Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

16

A montadora chinesa Chery começou a produzir seus veículos no Brasil, para tanto investiu US$ 400 milhões em sua fábrica localizada em Jacareí-SP. Os primeiros modelos chegam ao mercado em novembro.

*

I – Na rodada do meio da semana o Fluminense perdeu novamente, desta vez para a Chapecoense, por 1 x 0. Não irei, entretanto, falar do jogo. Durante o jogo, ao notar aquele estádio relativamente pequeno, decidi pesquisar um pouco sobre Chapecó-SC. Descobri que a cidade tem população estimada de 198 mil habitantes (site do IBGE), ou seja, menor do que Mossoró-RN, com população estimada de 280 mil.

*

II – Daí lamentei bastante que uma cidade menor que a nossa, distante mais de 500 quilômetros da capital daquele estado, tenha um time na série A do Campeonato Brasileiro, enquanto nós nos limitamos a um participante na Série D, e mesmo assim arriscando ser desclassificado já na próxima rodada. Nosso futebol é uma lástima.

*

BALDE DE GELO – Até em Mossoró tem gente se submetendo ao desafio do balde de gelo, mas o que diabos é isso? Bem, o precursor da “moda” foi Corey Griffin, um jovem americano de 27 anos. Após saber que um grande amigo havia sido diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA), ele postou um vídeo na internet jogando um balde de água com gelo em si mesmo. Quis dizer com o gesto que a notícia foi um “balde de água fria” nele. Dias depois Corey morreu afogado. O fato levou as pessoas a usarem o gesto de Corey para angariar fundos para as entidades que assistem aos portadores de ELA. A ideia é fazer o desafio e também doar dinheiro para alguma entidade.

*

Hoje pela manhã vi um rapaz chegar à academia, para malhar na esteira ergométrica, com quatro livros debaixo do braço. Com quase três anos de academia foi a primeira vez que vi uma cena dessas, e o mais curioso era que os livros eram volumosos. Já vi muita gente com headphone, outros mexendo no celular, mas com alfarrábios nunca tinha visto.

*

I – EXPRESSÕES POPULARES“A cobra vai fumar”, significa que algo importante vai acontecer. A origem remonta à 2ª Guerra Mundial. Um jornalista do Rio de Janeiro escreveu que era mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na guerra. Assim, quando os combatentes brasileiros foram para a guerra escolheram uma cobra fumando como símbolo, em reposta à provocação.

*

II – “Tirar o cavalo da chuva”, significa uma ordem para desistir de algo. Quando o cavalo era o principal meio de transporte, os anfitriões diziam aos convidados que guardassem os cavalos, isso quando anunciavam que iam embora.

*

III – “Fazer uma vaquinha”, significa unir-se para arrecadar dinheiro. Na década de 20 os torcedores do Vasco da Gama tiveram uma ideia de cada um doar certa quantia em dinheiro e então dar 25 mil aos jogadores em caso de uma vitória importante. 25 é o número da vaca no jogo do bicho. Então os torcedores começaram a dizer que faziam umas vaquinhas para incentivar os atletas.

*

IV – “Lanterna”, significa o último colocado. Surgiu na tradicional Tour de France, maior prova ciclística do mundo. O último colocado era chamado de “lanterne rouge”, em referência às luzes do último vagão de um trem. Ao chegar ao Brasil a expressão foi encurtada, tirando o rouge (vermelha).

*

V – “Vá plantar batatas”, significa mandar fazer outra coisa, para se afastar. A origem remonta à Revolução Industrial. Muitos se qualificaram e passaram a trabalhar nas indústrias. Mandar alguém plantar batatas era um forma disfarçada de ofender.

*

VI – “Quinto dos infernos”, significa lugar ruim, longe. Na época do Brasil colonial os navios portugueses vinham aqui para recolher o “quinto”, imposto de 20% sobre a produção de ouro na colônia. Quando voltavam, os portugueses que tinham ficado no país avistavam o navio se aproximando e diziam que lá vinha o “quinto” dos infernos. Ou seja, “os infernos” era o Brasil. Além de extraírem nossa riqueza, ainda zombavam.

*

VII – “Pra inglês ver”, significa fingir que se está fazendo algo. No início do Século 19, a Inglaterra tentou abolir a escravidão no mundo. Para agradar aos ingleses, o Brasil disse que apoiaria a ideia e que impediria os navios negreiros de atracarem no litoral. Ocorre que o Brasil tinha interesse na escravidão. Assim, encenava que combatia, mas não combatia.

Compartilhe

16 respostas

  1. Lê quéim qué – 399

    Soube que o canal de tv educativo de Mossoro finalmente tinha entrado nos eixos.

    Que nada, fui verificar e quando acionei o canal, tava lá:

    A HORA DO VAQUEIRO

    O apresentador com um microfone na mão dizia:

    – E vamos agora exibir a vaquejada de Campo Grande

    Fiquei observando por poucos minutos vários brutos e inúteis derrubando os úteis e inofensivos bois. Lamentável e cenas deprimentes, dignas de uma país de quinto mundo.

    Ai o Boca pergunta:

    Vaquejada é educação, ou brutalidade com animais?????? O ministério da educação sabe disso??? Cadê as Ongs protetoras de animais???

  2. Lê quéim qué – 400

    Nove, entre dez atores masculinos(???) que trabalham no canal das novelas, sonham em serem convidados pelos diretores a fazerem um personagem gay, fresco, baitola, bicha, macho e feme, viado, cualhira, etc. O sonho , é desmunhecar pra todo mundo ver.

    Aaaaaaafffffff é a GLOOOOOOO-RIA.

  3. Lê quéim qué – 401

    Sexta feira……dia de bate papo…cerveja…..whisky…..jogar conversa fora….rever os amigos….comentar sobre as coxas e bundas das mulheres dos outros….enfim, muito blá blá blá…..

    SIM! Minha agenda esta cheia, mas aceito convite para o famoso Copão com uma ressalva:

    Tem que acontecer no Escritório. Tô cheio desses barzinhos de esquina….campinhos de futebol, etc. Esses lugares tornaram-se perigosos e todos sabem que no Escritório é bem mais tranquilo e tem bebida e “comida” para todos os gostos.

    Ah, as respectivas esposas sabendo que o fojo acontece no Escritório, ficam mais tranquilas e aliviadas. Concordam?

  4. Lê quéim qué – 402

    Campanha de solidariedade ao próximo.

    O CãOdidato enRIQUINHO ta pedindo votos alegando que, ser governador do Estado é seu ultimo grande sonho.

    A depender do Boca, ele vai perder a vaga na Câmara, levar a primeira grande surra de votos (nunca perdeu uma eleição) e viver o resto de sua vida tendo pesadelos.

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  5. Lê quéim qué – 403

    A propaganda eleitoral de um CÃOdidato mossoroense a dePUTAdo federal chamou a minha a atenção.

    O texto da propaganda, em toda sua plenitude, se refere exclusivamente a um ex dePUTAdo federal que teve seu registro negado pelo TER recentemente.

    Sabendo da grande quantidade de asnos mossoroenses, chega inclusive a pedir votos para ele. Se vocês ouvirem a propaganda vão se perguntar:

    – Oxente! O dePUTAdo ficha suja voltou?

    NÃO, NÃO e NÃO. A propaganda é enganosa e tá rolando nos carros de som apenas para ludibriar Seu(s) Otariano(s), Dona(s) Trouxa(s) e todos os Zés Manés mossoroenses (tem que nem presta KKKKKKKKK)

    O CÃOdidato é o filho dele, cujo nome é o mesmo do papito.

    Decifra-me ou te devoro

    KKKKKKKKKKKKKKKKkkkkkkkkk

  6. Lê quéim qué – 405

    Diálogo entre dois corruptos em atividade:

    “Fique atento. Se alguém entrar nesta sala e não for de confiança, eu vou piscar o olho pra você e mudaremos de assunto imediatamente. Sabe como é, né? Tem certas pessoas que não podem nem sonhar em suspeitar que eu sou “boleiro. Quando eu der duas piscadas, é por que a pessoa é de confiança e podemos continuar a fazer “negócios. OK?”.

    Nota do Boca.

    – Foi de tanto piscar os olhos fazendo “negócios” dentro e fora da PTrobas, que o boleiro (foto abaixo) ficou assim, ó.

    http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/files/2014/04/cervero.jpg

  7. Lê quéim qué – 406

    Miniiiinos, vocês viram o novo supermercado da fé disfarçado de religião construído em São Paulo?

    Ate Salomão ficou de queixo caído ao ver o dito cujo.

    Em tamanho, o Midway de Natal perde feio. .

    Aleluia, Aleluia, Aleluia e boa $orte a Edirzinho, o dono.

  8. Lê quéim qué – 407

    Há tempos que eu não circulava pelo centro do país de Mossoró. Fui de carona, haja vista que não tenho mais condições psicológicas para guiar um veiculo em centros urbanos. Fiz bem.

    Continua a mesma merda em se tratando de transito. Já disse e repito:

    A Rua Cel Gurgel é bastante larga, mas aquele estacionamento de veículos em diagonal, fecha a rua quase que em sua totalidade.

    A Rua Jose de Alencar, nas imediações do Bairro Paraíba, é de enlouquecer qualquer cristão sadio KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Miniiino, estacionar o carro atravessado na rua, só não atrapalha o transito na periferia.

    Resumindo:

    Quem dá nó no transito de Mossoró não são os proprietários dos veículos e motos. São os responsáveis pelo transito.

    Facin, facin de consertar o Inferno de Dante. Faltam apenas cabeças pensantes obrigarem os motoristas a estacionar seus carros lá no raio que nos parta, e deixar as ruas do centro livres daquele pandemônio cotidiano.

  9. Lê quéim qué – 408

    – “Tá tudo aqui dentro. A gente esquece, mas sei lá para onde vai. Volta tudo….”

    (Sergio Maciel, ex-namorado do cantor Cazuza falando em entrevista que se emociona muito e chega a chorar quando lembra o cantor.)

    Análise da Editora de Modas e Assuntos Sociais do Boca News, Dôtora Boca De Caçapa:

    – ‘Armaria!’ Tudo leva a crer que esse amor é igual a catinga de cu. Não acaba nunca.

  10. Lê quéim qué – 409

    Diálogo entre dois corruptos em atividade:

    “Fique atento. Se alguém entrar nesta sala e não for de confiança, eu vou piscar o olho pra você e mudaremos de assunto imediatamente. Sabe como é, né? Tem certas pessoas que não podem nem sonhar em suspeitar que eu sou “boleiro”. Quando eu der duas piscadas, é por que a pessoa é de confiança e podemos continuar a fazer “negócios lucrativos”. OK?”.

    Nota do Boca.

    – Foi de tanto piscar o olho fazendo “negócios” dentro e fora da PTrobas, que o `boleiro` (foto abaixo) ficou assim, ó….!

    http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/files/2014/04/cervero.jpg

  11. Lê quéim qué – 410

    CUriosidades.

    As obras do Metrô da cidade do México foram iniciadas em 1969, coincidentemente no mesmo dia em que foram iniciadas as obras do Metrô da cidade de São Paulo.

    Hoje, 45 anos de depois, o Metrô da cidade do México (8 milhões de habitantes), conta com 226 quilômetros de linha, contra 75 do Metrô de São Paulo (10 milhões de habitantes).

    É desenvolvimento, ô num ééééééééééé

    Os políticos brazilerus tem visão, ô num teeeeeeeeemmm

    São Paulo tem um Estadio padrão fifa, ô num teeeeeeemmm

    E a cidade do México, tem??? Num tem! Num tem! Num tem! Num tem!

    Viva São Paaaaaaaulo…viva o braziiiiiiiiiiiiiu

    braziu braziu braziu braziu

    braziu ziu ziu

  12. Lê quéim qué – 411

    Pensando bem…

    Sempre que Lula pensa, “o mundo se ilumina”.

    (Reinaldo Azevedo)

  13. Lê quéim qué – 412

    “Não adianta você ser um leão quando fala de políticos durante as manifestações, ou ate mesmo no dia a dia, se no momento em que aperta a tecla CONFIRME, você se transforma em um burro de carroça.”

    (Boca De Xafurdo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *