Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

I – No final de julho, os governos do Brasil e Israel se desentenderam por causa dos conflitos no Oriente Médio. O Brasil condenou o uso excessivo da força por parte de Israel, a qual resultou na morte de centenas de mulheres e crianças na Palestina. Yigal Palmer, porta-voz de Israel, disse que o Brasil se mantém um anão diplomático.

*

II – Palmer foi um ingrato. Em 29 de novembro de 1947, quando a ONU criou o Estado de Israel, o presidente da histórica assembleia foi o brasileiro Oswaldo Aranha, que, inclusive, trabalhou nos dias anteriores para que Israel ganhasse seu território. Na ocasião, o Brasil foi um gigante para Israel.

*

Nesta data, em 1915, o Exército Britânico produzia e testava o primeiro tanque de guerra, batizado de Mark I.

*

Até 1830 não existia iluminação pública no Brasil. As ruas eram iluminadas com os lampiões que os moradores colocavam em frente de suas casas, abastecidos com óleo de peixe ou mamona. O lampião a gás foi trazido pelo Barão de Mauá, em 1854, no Rio de Janeiro. A primeira cidade do Brasil a ter iluminação elétrica nas ruas foi Campos (RJ), em 1883.

*

A origem da palavra MINGAU é tenebrosa. Quando os índios Tupis capturavam um inimigo e o comiam, os pedaços mais moles serviam para fazer uma sopa, que era dada às crianças da tribo. O prato era chamado de mingau.

*

A ideia de um relógio de pulso foi do aviador Santos Dumont, mas quem o criou foi o joalheiro Louis Cartier, isso em 1904. Dumont precisava de um relógio que o deixasse com as mãos livres, então encomendou a Cartier um relógio de pulso. Hoje, os relógios Cartier são itens de luxo, caríssimos.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *