Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

4

POLÊMICO – Será lançado logo mais às 19h, na OAB, o livro “Princípio da Proporcionalidade e a Guerra Contra as Drogas”, do advogado e professor universitário Olavo Hamilton. Na obra, ele argumenta que a proibição do uso de drogas é inconstitucional e então defende a legalização. Alicerça sua tese em quatro colunas. Ainda não me debrucei sobre a obra, mas logo o farei. Gosto de temas polêmicos e sei do excelente potencial do autor.

*

Depois do sal, do açúcar e da gordura, a ciência agora escolheu o glúten para Cristo. Várias matérias vêm sendo publicadas em revistas anunciando os males que esta substância pode trazer. Presente no trigo e em outros cereais, o glúten pode ser encontrado em pães, pizzas, massas em geral, cerveja e em diversos outros alimentos. Agora complicou. A sorte é que a ciência ainda não decidiu, de forma conclusiva, que a substância é maléfica à saúde. Assim, ainda podemos ingeri-lo sem tanta culpa, a não ser que tenhamos a tal da doença celíaca, neste caso o glúten deve ser retirado da dieta.

*

O Fluminense passou vexame no Maracanã. Nem o mais confiante dos americanos esperava um placar daquele (2×5), tanto é que o time começou a partida com uma equipe mista, poupando jogadores para o confronto no fim de semana. Com o andar do jogo, o técnico do América-RN viu a possibilidade de vitória e então colocou a força máxima em campo. Não deu outra, bela vitória, histórica. O Fluminense junta agora os cacos para enfrentar o Botafogo no domingo.

*

CARNAVAL – Todo ano cai num dia diferente. A regra adotada para escolher a data é de 325. Ela diz que a Páscoa deve ser celebrada no domingo seguinte à primeira Lua cheia após o equinócio de primavera do Hemisfério Norte. (haja cérebro pra lembrar disso, e ainda não parou). Determinado o Domingo de Páscoa, chegamos ao Domingo de Ramos, que é uma semana antes. Daí é só andar 40 dias pra trás no calendário para chegarmos à Quarta-Feira de Cinzas, por isso o nome quaresma. Vai conseguir se lembrar quando alguém perguntar?

*

O Sêbado amanhã lembrará os 37 anos da morte de Elvis Presley, ocorrida em 16 de agosto de 1977 (se é que ele morreu). Também na confraria será comemorado um evento tão lembrado quanto a morte do Rei do Rock, o nascimento do ex-atleta e advogado Alcides Andrade, o Júnior Pirata. A feijoada é por conta do aniversariante, já a música e a bebida são por conta dos convivas ilustres.

*

O Brasil é o maior exportador mundial de soja, café, suco de laranja e carne. A Nossa produção de grãos por ano é de milhões e milhões de toneladas. O agronegócio, palavra que soa como palavrão para ambientalistas e alguns petistas radicais, é o que tem salvado a economia do Brasil. Um detalhe interessante é que apenas 9% do nosso vasto território é utilizado para cultivo, tal mostra como ainda podemos crescer. Falta melhorar também a infraestrutura, para que os grãos saiam das fazendas e cheguem aos portos sem maiores dificuldades, algo que não ocorre hoje, e apesar de tudo ainda somos líderes nos produtos que escrevi na primeira linha desta nota.

*

Mossoró ganhou recentemente um programa de rádio que visa a discutir os problemas de nosso município. Trata-se do “Cidade em Debate”, que está indo ao ar todos os sábados, das 9h às 10h, na rádio Rural de Mossoró. No comando dos microfones os experientes Carlos Cavalcante e Rosemberg Estevão. Em conversa com Rosemberg, ele disse que vem tendo uma receptividade muito grande e que já existem muitos planos para o programa, visando a torná-lo ainda mais dinâmico e eclético. Daqui desejo sucesso à dupla.

Compartilhe

4 respostas

  1. Meu Caro Tio Colorau, não apenas é inconstitucional, mais ainda, a simples e racional analise do problema e sua inserção no processo histórico e, por conseguinte da equivocada e obscurantista forma de combate às drogas, denota-se claramente, só tem servido aos traficantes, maus policiais, maus advogados, maus juízes e juristas, e, por consequência o evidente monopólio de sua venda e distribuição com a consequente capitalização dos traficantes e o seu manifesto poder de mando e compra no âmbito do mercantil, corrupto, excludente e injusto sistema capitalista.

    Muitos especialistas que ainda não se corromperam frente ao jogo de interesses do jogo sugo do combate às drogas tão equivocadamente utilizado pelo mundo ocidente, costumam denominar esse equivocado combate de….enxugamento de gelo, porquanto seu evidente e manifesto resultado inócuo. Servindo tão somente aos interesses acima mencionados, mais ainda, em muitas situações, sendo utilizado, por governos de toda ordem, inclusive no jogo sujo da política internacional, sobretudo na geopolítica internacional, tendo à frente o USA.

    Não tive acesso a nenhuma informação quanto ao teor do livro que será lançada hoje à noite nas dependências da OAB/ MOSSORÓ/RN., porém, dada a reconhecida capacidade do advogado, estudioso e autor, tenho que deve ser um livro de oportuna leitura e analise de um assunto, ao mesmo tão controvertido e tão usado e abusado pelos que de fato, querem que tudo continue como dantes no quartel de Abrantes, mais precipuamente no que diz respeito ao modus operandi do combate às drogas.

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.grande

  2. ELVIS PRESLEY – Eu acho que ele morreu mesmo, do contrário outra pessoa foi enterrada em seu lugar. Esse fato, inclusive, fez com que eu suspendesse a audição do programa “Voice of America”, que era direcionado ao público não falante da língua inglesa, sendo a transmissão feita em tom claro, lento, pausado, palavras pronunciadas sem atropelo algum. Numa das vezes em que ouvia tal transmissão, a mim me pareceu ter interpretado que alguém dizia ter visto Elvis Presley num supermercado em Atlanta, na Geórgia; por essa razão, disse a mim mesmo que ainda não estava qualificado a seguir ouvindo tal programa, eis que o Rei do Rock havia morrido, e então parei de sintonizá-lo, porém tal sucedeu por pouco tempo; numa edição da revista “Speak Up!”, cujo texto era em inglês mas voltada exclusivamente para brasileiros em fase de aprendizado – minha situação até hoje – li coisa semelhante, e então percebi que tinha mesmo entendido correto, voltando à audiência do programa.

  3. Caro Tio, gostaria de mostrar a minha indignação em relação ao absurdo por parte da Prefeitura de Mossoro: Houve um concurso recentemente na referida Prefeitura para Assistente Social, acontece que o prefeito chamou algumas e as que não tiveram êxito no certame que são muitas, o que o prefeito faz, nomeiou-as para cargos comissionados e as que estão na fila de espera, nunca vão ser convocada, essa é a nossa política frente a Prefeitura. Só o que tem São Assistentes Sociais sem aprovação em concursos uma faixa de 100. Incrivel.

  4. Os comentários aqui não serão mais os mesmos pois ouvi dizer que boca de xafurdo morreu e que ja foi sepultado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *