regiões quando querem gastar uns trocados a mais em turismo. É contrassenso que nos ataquem tanto mas vivam por nossas terras em períodos de férias e passeios turísticos.
    No mais, lembro que, se falam agora de separação, nós já a defendíamos, com criatividade e bom humor, mas sem preconceitos e xingamentos, através dos versos dos poetas Ivanlido Vila Nova e Bráulio Tavares (o Raio da Silibrina), no poema IMAGINE O BRASIL SER DIVIDIDO / E O NORDESTE FICAR INDEPENDENTE, que ficou nacionalmente conhecido na voz da nordestina Elba Ramalho.
    Brincadeira à parte, somos todos integrantes de um mesmo País, que começou aqui, no Nordeste, precisamente na Bahia, onde foi instalada a primeira capital do Brasil.

  2. Erasmo,

    Ainda sobre o mesmo assunto, lembro que as cidades de São Paulo e Brasília têm o tamanho e a importância que têm atualmente graças ao trabalho diário, árduo, penoso, de milhões de nordestinos. Mesmo assim, esse povo ainda nos chama de preguiçosos?

  3. Meu caro Tio Colorau, com o devido respeito às suas posições, efetivamente não há nenhuma divisão, muito menos perspectivas de separatismo em nosso país, menos ainda em função do resultado eleitoral próximo passado.

    O que objetivante ocorre, é, mais uma vez a tentativa sistemática…permanente dos meios de comunicação de massa em semear o ódio e a desinformação nos corações e mentes dos brasileiros, esses, em sua grande maioria, infelizmente,desinformados sobra a nossa origem histórica, nossos hiatos democráticos, nossos percalços institucionais, todos, repise-se todos, flagrantemente direcionados e golpeados por uma ELITE, burra, insensível , ignorante, golpista e absolutamente cruel para com seu povo e nação.

    Só para que, possas fazer uma breve análise das suas equivocadas assertivas ora colocadas, peço Vênia para transcrever comentários insertos no Blog Conversa Afiadas de Paulo Henrique Amorim, o qual faz um paralelo histórico, no qual fica demonstrado, o quão são infundadas as “razões” atualmente disseminadas sistematicamente pelo PIG, se não vejamos:

    Publicado em 28/10/2014
    Hollande, Bush e Kennedy.
    Isso é que é vitória apertada !

    A menos que o PiG considere o atentado que matou Kennedy um terceiro turno …​

    De amiga navegante na França:

    Acabo de conferir: o score das eleições francesas de 2012 foi praticamente o mesmo do Brasil – Hollande 51,6 X Sarkozy 48,4.
    E NINGUÉM, nem a extrema direita da Marine Le Pen, evocou em nenhum momento qualquer ideia de ilegitimidade, divisão do país ao meio ou Golpe que o valha.

    Navalha

    Se os corneteiros do 3º turno e do impeachment ignoram o resultado na França, talvez valha a pena recorrer a dois exemplos da história de eleições americanas, já que de lá, dos Estados Unidos, provêm as ideias “originais” que lustram a Colônia.

    Em 1960, o Presidente John Kennedy derrotou Richard Nixon por 113 mil votos, ou seja, 0,1% de diferença.

    O que deu a ele a vitória por 303 votos no Colégio Eleitoral, a menor diferença da historia americana, até então.

    Como sabem os colonizados, a eleição americana é INDIRETA …

    Ganha quem tem maioria no Colégio Eleitoral.

    Ganhar nos Estados Unidos significa levar para o Colégio Eleitoral o número de votos que corresponde a cada Estado em que o candidato obtiver maioria.

    Como os Estados têm números diferentes de votos no Colégio Eleitoral, teoricamente um presidente pode se eleger no Colégio Eleitoral e perder na contagem total de votos.

    E muita gente diz que Kennedy só ganhou porque seu candidato a vice e sucessor, Lyndon Johnson, trocou umas urnas no Texas, onde mandava.

    Mas, ninguém falou em terceiro turno.

    A menos que os colonizados colonistas (no ABC do C Af) considerem o atentado que matou Kennedy em Dallas um terceiro turno …

    Em 2000, George W. Bush ganhou na Florida com uma vantagem de 0,5%.

    Houve uma grande confusão na apuração – nos Estados Unidos a urna eletrônica não é universal, o tipo de urna varia de condado para condado – e se realizaram duas recontagens.

    Numa, Bush ganhou na Flórida com 493 votos.

    Na outra, Al Gore obteve 60 votos de vantagem.

    Houve um impasse jurídico, a questão foi parar na Suprema Corte e Bush ganhou por 5 a 4.

    Numa decisão que muitos consideram a “mais roubada” da História americana com o voto político de dois juízes da Suprema Corte mega-conservadores, escolhidos “republicanamente”: Antonin Scalia e Clarence Thomas.

    No Colégio Eleitoral a vitória de Bush também foi “apertadíssima”: 271 a 266.

    E ninguém jamais falou em terceiro turno ou impeachment por causa da vitória apertada e, nesse caso, no tapetão.

    Ganhou, leva !

    Al Gore foi o primeiro a respeitar a decisão da Suprema Corte e a dar parabéns ao vencedor.

    Bush foi reeleito, como se sabe.

    Como diz a Presidenta Dilma: na Democracia, governa quem tem a maioria.

    E ela conquistou a maioria.

    Pode ser 50% mais um …

    E ela ganhou por 52 a 48.

    Para desespero dos corneteiros que incham a folha de pagamentos da Globo e do Globo.

    Em tempo: e como diz aquele amigo navegante: quero ver a Globo dar o Golpe com a vitória que ela obteve no Rio, Minas em todo o nordeste “bovino”.

    Em tempo2: como se sabe, Dilma ganhou de 52% a 48%, e com uma vantagem de 3 milhões e 500 mil votos na frente.

    Paulo Henrique Amorim.

    DO BLOG DOS BLOG’S – CONVERSA AFIADA.

    Um baraço e boa leitura, e, não esquecendo que, por mais que as tetnitvas de burla ao processo democrático continue por parte da nossa imprensa golpista, admitam ou não os PESSEDEBESTAS e assemelhados com REDE e (ou) sem REDE, a Presidenta DILMA VANA ROUSSEF, é legal e legitimamente a eleita no segundo turno da Eleição Presidencial Próxima Passada, o mais são abobrinhas e vãs tentativas de tumultuar o inicio do seu segundo mandato a começar em janeiro de 2018, desculpe, 2018, talvez o BAIBA volte novamente contra tudo e contra todos, os quais serão ainda menos….!!!

    AH, ia esquecendo a Presidenta Dilma Roussef, será devidamente empossada em janeiro de 2015..

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.que

  4. Data Vênia Caro Tio Colorau, mais uma vez peço a a inserção de um comentário que bem delineia o quadro de intolerância e ignorância dos nosso ditos lideres da oposição e seus pretensos leitores pensantes, acerca do assunto em pauta, retirado…Control “C” Control “V” do Blog do Barbosa, vejamos:

    Abominável uma vereadora que prega o apartheid e um senador dizer que o NE não produz
    outubro 27, 2014 Carlos A. Barbosa Sem Comentários

    Lamento como cidadão e jornalista que uma vereadora de Natal, cidade a qual nasci, pregue nas redes sociais o apartheid entre regiões do Brasil e um senador da República enxergar o Nordeste como uma região que não produz. Falo da vereadora de Natal professora Eleika Bezerra e do presidente nacional do DEM, senador José Agripino Maia.

    A edil, de forma infeliz, usou hoje o Facebook para postar uma imagem que mostra o mapa do Brasil dividido entre os estados onde Dilma Rousseff teve maioria de votos e os que onde Aécio Neves saiu vencedor. A imagem mostra os estados das regiões Norte e Nordeste, além Rio de Janeiro e Espírito Santo compondo o que denominou de “Nova Cuba”. O Brasil ficaria sendo os demais estados, com exceção de Minas Gerais, que seria “implodido para a construção de um lago”.

    Já o presidente nacional do DEM, senador potiguar Agripino Maia declarou ao portal UOL o seguinte:

    – Uma coisa ficou muito clara: na maioria dos Estados do Sudeste, no Centro-Oeste, ou seja, no Brasil moderno, no Brasil que produz, a vitória de Aécio Neves foi acachapante.

    Para Agripino o Nordeste não produz nada.

    A que ponto chegamos, caro leitor. Dois políticos eleitos pelo povo e ainda por cima ambos nordestinos, um pregando a separação do Nordeste do restante do Brasil e o outro considerando uma região atrasada simplesmente porque deu maioria a Dilma Ruosseff, reeleita presidenta do Brasil.

    Seria o caso de dizer que estes políticos são uma abominação política por ter pensamento fascista, uma abominação ética por ser violento e uma abominação cognitiva por ser ignorante.

    Mas o povo sábio saberá dar a resposta nas urnas nas próximas eleições, para vereador e para senador.
    – See more at: http://blogdobarbosa.jor.br/#sthash.rtFGDK1d.dpuf.

    É isso caro colega, essa é a realidade factual e nenhuma outra que a nossa venal e golpista imprensa tentar imputar aos corações e mentes dos brasileiros de todas as plagas e estamentos sociais.

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *