Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

Quero abrir esse post lamentando a morte do petroleiro aposentado José Moura Filho, 60 anos, ocorrida na madrugada de domingo, após ele cair de uma escada, em sua própria casa. Moura sempre me cumprimentava e elogiava os posts deste blog. Um homem simpático, boa vida. Era figura fácil de ser encontrada em Carlos Bar ou Juca’s Bar, sempre ao lado da companheira. Que Deus conforte toda a família.

*

Nesta data, em 480 a.C, morria Leônidas, rei de Esparta. Ele ficou famoso ao conter o avanço do exército persa na batalha das Termópilas. O evento inspirou o filme “300”.

*

O ex-governador José Serra lançou recentemente o livro “Cinquenta Anos Esta Noite”, onde relata sua trajetória de vida, com destaque para o período militar. Na época, ele era o presidente da outrora importante União Nacional dos Estudantes (UNE), que batia de frente com o regime militar. Serra teve papel de destaque no período.

*

O empresário Jorge Paulo Lemann, o homem mais rico do Brasil, decidiu alavancar o tênis (esporte) no Brasil. Sua meta é que até 2033 haja 54 brasileiros na lista dos 500 melhores tenistas do mundo. Para tanto, investirá R$ 1 bilhão. Nosso maior tenista, Gustavo Kuerten, também está envolvido no projeto.

*

Dos países que participaram da Copa do Mundo, o que deve crescer mais este ano, segundo estimativas do FMI, é Gana, 8,2%. O Brasil deverá crescer 1,9%. A Alemanha, campeã, não sairia nem da primeira fase se o critério fosse o econômico. A estimativa para o país é de 1,6% de crescimento. Na competição dos crescimentos o segundo lugar seria da Nigéria, 6,8%.

*

Ao contrário do que imaginamos, a telefonia fixa vem crescendo no Brasil. Em 2010 havia 42 milhões de linhas em uso. Neste ano são 44,8 milhões. A razão do crescimento são os “combos” oferecidos por algumas operadoras de telefonia e de TV a cabo, que praticamente forçam o usuário a ter uma linha fixa.

*

Que fim levaram as máquinas de costura?

*

O consumo de iogurte vem aumentando consideravelmente no Brasil nos últimos anos, consequência da sempre lembrada ascensão da Classe C. Ainda assim, estamos longe de alcançarmos o consumo verificado mundo a fora. Enquanto consumimos 7 kg/pessoa/ano, a Holanda consome 34. A vizinha Argentina consome o dobro de nós, 14 kg/pessoa/ano. O mercado local é liderado pela francesa Danone, que tem 35,9% da fatia, seguida da suíça Nestlé, 18,7%. As brasileiras Batavo e Vigor também disputam o mercado, assim como marcas regionais, caso da Isis, de Sousa-PB, com forte penetração em nossa região.

*

Uma taça de vinho por dia pode fazer milagres para a sua saúde. Entre os benefícios para o organismo estão a redução dos riscos de desenvolvimento de infecções, artrite, doenças cardiovasculares e até câncer de mama.

*

Escrevi este post ao som do heavy metal da banda Black Sabbath, o disco Vol. 4, com destaque para a canção romântica Changes. Bandas de “rock pesado” sempre fazem boas melodias românticas.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *