Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

6

I – UM “O” COM UMA QUENGA – A grande polêmica da semana passada foi uma declaração do vereador Jório Nogueira sobre a UERN. A afirmação de que profissionais ali formados não sabem fazer um “o” com um quenga deixou muita gente revoltada. Notas oficiais foram lançadas e textos publicados nas redes sociais, todos criticando o vereador.

*

II – Ao saber do episódio procurei dele me inteirar, para não tirar conclusões precipitadas, nem agir como boi numa boiada. Fui ver o vídeo da declaração e nele o vereador diz que “Tem gente que se formou na UERN que não sabe fazer um ‘o’ com uma quenga”. Repararam no “tem gente”? O vereador não generalizou, e, forçosamente, sou obrigado a concordar com ele.

*

III – Não sejamos hipócritas. Todas as universidades, públicas ou privadas, formam bons e maus profissionais. A UERN não é exceção. Ou vocês querem me dizer que de lá só saem sumidades? A expressão “fazer um ‘o’…” significa pouco conhecimento, pouco saber. Eu conheço muita gente que se formou lá que realmente se enquadra neste conceito, lamentavelmente. Não serei hipócrita de dizer o contrário.

*

IV – O que se viu nas redes sociais atribuo ao efeito boiada. As pessoas não se preocuparam em se inteirar do assunto, apenas foram na onda. A fim de obedecer ao tal do politicamente correto, o vereador não deveria ter dito isso, mas ele não mentiu. A UERN entrega à sociedade excelentes profissionais, mas também entrega uns que… vou dizer viu.

*

I – O candidato a presidente Levy Fidelix (PRTB) pegou ar no debate de ontem contra o jornalista Kennedy Alencar, o qual insinuou que o partido do candidato era uma legenda de aluguel. Levy ficou visivelmente nervoso e disse que Kennedy fazia parte de uma imprensa vendida e que “de aluguel” era a língua dele. Instado a comentar a resposta de Fidelix, o candidato Eduardo Jorge (PV) disse que não tinha nada a ver com aquilo. A plateia sorriu. A frase logo ganhou as redes sociais, sendo usada em várias montagens.

*

II – Ainda sobre o debate, não foi muito diferente do anterior, a não ser pelos ataques mais incisivos de Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) à candidata Marina Silva (PSB), que, mais uma vez, se saiu muito bem nas respostas, sempre demonstrando segurança e firmeza. A atual presidente novamente trouxe muitos dados. Já o candidato tucano ficou meio apagado, não conseguindo se destacar.

*

O senador potiguar José Agripino (DEM), coordenador da campanha de Aécio Neves (PSDB), sinalizou que a coligação deverá apoiar Marina Silva num eventual segundo turno entre ela e Dilma Rousseff. Agripino disse que a coligação busca levar Aécio ao segundo turno, mas que o objetivo maior é derrotar o PT, sugerindo assim que deverão se aliar ao PSB caso o tucano não avance de fase.

*

A ascensão de Marina Silva (PSB) nas pesquisas quebra um dos pilares do discurso de Henrique Alves (PMDB), candidato a governador do Estado. Ele vem dizendo que sua relação com o governo federal é muito boa e que por tal razão poderá conseguir muitas obras e serviços para o Estado. A ascensão de Marina Silva, e sua possível eleição para presidente, inverte totalmente a situação, quebrando este discurso, vez que Henrique integra o que ela vem chamando de “velha política”, a qual ela busca extirpar.

*

A tradicional festa Buteco do Gegê acontecerá no próximo dia 12 de setembro, depois das 22h, no Requinte Buffet. O evento, já tradicional, é organizado pelo colunista social Georgiano Azevedo. As atrações da noite serão Samvibe, André Luvi, Dayvid Almeida, Radiola Club, André da Mata, Forró dos 3 e DJ Balinha. As senhas de acesso podem ser compradas na New Marluce e na Prisma.

*

Estreará no próximo domingo, dia 07, às 9h, o programa Central do Esporte, na Difusora AM, com apresentação de Sérgio Fábio e Vander Freire. Os dois pretendem tratar dos mais diversos assuntos atinentes ao esporte de uma forma geral, sempre com muita seriedade nas informações, mas sem deixar a descontração que os domingos pela manhã reclama.

*

Ao revirar arquivos antigos do COPÃO encontrei esta foto do leitor Moura (óculos), que faleceu no último dia 10 de agosto, num acidente doméstico (caiu da escada). Vale pela lembrança e para homenageá-lo. Moura sempre se dizia leitor assíduo deste espaço quando eu o encontrava.

Compartilhe

6 respostas

  1. O problema do comentário infeliz do vereador Jório Nogueira, pelo contexto do discurso, é que ele, de forma velada, tentou colar nos membros da equipe que realizou a auditoria na folha de pessoal da Prefeitura (professores e alunos) a pecha de incapazes. A verdade é que, sem argumentos para desqualificar o trabalho, até então mantido em estranho sigilo, o edil utilizou a velha e surrada estratégia de tentar denegrir as pessoas que o realizaram. Tentou passar a mensagem de que a auditoria não tinha nenhum valor, pois produzida por incompetentes, por pessoas que, como outros egressos da UERN não sabem fazer um “o” com uma quenga.

    Em suma, o alvo da crítica do vereador não foi a UERN. Ele sequer se preocupa com a qualidade do ensino ali fornecido. O objetivo do edil era desqualificar os auditores e, via de consequência, o relatório da auditoria que, agora sabemos, mexe com muitos interesses escusos.

  2. Meus parabéns ao sucinto e irretocável comentário do Web-leitor Pedro Oliveira, o qual assino em baixo sem nenhuma ressalva. Assim como está disposto em meu comentário anteriormente disponibilizado no Blog do Carlos Santos, quando de forma indireta expus o real propósito do vereador em epígrafe.

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  3. Lê quéim qué – 427

    EXCLUSIVO. Lançamento de Cd no país de Mossoró.

    Quem imaginava que a musica popular brazilera estava só arquejando na UTI, enganou-se redondamente.

    Acabo de receber informações sigilosas de que um promotor de eventos sociais do país de Mossoró contratou o show de uma estonteante cantora da MPB. Trata-se talvez de uma das vozes mais bela, romântica, telúrica, afrodisíaca, impactante e expressiva de todos os tempos, e de um rosto “liiiiiiiindo de môrrê”. Repertório eclético, banda composta de excelentes profissionais, enfim, um show do tipo “pau pra dá em doido”. O “promoter” ainda não sabe se o show acontecerá no Garbos, no Teatro D. Rosado ou no Hotel Thermas. O mais difícil, segundo ele, foi a cantora encontrar uma brecha em sua agenda.

    -Boca, ainda não deu tempo para divulgar o material publicitário na cidade. Logo que o show seja divulgado na mídia local, acredito que uma avalanche de admiradores e fãs da cantora correrá para adquirir seus ingressos. Não tenho a menor duvida de que, ‘os camarotes vips’ e o ‘front stage’ serão vendidos em poucas horas, haja vista que a gata costuma se apresentar usando umas mini saias…. Por enquanto, apenas eu, você, ela e o seu empresário estão sabendo da vinda dessa diva – pela primeira vez – ao país de Mossoró. Boca, a mulher é uma gata, canta que nem presta e o seu publico alvo é a classe media/alta. Dificilmente as classes de C a Z irão prestigiar o evento, ate porque, o repertorio não os agrada e o traje exigido será o “esporte fino. Quanto a data, a brecha que a cantora encontrou em sua agenda foi para o dia 12 de dezembro. Boca, você está autorizado desde já a divulgar o show em seus comentários.”

    Adiantou o “promoter”

    Coincidentemente no dia 12 de dezembro acontecerá a inauguração de “The Hospital”. E haja festa, né não?

    O Boca adianta, em primeiríssima mão e na marca da exclusividade, dois vídeos oficiais e recentes da cantora.

    Curtam essas duas “palhinhas” da diva.

    Ei, psiu, não se esqueçam de espalharem esse grande evento social entre os amigos, vizinhos da esquerda e da direita, bofes, amantes, colegas de trabalho, etc.

    Vai ser XuuuuuuuXeeeeeeXuuuuuuuuu…

    https://www.youtube.com/watch?v=bOqxDs2SZ4U

    https://www.youtube.com/watch?v=fLtm8dM27sI

  4. Você tem dúvidas de que, Marina eleita, o PMDB de Henrique não vá se aliar a ela? Em nome da “governabilidade”? E você acha que Marina, sendo eleita, não vai querer a aliança?

  5. Ei Erasmo, um tio que mora na distante Mongaguá aconselhava a não convidar colunistas sociais para inauguração de lojas pois os mesmo davam um azar danado ao empreendimento, ele chegou até chamar de “Rasga Mortalha” esses pobres coitadinhos!! Vôtis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *